Menu
Projetos e Obras
Busca
Instagram para arquitetos

Conteúdo Arquitetura

Guia do Instagram para arquitetos: entenda como utilizar a rede a seu favor

27/03/2019

A ferramenta oferece diversas possibilidades para profissionais mostrarem seu trabalho, criarem um portfólio e alcançarem mais clientes. Descubra as principais dicas para se destacar nessa rede social!

Você sabia que existe um mar de oportunidades no Instagram para arquitetos? Afinal, trata-se de uma rede social focada em exibir imagens para milhões de pessoas. E podemos usar isso a nosso favor!

Todos os dias, são 50 milhões de usuários brasileiros na rede social (que é a favorita de 25% dos internautas brasileiros). Aliás, o Instagram é um sucesso enorme aqui: 63% dos usuários admitem abrir a rede social várias vezes durante o dia.

Muita gente e alto engajamento são características que indicam que o Instagram é um excelente lugar para fazer negócios. E os números não mentem: 83% dos usuários nacionais seguem, pelo menos, uma marca na rede.

Portanto, o Instagram é uma excelente vitrine para arquitetos mostrarem seu trabalho. Mas como? Qual a melhor maneira de explorar o potencial dessa ferramenta? É o que aprenderemos no artigo de hoje. Para isso, continue lendo!

Planeje sua estratégia para atuar no Instagram

Toda e qualquer estratégia de Marketing em redes sociais começa da mesma forma: com planejamento estratégico e, no Instagram, não é diferente. Antes de começar a postar indiscriminadamente no seu perfil profissional, você deve responder uma simples pergunta: qual o seu objetivo com o Instagram?

Existem múltiplas respostas para essa questão. Você pode dizer que quer “novos clientes”, ou talvez, “educar o mercado”, “criar um portfólio de projetos” e “construir uma marca” são outras opções válidas.

O Instagram ajuda em qualquer desses objetivos, mas cada um deles exigirá um tipo de conteúdo, um posicionamento e uma estratégia diferentes. Qual dessas metas é a sua?

Crie um perfil de empresa para postar seu conteúdo

Instagram para arquitetos

Tela inicial para entrar ou se inscrever no Instagram

Enquanto você pensa no seu objetivo profissional com o Instagram, pode começar a criar o seu perfil na rede social. Como seu objetivo é fazer Marketing, não é recomendado que você use um perfil pessoal para isso — o melhor é criar um perfil de empresa.

A diferença entre esses dois tipos de perfis é que o de empresa permite usar recursos especiais para vender seus serviços, promover sua página e interagir com potenciais clientes.

Para criar seu perfil de empresa, basta seguir esses passos:

  1. crie uma conta no Instagram;
    Instagram para arquitetos
  2. clique em Perfil e depois em Configurações;
    Instagram para arquitetos
  3. acesse a opção Mudar Para Perfil Comercial no fim da página;
    Instagram para arquitetos
  4. seleciona Entrar com Facebook na nova tela;
  5. clique em Ok na tela seguinte.
    Instagram para arquitetos

Depois disso, basta configurar seu perfil profissional com suas informações básicas e ele estará criado. Uma dúvida que muitos arquitetos têm ao usar o Instagram é qual nome colocar no seu perfil profissional, a resposta para isso dependerá do seu objetivo na rede social.

Você pode usar seu nome completo, do seu escritório ou alguma característica que traduza seu estilo profissional, por exemplo.

Elabore um planejamento de conteúdos

Uma estratégia bem-sucedida de comunicação em qualquer rede social começa com um planejamento de conteúdo. Afinal, sem um bom material não há interação com as pessoas.

Postar imagens dos seus projetos finalizados é excelente para construir portfólio e arranjar novos clientes na rede. Se esses forem seus objetivos, tire muitas fotos e encante os consumidores.

Um bom conteúdo, se seu objetivo for educar o mercado ou construir sua posição de especialista, é postar dicas de decoração. Existem várias ideias interessantes nessa área:

Esses conteúdos demonstram autoridade e ajudam a fortalecer a sua marca perante o mercado.

Use as Hashtags no Instagram para arquitetos

Um dos dilemas de quem usa o Instagram para atividade profissional é ser encontrado pelas pessoas. Muitas vezes, o conteúdo é de qualidade e a estratégia é bem formulada, mas o público simplesmente não vê nada disso e o trabalho não rende frutos.

Então, como ser encontrado? Qual o segredo para se promover na rede social? A resposta são as hashtags.

Hashtags são termos (precedidos pelo símbolo do jogo da velha: #) que funcionam como agregadores de conteúdo. O usuário marca um dos seus posts com uma hashtag e, qualquer pessoa que buscar por esse termo, poderá ver a foto.

Se você usar as hashtags certas nos seus posts, será encontrado por potenciais clientes e pessoas interessadas no seu conteúdo. Isso crescerá seu perfil e sua estratégia começará a decolar.

Confira abaixo uma lista de boas hashtags no Instagram para arquitetos:

  • #decoracao;
  • #decoracaocriativa;
  • #saladeestar;
  • #design;
  • #cozinha;
  • #banheiro;
  • #ideiasparacasa;
  • #interiores;
  • #interiordesign.

Estudos mostram que 11 hashtags é o número ideal para otimizar seu engajamento. Não se deve usar mais do que isso (mas não é prejudicial usar um pouco menos).

O ideal é selecionar algumas hashtags mais amplas (como #interiordesign e #decoracaocriativa) com outras mais específicas para cada conteúdo (uma foto de um projeto de uma sala com revestimento de tijolinho pode ganhar a #tijolinho, por exemplo).

Além disso, sempre que usar materiais de marcas com representação no Instagram, tente marcá-las com a @ do perfil de empresa delas ou com uma hashtag específica. Normalmente, as marcas compartilham esse conteúdo e você pode ganhar seguidores assim.

Aprenda a usar os filtros do Instagram nas suas fotos

Instagram para arquitetos

Mulher navegando pelo o Instagram

Todos os dias, cerca de 80 milhões de fotos são postadas no Instagram. Imagine quantas imagens não passam pelo feed dos seus seguidores diariamente. São muitas!

Para se destacar na rede, é preciso capturar a atenção das pessoas. Além de boas técnicas de fotografia para arquitetura, você ainda pode usar os famosos filtros para deixar suas imagens mais bonitas.

Navegue pela galeria de filtros antes de postar cada imagem e veja como cada opção afeta a sua foto. Porém, não exagere: uma boa prática diz para sempre postar uma foto de cada projeto sem filtro, para os interessados possam ver o trabalho sem os efeitos gráficos.

Use os Stories para se relacionar com os seguidores

O Stories, hoje, é parte integral do sucesso do Instagram. Se você não conhece, eles são pequenos vídeos (alguns segundos no máximo) que ficam disponíveis para visualização por 1 dia e depois são deletados, mas podem ser adicionados para uma aba fixa chamada Destaques.

Hoje em dia, 400 milhões de pessoas assistem aos Stories dos seus amigos diariamente. Portanto, não é sábio menosprezar o poder dessa ferramenta. Os Stories são muito poderosos para criar uma conexão emocional com os seguidores. Para empresas, o ideal é mostrar um pouco de informalidade e o dia a dia do trabalho. Isso ajuda a personalizar a marca. Além disso, os Stories são muito úteis para conteúdos educativos.

Crie conteúdo em vídeo exclusivo para o IGTV

Em 2018, o Instagram lançou o IGTV, uma plataforma de vídeos mais longos para as pessoas hospedarem seus materiais por mais tempo.

Os vídeos no IGTV não são deletados depois de algum tempo e são otimizados para serem exibidos na vertical (devem ser filmados nessa posição e são pensados para serem consumidos em um smartphone).

Para um arquiteto, o IGTV é uma boa ferramenta para postar conteúdo educativo que o coloque como autoridade perante o público. Dicas de decoração, como combinar elementos e explicações sobre estilos podem ser temas de vídeos com bom alcance no Instagram.

Interaja com os seus seguidores sempre que possível

Deu para ver que muita coisa nas estratégias de Instagram para arquitetos vai depender do seu objetivo com a rede social. Porém, se tem uma regra que serve para qualquer meta, qualquer segmento ou tipo de perfil é: interaja com seus seguidores.

A base de qualquer rede social é a interação entre as pessoas. Isso constrói engajamento, que fortalece qualquer estratégia de marketing, portanto, interaja.

Responda comentários e mensagens diretas, curta o conteúdo das pessoas e ouça as sugestões dadas pelos seus seguidores. Quanto mais atenção oferecer, maior será o seu engajamento e crescimento no Instagram.

Esperamos que você tenha aprendido as melhores práticas no Instagram para arquitetos e possa usar a sua essa rede social para promover seu trabalho e alcançar novos clientes. Mas as redes sociais não são o único lugar para arquitetos ganharem projeção, existe uma alternativa nacional: o Archtrends.

Isso mesmo: usuários cadastrados no nosso site podem postar fotos dos seus projetos, expondo seu trabalho para milhares de pessoas e construindo um portfólio excelente para conquistar mais clientes. Não perca mais tempo ou oportunidades e cadastre-se na maior vitrine de arquitetura e design do Brasil!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *