Menu
Projetos e Obras
Busca
intervenção artística

(Foto: Bárbara Cassou)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Felice Varini faz intervenção artística pela primeira vez no Brasil

17/12/2021

Brincando com pontos focais e percepção ótica, a intervenção artística de Felice Varini é a junção entre arte e arquitetura. Vale a pena a visita!

O Instituto Artium de Cultura em São Paulo foi tomado por uma intervenção artística idealizada pelo artista suíço radicado em Paris Felice Varini, que brinca com a percepção e distorção ótica. 

O Instituto fica localizado em um antigo palacete no bairro de Higienópolis, construído em 1921. O terreno foi comprado na época pelo comendador Gustav Stahl e instalado ali o primeiro Consulado da Suécia em São Paulo. 

intervenção artística
Intervenção artística na fachada do palacete (Foto: Bárbara Cassou)

Em 1940 o casarão foi adquirido pelo Império do Japão e transformado em sede diplomática e residência do Cônsul Geral. Porém, logo no ano seguinte, Pearl Harbor foi atacado, o consulado fechado e todos os diplomáticos japoneses foram embora do Brasil.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, o imóvel é reaberto como escritório de representação do governo do Japão em São Paulo, a relação entre o Brasil e Japão foi reestabelecida e o palácio passa a ter status consular. 

intervenção artística
Uma das salas do palacete, quando o espectador está no ponto focal correto consegue observar a arte completa de Varini (Foto: Bárbara Cassou)

Conheça mais sobre a arquitetura e história de São Paulo

Em 1980 o Japão encerra sua atividade consular no palacete e por um bom tempo fica abandonado. 

Em 2005 é tombado e considerado patrimônio histórico. Nos anos seguintes, é vendido pelo atual proprietário, onde foi cuidado e restaurado. E finalmente em 2020 o Instituto Artium transfere sua sede para lá, onde ajuda na restauração da fachada, no paisagismo do jardim e no seu interior. 

O Instituto Artium de Cultura tem o objetivo dar acesso aos brasileiros a experiências culturais com o melhor do padrão internacional de produção. Arte sem fronteiras para o Brasil, não apenas brasileira. 

Atualmente a instalação artística que toma conta do palacete é de Felice Varini. Varini é um artista suíço, que mora em Paris. Esta exposição é a sua primeira obra no Brasil.

intervenção artística
Formas geométrica fazem parte da intervenção artística (Foto: Bárbara Cassou)

As obras são híbridas, misturando cenografia, pintura e fotografia. Círculos, quadrados, elipse e triângulos, às vezes sólidos ou às vezes vazados compõe a obra.

O artista fez uma visita técnica no palacete anteriormente da exposição para observar as características arquitetônicas e informações históricas do espaço. 

Feito este estudo, criou quatro instalações (três deles no interior do imóvel e uma na fachada): Zig Zag De Quatorze Triangles, Doubles Cercles Concentriques, Sept Arcs De Cercles e Douze Petits Disques Dans Le Grand 

As formas geométricas criadas por Varini sobre a arquitetura do local, em princípio, parecem flutuar no espaço. Conforme o espectador se move pelo espaço e seu ponto focal muda, as formas se juntam formando um desenho único.  

intervenção artística
Quando as formas da intervenção artística não se conectam é possível apreciar a arquitetura antiga do palacete (Foto: Bárbara Cassou)

O que era um espaço tridimensional, em um certo ângulo se torna plano com o aparecimento da forma desenhada pelo artista. 

Conforme o ângulo que o telespectador observa, é possível analisar a arquitetura do edifício ou a arte de Felipe Verini e vice-versa. 

A exposição de Felipe Varini no antigo palacete do Instituto Artium de Cultura é uma celebração da arte contemporânea sob a história e preservação da arquitetura passada. Uma perfeita combinação entre arte e arquitetura brincando com o ponto focal e a percepção ótica do telespectador. 

A exposição fica aberta de terça a domingo, das 10h às 18h, até dia 22 de novembro de 2022.

Não esqueça de reservar sua entrada pelo site. Vale a pena a visita! 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *