Menu
Projetos e Obras
Busca
reine_noruega

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Inverno 2018 na Europa: lugares imperdíveis para visitar nas baixas temperaturas

26/03/2018

Após compartilhar com vocês alguns locais que merecem uma visita durante o outono, agora é a hora de viajarmos pela estação fria mesmo que, oficialmente, já tenha chegado ao fim. A seguir, uma top list especial com contrastes arquitetônicos que ficam ainda mais encantadores em meio à neve.

Para os amantes do frio e das paisagens cobertas de branco, a Europa é um destino certeiro durante o inverno. Grandes cidades têm sua arquitetura já voltada para as baixas temperaturas, enquanto alguns pequenos vilarejos desenvolvem-se e abrigam projetos emblemáticos devido à alta procura nessa época.

Os países nórdicos são, com certeza, os lugares europeus mais conhecidos pelo frio rigoroso, que vai de novembro até março. Os dias têm pouca duração e as temperaturas giram em torno de -10°C.

noruega

A Noruega durante o inverno (Foto: reprodução site Abercrombie & Kent)

Noruega

Oslo

Prepare os casacos e a máquina fotográfica! Oslo, a capital norueguesa, prova que vale a pena sentir o vento gelado para admirar sua arquitetura em meio à neve.

Enquanto preserva uma herança arquitetônica com construções milenares que são tesouros do seu passado histórico, Oslo é considerada a capital que cresce com mais intensidade no continente europeu. A cidade vem passando por mudanças significativas com projetos inovadores e muito desenvolvimento urbano.

Por exemplo, a Opera House de Oslo, assinada pelo escritório de arquitetura Snohetta, tem uma forma emblemática por ser um edifício erguido às margens do fiorde. Sua estrutura em vidro, madeira e metal é contornada por uma grande rampa revestida com mármore italiano branco que casa perfeitamente com a paisagem invernal.

opera_house

Opera House contrastando com a neve (Foto: reprodução site Most Beautiful Spots – Erik Berg)

Porsgrunn

A 100km de Oslo, uma pequena cidade chamada Porsgrunn abriga um outro espetáculo de paisagem: um museu marítimo e exploratório. Sua arquitetura fortalece as características da região com um contraste encantador.

A releitura dos telhados inclinados dos pequenos edifícios em madeira da cidade forma uma obra contemporânea inserida harmonicamente, mas que chama a atenção para o novo. O escritório de arquitetura COBE usou uma fachada de alumínio que reflete a luz e as cores das montanhas norueguesas.

museu_porsgrunn

Museu marítimo e exploratório em Porsgrunn (Foto: reprodução site Cobe)

casas_porsgrunn

Contraste arquitetônico do museu com a paisagem natural e as construções antigas da cidade (Foto: reprodução site Cobe)

Finlândia

Os países nórdicos são também os mais procurados quando falamos do fenômeno natural Aurora Boreal. Na Finlândia, o Glass Resort é um hotel de estilo escandinavo pensado para assistir ao espetáculo da natureza de camarote.

Os pequenos apartamentos com 40m² contam com uma estrutura em vidro nas janelas e na fachada que possibilita a apreciação do fenômeno natural.

snowman_world_glass_resort

Snowman World Glass Resort (Foto: reprodução site Snowman World)

interior_glass_resort

Interior do Hotel Glass Resort (Foto: reprodução site Snowman World)

glass_resort

Imagem aérea do Glass Resort (Foto: reprodução site Booking)

estrutura_glass_resort

Estruturas em vidro para apreciar a Aurora Boreal (Foto: reprodução site Booking)

Lapônia

Já imaginou visitar a terra do Papai Noel? E ficar hospedado em iglus? Uma região chamada Lapônia, no extremo norte da Finlânida, pode proporcionar essa experiência incrível.

Aqui, o foco também está na Aurora Boreal. Projeto do arquiteto Risto Erapohja, o Hotel Kakslauttanen é marcado por vários iglus distribuídos em meio à floresta. São estruturas em vidro temperado cinco vezes mais forte que o vidro tradicional.

hotel_iglus

Hotel com quartos em formato de iglus (Foto: reprodução site Kakslauttanen)

vista_iglu

Vista interna de um iglu para o fenômeno natural aurora boreal (Foto: reprodução site Kakslauttanen)

iglu_neve

Iglus em meio à neve (Foto: reprodução site Kakslauttanen)

Hotéis, centros culturais ou simplesmente construções antigas com características do local fazem com que o inverno europeu seja imperdível, e nos proporcione diversos contrastes entre arquitetura e natureza.

Ainda dá tempo de visitar a Europa durante este inverno e encontrar paisagens espetaculares. Anote as dicas e boa viagem! Não se esqueça de deixar um comentário e compartilhar com a gente quais são seus destinos preferidos para as baixas temperaturas.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *