Menu
Projetos e Obras
Busca
Mary Poppins é uma das memórias afetivas de Isay Weinfeld

Mary Poppins é uma das memórias afetivas de Isay Weinfeld, e seu lema dá nome à instalação em Milão (Foto: Maurí Cherobin)

Conteúdo Eventos

Isay Weinfeld cria pavilhão na Semana de Design de Milão

07/06/2022

Projetado com painéis e revestimentos da Portobello, espaço resgata memórias afetivas do arquiteto brasileiro

Há anos sendo um dos destaques da Semana de Design de Milão, a revista Interni tradicionalmente ocupa a Universidade de Milão e recebe criativos de diversos lugares do mundo, que criam instalações encantadoras e com importantes reflexões. Os projetos trazem sempre uma proposta ligada a meio ambiente, política e economia numa escala global. Neste ano, a mostra leva o nome Design Re-Generation e propõe uma regeneração do design.

A instalação faz referência a uma sala de cinema, revelando o lado cineasta do arquiteto (Foto: Maurí Cherobin)

A construção datada de 1924 possui um grande jardim central e é ali, a céu aberto, que as instalações de maior escala são colocadas. Neste ano, uma é dedicada a um importante nome da arquitetura brasileira: Isay Weinfeld. O arquiteto criou a instalação Supercalifragilisticexpialidocious

Isay Weinfeld em sua instalação em Milão
Isay Weinfeld em sua instalação em Milão (Foto: Maurí Cherobin)

O nome pode parecer estranho e difícil de pronunciar, mas talvez esteja em algum lugar da sua memória: esse é uma frase clássica de uma canção do filme de Mary Poppins, da Walt Disney, e quer dizer algo “fantástico”. E é justamente essas memórias afetivas e referências, acumuladas ao longo da carreira, que compõem todo o percurso expositivo do espaço.

memórias de Isay
Na instalação, painéis guardam as memórias de Isay (Foto: Amanda Sequin)

Do lado de fora, se vê um bloco pintado de preto, e o passeio pela história do arquiteto também começa escuro, como uma sala de cinema. Ao longo do trajeto, painéis de diferentes cores, em sua maioria com revestimentos da Portobello, servem como pano de fundo para cada uma das 16 “peças” escolhidas.

Christiane Ferreira, diretora de inovação e branding da Portobello, e Isay Weinfeld
Christiane Ferreira, diretora de inovação e branding da Portobello, e Isay Weinfeld. A Portobello patrocina a instalação (Foto: Maurí Cherobin)

“Para a exposição, procurei nas minhas memórias emocionais, sensoriais e plásticas uma seleção de coisas que ao longo dos anos me serviram como inspiração, reflexão, nostalgia e diversão”, relata Isay.

Maquete da Villa Savoye e Artisan Brick White, da Portobello (Foto: Amanda Sequin)

O primeiro objeto é uma maquete da Villa Savoye, projeto que é um dos maiores símbolos da arquitetura moderna, criado por Le Corbusier e Pierre Jeanneret. Os outros itens que compõem o acervo mesclam música, arte e, claro, cinema, outra paixão do arquiteto que chegou a atuar como cineasta. Um de seus filmes, Fogo de Paixão, de 1988, dirigido ao lado do arquiteto Marcio Kogan, também tem alguns trechos sendo exibidos por lá. Uma peça de sushi, um samba de João Gilberto e Monster, uma das músicas mais famosas do rapper Kanye West, também foram selecionadas para representá-lo.

revestimento Horizontes Jaipur Arcos
Grupo da Portobello visitou a instalação. Nesse painel com revestimento Horizontes Jaipur Arcos, é possível escutar a música Father Knows Best (Foto: Maurí Cherobin)

Essa é a primeira vez que Isay participa do FuoriSalone em Milão. Para quem quiser visitar a mostra, o endereço é Via Festa Del Perdono, 7, e a entrada é gratuita. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *