18.09.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Ter um Instagram para arquitetos ajuda a captar clientes e a criar uma imagem profissional sólida (Foto: Jakob Owens/Unsplash)

Instagram para arquitetos: como utilizar a rede a seu favor

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.09.2023
Você quer criar um portfólio e, ao mesmo tempo, alcançar um bom público com seu trabalho? Veja como criar um Instagram para arquitetos
minutos de leitura

Quem não é visto, não é lembrado. Você provavelmente já ouviu essa frase — e, em um mercado tão acirrado quanto o de arquitetura, essa frase pode servir como um mantra, daí a importância do Instagram para arquitetos.

Essa exibição, claro, não pode ser feita de qualquer maneira. Vai desde a criação do seu portfólio até a escolha dos profissionais do seu networking. É preciso ter estratégia para criar seu posicionamento de marca. Sim, você também é sua marca.  

E isso também serve para suas redes sociais. Com a força do audiovisual, ter um perfil profissional no Instagram pode trazer muitos benefícios ao arquiteto. 

Tudo, claro, precisa ser feito com estratégia — desde a escolha das imagens até o conteúdo escrito nas legendas, tudo pode fazer com que o visitante se torne um cliente.  

Descubra como usar o Instagram para arquitetos a seguir e inserir essa ferramenta poderosa na construção da sua carreira.   

Como configurar o Instagram para arquitetos

Veja o que é imprescindível para o seu perfil na rede social.  

Coloque seu perfil como profissional  

instagram para arquitetos
Instagram profissional traz mais ferramentas e métricas para o usuário (Foto: Instagram/Reprodução)

Um Instagram para arquitetos precisa ser totalmente voltado ao lado profissional. A própria plataforma sabe que boa parte dos seus perfis é voltada à carreira, portanto criou ferramentas dedicadas exclusivamente a isso.  

Para ter um perfil profissional, vá até o seu perfil e clique em Editar perfil > Mudar para conta profissional. 

Escolha a categoria (“Empreendedor (a)” ou “Produto/serviço”, por exemplo) e clique em “Concluir”. A partir daí, você terá acesso a diversas ferramentas exclusivas para criadores de conteúdo, que servirão para você observar:    

  • Quais tipos de conteúdo têm mais engajamento;  
  • Os horários de pico do seu público-alvo;  
  • Qual o perfil do seu seguidor (gênero, faixa etária, região).  

O perfil profissional também permite que você coloque links nos stories, formas de contato na bio e outros recursos importantes em um Instagram para arquitetos.  

Escolha um nome de usuário adequado

Uma dúvida que muitos arquitetos têm ao usar o Instagram é qual nome colocar no seu perfil profissional. A resposta para isso dependerá do seu objetivo na rede social.  

Você pode usar seu nome completo, do seu escritório ou alguma característica que traduza seu estilo profissional, por exemplo.  

Leia também:

Seu perfil é como um portfólio

instagram para arquitetos
A qualidade das fotos é essencial em um Instagram profissional (Foto: Tom Podmore/Unsplash

Desde 2022, o Instagram se posiciona como uma rede social de vídeos. Isso significa que ele prioriza recursos como o Reels, de vídeos curtos, de fácil assimilação e rápido engajamento. 

Isso não significa, no entanto, que você não deva priorizar a qualidade das imagens postadas.  

Em um perfil de Instagram para arquitetos, a qualidade da imagem é fundamental. Muitas pessoas, aliás, utilizam a ferramenta como um Pinterest, salvando aquelas que acham mais bonitas e usando como referência em moda, decoração e, claro, arquitetura.  

Uma boa imagem no seu perfil ajuda o potencial cliente a ver detalhes da obra, como escolha do revestimento, estilo arquitetônico, paleta de cores, decoração e muito mais. 

Além disso, você pode usar a legenda para contar detalhes da obra e todo o conceito por trás dela.  

Você pode até mesmo intercalar imagens com vídeos, mostrando um pouco da criação da obra até o resultado. Atualmente, o Instagram permite um carrossel de até 15 imagens para criadores de conteúdo.  

Edição de imagens

O próprio Instagram conta com ferramentas para o ajuste de imagens. Contudo, há aplicativos que permitem uma edição muito mais elaborada e profissional. 

VSCO, Photoshop e Lightroom contam com recursos gratuitos que permitem um aprimoramento da qualidade da foto.  

Elabore um planejamento de conteúdo

instagram para arquitetos
Um planejamento de conteúdo ajuda a ter ideias e a fidelizar seu público (Foto: Antoni Shkraba/Pexels)

Seu conteúdo não pode ser criado aleatoriamente. Por exemplo: um dia você faz três posts sobre projeto de um determinado cliente e, por cinco dias, fica sem exibir nenhum conteúdo. 

O engajamento vai cair e, consequentemente, a plataforma vai parar de exibir seus posts para os seguidores.  

Antes de postar qualquer conteúdo, o ideal é fazer um planejamento. Primeiramente, faça um post com uma foto profissional que mostre quem é você. Apresente-se ao seu público, conte sobre seu tempo de experiência e qual o seu objetivo com o trabalho.  

Também estabeleça uma rotina de posts para que seus seguidores tenham uma ideia de quando haverá novos conteúdos. 

No feed, você pode postar imagens e conteúdos mais densos e elucidativos; nos stories, curiosidades sobre obras, detalhes de uma reforma e conteúdos mais “vida real” de um profissional da arquitetura.  

O que postar em um perfil de Instagram para arquitetos?  

Postar imagens dos seus projetos finalizados é excelente para construir portfólio e arranjar novos clientes na rede. Se esses forem seus objetivos, tire muitas fotos e encante os consumidores.  

Para um bom conteúdo, se seu objetivo for educar o mercado ou construir sua posição de especialista, vale postar dicas de decoração. Existem várias ideias interessantes nessa área:    

Esses conteúdos demonstram autoridade e ajudam a fortalecer a sua marca perante o mercado.  

Ouça o que seu público diz

instagram para arquitetos
Dicas de história da arquitetura e decoração deixam o Instagram do arquiteto mais interessante (Projeto: Karla Luize Piloneto da INCOMUM ARQUITETURA SINGULAR / Foto: Artur Pretto)

A grande vantagem das redes sociais é permitir uma conversa direta com seus seguidores. Com comentários ou mensagem via direct, você pode:    

  • Ter ideias de conteúdo para postar no feed ou nos stories, dependendo da profundidade que queira dar ao assunto;  
  • Tirar dúvidas sobre um determinado segmento — esclarecer o que há por trás da arquitetura ajuda o público a reconhecer o valor do trabalho;  
  • Tirar dúvidas sobre o seu próprio serviço, o que fará com que o potencial cliente se lembre de você na hora de fechar negócio;  
  • Conseguir novos clientes. Boa parte das negociações é feita diretamente por DM.  

Outra ideia interessante é perguntar diretamente à sua audiência. Acredite: as pessoas gostam de participar, mesmo que não entendam tanto do segmento.  

Como o story é um recurso muito popular, utilize a caixinha de perguntas para que os seguidores tirem suas dúvidas ou opinem sobre o que desejam ver no seu perfil. Você também pode abrir uma enquete para perguntar o que o seguidor prefere.  

Como visto, as redes sociais são fundamentais para a carreira profissional. Ter um perfil no Instagram para arquitetos ajuda você a divulgar seu trabalho para um público muito mais amplo. Contudo, não é necessário parar por aí.  

Primeira e única rede social voltada para arquitetos, o Archtrends permite que você poste gratuitamente projetos reais ou em 3D, o que permite expor seu trabalho para milhares de pessoas e construir um portfólio de qualidade. 

Não perca mais tempo: cadastre-se na maior vitrine de arquitetura e design do Brasil! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Instagram para arquitetos: como utilizar a re...

Instagram para arquitetos: como utilizar a rede a seu favor

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Adorei o artigo. Dicas excelentes para quem deseja ter um Instagram profissional de sucesso.
    Afinal é uma excelente ferramenta para criar relacionamento com sua audiência, aumentar a visibilidade da marca e consequentemente aumentar as vendas.
    Parabéns pelo conteúdo. Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

  2. Olá, Lilian!

    Ficamos bastante felizes que tenha gostado!

    Continue nos acompanhando!

    Grande abraço,
    Equipe

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies