Menu
Projetos e Obras
Busca

(Imagem cortesia: @insidedali)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Inside Dalí: surrealismo fascinante sobre a Divina Comédia

22/12/2021

Conhecemos a exposição Inside Dalí em formato digital, que apresenta diversos trabalhos do mundo surrealista de Salvador Dalí.

Inside Dalí é uma exposição envolvente que fica na fronteira entre a imaginação e a realidade. O visitante atravessa um universo imaginário repleto de sonhos e redescobre a vida de um dos maiores pintores do século XX, o principal intérprete do surrealismo, o espanhol Salvador Dalí.

Inside Dalí em Florença (Imagem cortesia: @insidedali)

Salvador Dalí (1904-1989) foi um pintor espanhol que se destacou por suas composições desconexas e insólitas. Com seu famoso bigode sinuoso e com disposição para escandalizar, foi um grande representante da estética surrealista, sempre tendo destaque pelas suas imagens de qualidade plástica.

Inside Dalí em Florença (Imagem cortesia: @insidedali)

Na exposição Inside Dalí, em Florença, Itália, ao combinar a experiência tecnológica digital com uma instalação que oferece aos visitantes a oportunidade de admirar as obras originais do mestre catalão, o público tem a oportunidade de confrontar algumas evidências físicas da arte de Dalí. 

Inside Dalí em Florença (Imagem cortesia: @insidedali)

Produzida com o apoio da Fundação Gala Salvador Dalí, Inside Dalí é uma mostra de arte digital em que o coração da exposição é, de fato, um espaço envolvente, no qual o visitante entra em contato direto com a pintura de Dalí por mais de 35 minutos, um momento muito emocionante que fascina os visitantes do mundo todo.

Inside Dalí em Florença (Imagem cortesia: @insidedali)

Em comemoração ao 700º aniversário de morte de Dante Alighieri, Inside Dalí hospeda exclusivamente as xilogravuras originais da Edição Salani da Divina Comédia, criadas em 1950, e extraídas das aquarelas originais de Salvador Dalí. 

O Instituto Poligráfico do Estado, sob a égide do governo italiano, encarregou Dalí de produzir uma série de ilustrações da Divina Comédia. O pintor trabalhou nos quadros por quase nove anos, dando vida a 100 aquarelas que, em 1960, foram exibidas no Musée Galliera em Paris. 

Infelizmente, a obra, tal como foi inicialmente concebida, nunca viu a luz do dia, devido a uma polêmica suscitada por alguns setores da opinião pública italiana contra o fato de tal projeto ter sido confiado a um artista estrangeiro.

Xilogravuras em homenagem a Dante Alighieri (Imagem cortesia: @insidedali)
Xilogravuras em homenagem a Dante Alighieri (Imagem cortesia: @insidedali)

Em 1962, porém, foi o editor fiorentino Mario Salani quem reviveu a ideia, desenhando uma edição da Divina Comédia em seis livros, dois para cada cântico, em sinergia com a editora Arti e Scienza de Roma, acompanhada das obras de Dalí. 

Para transpor as aquarelas em xilogravuras, foram utilizadas 3.000 madeiras, com até 35 cores para cada uma delas e agora elas vêm divulgadas de uma nova e diferente forma, no âmbito digital dentro da exposição localizada em Florença, Inside Dalí. 

Não teria melhor forma para homenagear Danti Alighieri, o famoso poeta, escritor e político fiorentino.

Inside Dalí em Florença (Imagem cortesia: @insidedali)
Inside Dalí em Florença (Imagem cortesia: @insidedali)

A trajetória de Dalí no poema de Dante entrelaça um diálogo íntimo e pessoal com a obra do poeta, que é abordado com um olhar que poderia ser definido como psicanalítico. 

Inferno, purgatório e paraíso tornam-se campos de teste para a hipótese de leis de perspectiva estranhas à racionalidade humana. O espaço e o tempo se expandem para aderir a uma dimensão interior que não é possível conhecer com as ferramentas da lógica comum.

Inside Dalí em Florença (Imagem cortesia: @insidedali)

Gostaram do post? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Para conferir uma outra incrível exposição digital surrealista já apresentada em Florença, confira: Inside Magritte

Foto de destaque: (Imagem cortesia: @insidedali)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *