Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Eventos

Jader Almeida assina o Café Officina Portobello

13/08/2019

Ambiente da CasaCor Ribeirão Preto traz bancadas Sonatta e outros produtos Portobello. O designer catarinense é grande destaque da edição da mostra de decoração no interior paulista.

Uma cafeteria normalmente é composta por cozinha ao fundo e salão com pequenas mesas, onde as pessoas se sentam para refeições. Costuma ser um ambiente fechado, que propõe pouca interação com a natureza ou entre os frequentadores. Jader Almeida, claro, quis fazer diferente. “As pessoas têm expectativas de como os ambientes deveriam ser. Em vez de cumprir o esperado, prefiro questionar qual a verdadeira função daquele espaço, para projetar a melhor maneira de uso”, explica.

Jader está falando sobre o Café Officina Portobello, ambiente que projetou para a CASACOR Ribeirão Preto. “Ao receber o convite para participar da mostra, chegamos a conclusão que uma cafeteria seria uma boa opção, por sugerir uma pausa no final do percurso” explica. Portobello e Portobello Shop Ribeirão Preto são fornecedoras oficiais da mostra.

Paleta neutra em combinação com a natureza

Café Officina Portobello

Em vez de pequenas mesas, Jader desenhou uma grande mesa central e alta, de formas orgânicas, com apenas duas banquetas. A ideia é que as pessoas tomem seu café de pé mesmo, conversando, ao fim da visita à mostra. A presença da natureza – a mesa circunda uma árvore – estimula um momento de pausa e relaxamento. 

A paleta neutra, com madeira pinus natural e Superquadra Cru, contribui para o descanso visual, tão necessário após a profusão de cores e estilos da mostra de decoração. Um grande nicho iluminado traz vasos com plantas e entradas USB para recarregar as baterias.

Um nicho iluminado e decorado com vasos disponibiliza carregadores USB

A natureza de fora também dialoga com o interior do café. A fachada frontal é totalmente aberta para a praça central da CASACOR, em volta da qual se posicionam vários ambientes. Uma das fachadas laterais também é aberta, com uma janela revestida de madeira pinus, que pode ser usada como banco, graças a futons. “As grandes aberturas permitem a permeabilidade visual”, explica Jader.

A cozinha fica num módulo no centro do espaço, ora exibida por vidro, ora oculta por uma parede de Steel Black. O revestimento que reproduz aço carbono ganhou corte e paginação irregulares, desenhada por Jader. “O Steel equilibra o tom claro do Superquadra, enquanto o pinus natural equilibra a rigidez do porcelanato. É uma sequência de cores e texturas, com grande harmonia entre os três materiais”, diz o arquiteto.

Design em porcelanato

Os curiosos que seguirem o comprimento do nicho iluminado vão se deparar com a parte mais dramática do projeto. Atrás da cozinha, é exibida a serie Sonatta, design de Jader para a Officina Portobello. Básica, a bancada ganha vida por meio de seus acessórios de madeira, vidro e inox. Nessa demonstração, os usuários podem se divertir configurando a Sonatta com seus acessórios preferidos. Esse corredor é todo revestido por espelhos escuros, criando um ambiente altamente instagramável.

Instagramável, o ambiente a Sonatta mostra em dos planos e reflexo do criador Jader Almeida

“Esse projeto nasceu em 2017, no encontro entre a Officina Portobello e Jader Almeida. O intuito era quebrar paradigmas do porcelanato, material rígido. A nova parceria de Jader Almeida e Officina Portobello com CASACOR vem para apresentar ao grande público, ao consumidor, a resposta dessa pesquisa”, diz o autor do projeto.

Jader Almeida é um dos grandes nomes do design brasileiro. De origem catarinense, assim como a Portobello, ganhou o mundo com prêmios e mostras internacionais. Desenvolve produtos para indústrias, com destaque para a Sollos e a Officina Portobello, e projetos de arquitetura, em seu escritório em Florianópolis. Seu design pode ser definido como essencial – não exatamente minimalista, mas racional, com formas puras e atemporais. 

A serie Sonatta é um exemplo de foco na funcionalidade, já que pode ser configurada dependendo da necessidade. “É um produto extremamente elegante, tanto do ponto de vista formal, quanto da execução, da sofisticação dos detalhes”, diz Jader. Já a serie Ícaro, outra de suas bancadas para a Officina Portobello, tem design arrojado e se tornou um ícone pelo desenho que remete a um par de asas. Jader consegue a façanha de desenhar peças ao mesmo tempo minimalistas e marcantes.

A atenção aos detalhes é outra característica de seu trabalho e se manifestou no Café Officina Portobello. Jader participou da escolha do cardápio e do uniforme dos atendentes. Ainda, desenhou as sacolas e embalagens descartáveis das bebidas. Tudo será servido em bandejas de porcelanato da Officina, da serie Oasis. Afinal, além de mostrar o talento de Jader Almeida e a excelência da Officina Portobello, o café é também um ambiente funcional, ainda que efêmero. O Café Officina Portobello by Jader Almeida, assim como a CASACOR Ribeirão Preto, podem ser visitados por pouco mais de um mês, até 22 de setembro.

 

Serviço:

7 de agosto a 22 de setembro

Terça a sexta-feira, das 15h às 21h

Sábados, das 12h às 22h 

Domingos e feriados, das 12h às 20h

Avenida Carlos Consoni, 60 – Jardim Canadá

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *