Menu
Projetos e Obras
Busca
Conheça a história e as incríveis obras do renomado arquiteto Isay Weinfeld

Conteúdo Destaques

Conheça a história e as incríveis obras do renomado arquiteto Isay Weinfeld

25/02/2019

Com projetos únicos e de uma beleza ímpar, o arquiteto e cineasta Isay Weinfeld coleciona prêmios nacionais e internacionais. O Archtrends pesquisou a vida e a trajetória profissional desse ícone da arquitetura. Acompanhe com a gente!

Dono de conceituados projetos, que incluem desde residências e museus, a lojas de rua e shopping centers, o arquiteto paulista Isay Weinfeld também coleciona cenários para peças teatrais e trabalhos fora do Brasil. Características como elegância no detalhamento e linhas retas acompanham o profissional que faz questão de reforçar que o estilo é um elemento surpresa fundamental para o sucesso do seu trabalho. Atualmente, o W 305, escritório desenhado pelo próprio arquiteto, funciona no bairro Vila Madalena, Zona Leste de São Paulo.

No escritório projetado por ele, o arquiteto conta com uma equipe de profissionais formada por arquitetos, designers de interiores e estagiários (Foto: divulgação)

Reconhecido nacional e internacionalmente, Isay busca sua inspiração em livros, músicas, teatro e cinema. Fã de uma arquitetura silenciosa, ele reconhece nos brasileiros Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer, seus exemplos. Cita ainda, o alemão Mies Van Der Rohe, o mexicano Luis Barragán, os japoneses Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, além do português João Carrilho de Graça como grandes nomes.

Trabalhos

A afinidade estética com o cliente é uma das exigências de Isay Weinfeld. Ele não hesita em recusar um projeto se não houver identificação. Para ele, não é uma simples relação comercial e sim, poética. Os infinitos trabalhos incluem ainda edifícios e restaurantes, boates e hotéis. Como no caso da Loja Havaianas – na rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins, em São Paulo – que busca transmitir frescor e informalidade, é um dos projetos mais conhecidos do arquiteto.

Uma das obras mais conhecidas do arquiteto na Oscar Freire (Foto: divulgação)

Além do conhecimento técnico, a arquitetura deve emocionar. Uma das marcas nos seus trabalhos está a atenção ao detalhe. Cada passo é meticulosamente pensado. Talvez por isso, é responsável pela concepção de projetos para outras marcas famosas como a Boate Disco, a Forneria San Paolo, o Hotel Fasano, a Fórum e as impressionantes portas pivotantes que fazem parte da Livraria da Vila – da Alameda Lorena.

Um belo exemplo da ‘surpresa’ que acompanha o modo de pensar e atuar do arquiteto, pode ser visto no bairro Jardim Europa, em São Paulo. Erguida em 2000, a Casa Inglaterra traz em sua fachada cega, ripas de madeira e cimento. Ao contrário da Casa Suíça, construída no ano seguinte, no mesmo bairro, que apresenta uma fachada compacta com tijolos de demolição e massa pintada. 

Erguidas nos anos 2000, as residências imprimem o estilo “surpresa” do profissional. Na foto, Casa Suíça (Foto: divulgação)

Casa Uruguai (Foto: divulgação)

Trajetória Artística

Antes de ingressar a faculdade de Arquitetura da Universidade de Mackenzie (1970), Isay Weinfeld iniciou sua vida profissional como cineasta. Produziu e dirigiu, em parceria com o arquiteto e amigo pessoal Marcio Kogan, 14 filmes de curta-metragem e um longa. Em 1984, o curta “Idos com o Vento”, conquistou o prêmio de melhor filme do Festival de Gramado e do Festival de Huelva, na Espanha. O longa “Fogo e Paixão” foi lançado em 1988. Críticos de arquitetura e cinema de São Paulo costumam comparar: a arquitetura sempre foi cinematográfica e o cinema sempre arquitetônico.

Ao longo da vida, Isay Weinfeld, produziu e dirigiu 14 filmes curta-metragem e 1 longa.

Premiações

Ao longo da carreira, o arquiteto deu vida a inúmeros projetos, o que rendeu a Isay reconhecimento profissional e prêmios importantes. A loja da grife Havaianas (SP), por exemplo, recebeu prêmios significativos. Um na segunda edição do World Architecture Festival em 2009 – categoria espaços comerciais -, e também garantiu o troféu de Ouro no Prêmio IDEA de design – EUA. A Livraria da Vila, também de São Paulo, conquistou por exemplo, Menção Honrosa pelo Prêmio Licc (Londres),  Medalha de Ouro pela IDEA Awards e Prêmio Top – categoria espaço comercial -, no XXI Mercado Design de São Paulo.

Que história incrível, não é mesmo. Conheça a vida de outros arquitetos acessando o www.archtrends.com

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *