Menu
Projetos e Obras
Busca
istambul

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Istambul: as cores e a arquitetura inusitada de uma cidade cosmopolita

01/06/2018

Única cidade do mundo localizada em dois continentes — Ásia e Europa — Istambul é um deslumbrante misto de combinações. Preservando seu passado mesclado a uma arquitetura moderna e descontraída, a antiga Constantinopla é um dos lugares mais exóticos da Europa. Confira no post a seguir!

Capital de vários impérios nos períodos da antiguidade, a cidade recebeu o nome de Constantinopla e foi fundada pelo imperador romano Constantino I. Devido à localização privilegiada entre dois continentes, Constantinopla tornou-se capital do império romano e passou a ser cobiçada e respeitada pelos demais povos.

Em 395, virou posse do Império Bizantino e serviu ao seu povo por quase dois séculos, até ser dominada pelo Império Otomano em 1453. Apenas em 1922 nasceu a República da Turquia, que veio a ser chamada de Istambul durante o século X.

Diversas designações, poderes e povos fazem de Istambul uma cidade de grandes encontros. Oriente e Ocidente, antigo e novo, costumes e informalidade, clássico e contemporâneo… É uma verdadeira mistura étnica marcada por suas múltiplas civilizações.

cores_istambul

Cidade de encontros

Fugindo do óbvio e valorizando a incrível magia desse lugar, preparei uma seleção de pontos imperdíveis e incomuns que valorizam as cores da cidade. Desde lugares turísticos até regiões inesperadas, vamos nos inspirar juntos durante uma viagem para a capital turca!

O olhar de Yener Torun

Em um passeio pela cidade, separe ao menos algumas horas para conferir a “moderna e colorida Istambul”. O caminho é traçado pelos cliques e pelo olhar do arquiteto Yener Torun, um grande amante de fotografia. Seu Instagram acabou virando uma seleção de lugares inusitados que combinam minimalismo, geometria, cores e, claro, arquitetura.

Edifício-arco-íris_istambul

Edifício arco-íris no distrito Avcilar em Istambul (Foto: Instagram de Yener Torun @cimkedi)

Na sua rede social, Torun documenta fachadas com tons vibrantes e formas diferenciadas, mostrando às pessoas o que muitas vezes elas acabam não vendo, e provando que a capital turca é muito mais que mesquitas e ruas antigas.

distrito-de-Eyup-em-Istambul

Registro do arquiteto e fotógrafo no distrito de Eyup em Istambul

É incrível e algumas pessoas até se chocam ao saber que certas fotos foram registradas em Istambul — uma verdadeira fuga, um ponto de vista diferenciado e inspirador.

Strawberry-Season

Strawberry Season, tirada no distrito de Umraniye, em Istambul

As cores e os contrastes também estão presentes quando atravessamos a parte antiga da cidade, suas famosas mesquitas e mercados de rua.

antiga_istambul

Parte antiga da cidade

O Grande Bazar

Não podemos deixar de mencionar o Grande Bazar, que é simplesmente o maior mercado do mundo. É um labirinto com lojas de produtos tradicionais, onde as cores ficam por conta dos tecidos finos, tapetes, pedras preciosas, luminárias e porcelanas — tudo evidenciando a cultura turca.

Grande-Bazar

A valorização das cores dos produtos artesanais do Grande Bazar

produtos_istambul

É incrível o encontro dos produtos turcos com os corredores do bazar

corredores-Grande-Bazar

Os corredores cheios de cores no Grande Bazar

O Bazar Egípcio

Já no Bazar Egípcio, ou Bazar das Especiarias, é possível perceber a harmoniosa junção dos seus antigos corredores com as cores dos produtos e temperos exóticos. Aqui, você vai mergulhar na gastronomia turca e voltar no tempo por conta da arquitetura diferenciada.

doces_istambul

As cores do Bazar Egípcio ficam por conta das especiarias contrastadas com a arquitetura dos antigos corredores

Bancas-do-Bazar-Egípcio

Bancas do Bazar Egípcio

A Mesquita Azul

A Mesquita Azul é com certeza a mais impressionante e imponente da cidade. Também nomeada de Sultanahmet Mosque, o seu interior é ricamente revestido e decorado por 20 mil azulejos — alguns do século XVI — que contrastam com a iluminação natural das 260 janelas dispostas pelo projeto. O tom de azul é predominante na parte interna da obra, por isso, a mesquita leva esse nome.

mesquita-azul-istambul

Vista externa da Mesquita Azul em Istambul

azulejos-mesquita-azul

A fascinante Mesquita Azul e seus azulejos

interior_mesquita_azul

Interior da Mesquita Azul

Istambul é moderna e exótica ao mesmo tempo, e isso torna a sua atmosfera única. Uma cidade cheia de contrastes, na qual formas simples, modestas, modernas e coloridas podem ser encontradas em meio aos ornamentos dos edifícios históricos.

Gostaram da excêntrica seleção? Compartilhe com a gente se você também é um amante dessa cidade cosmopolita!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *