16.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

MX3D Bridge, uma ponte 100% feita de impressão 3D

calendar-blank-line
16.08.2021
Recentemente inaugurada em Amsterdã, a ponte MX3D, em impressão 3D, representa um marco no avanço das tecnologias construtivas. Saiba mais!
minutos de leitura

Você já imaginou poder caminhar por uma ponte 100% feita de impressão 3D? Em Amsterdã, isso é possível! Em julho de 2021 foi inaugurada a MX3D Bridge, uma passarela de pedestres que cruza um canal no centro da cidade. 

A ponte de 12 metros foi desenhada por Joris Laarman + Arup e foi fabricada com hastes de aço inoxidável por braços robóticos de seis eixos equipados com equipamento de soldagem, tudo 100% impressão 3D. 

Impressão 3D
Processo de montagem da ponte (Foto: Railla)
Impressão 3D
Processo de montagem da ponte (Foto: Ars Electronica)

Esse projeto foi idealizado há seis anos e somente agora conseguiu ser implementado. Em 2018, acompanhei o evento Dutch Design Week, no qual expuseram essa ponte ao público pela primeira vez. Desde então, foram realizados testes de resistência dos materiais, análises do projeto e também verificaram-se burocracias para finalmente instalarem a ponte na cidade de Amsterdã. Realmente, um marco no avanço das tecnologias construtivas!

Impressão 3D
Ponte instalada e exibida no evento Dutch Design Week (Foto: Dutch Design Week)

Sua forma curvilínea e os detalhes no guarda-corpo perfurado em forma de treliça foram desenvolvidos por um software de modelagem paramétrica. O mais incrível desse projeto é que essa tecnologia permite a otimização da construção, utilizando-se bem menos material do que a construção convencional e, consequentemente, reduzindo os desperdícios. 

Não deixa de ser um design que vai de encontro com os princípios da construção sustentável. Com certeza, além de reduzir o peso do produto final, diminui, também, o impacto que normalmente é gerado na produção de peças fabricadas nas indústrias.

A inovação em tecnologia desse projeto não para por aqui. Além de cumprir a sua função de ponte conectando os dois lados opostos do canal, a MX3D Bridge também servirá como um laboratório vivo. Foram instalados sensores ao longo de toda a ponte que estarão alimentando um projeto de pesquisa de ponta. 

Em conjunto com pesquisadores acadêmicos e da indústria, a cidade de Amsterdã usará os dados de fluxos dessa ponte para investigar, por exemplo, o comportamento da multidão de turistas que visitam o centro da cidade e entender melhor o impacto do turismo nesta região.

Impressão 3D
Sensores sendo instalados na ponte (Foto: Railla)

Além da questão do fluxo, os sensores coletam também medições estruturais como: tensão, rotação, carga, deslocamento e vibração e, também, informações ambientais como a qualidade do ar e temperaturas. 

Todos esses dados são analisados conjuntamente, criando-se um modelo virtual da ponte física em tempo real. Através desse modelo digital, os pesquisadores e engenheiros poderão analisar o comportamento da ponte ao longo dos anos.

Impressão 3D
Ponte no centro da cidade de Amsterdã (Foto: Hans Veuger)

Parece que a tecnologia de impressão 3D realmente veio para ficar e, com certeza, veremos mais exemplos de construções com essa tecnologia no futuro. Desde que a tecnologia seja uma aliada ao meio ambiente, por que não? 

As indústrias estão sendo confrontadas com o grande desafio de tornarem-se neutras na emissão de carbono até 2050. Tecnologias como essa podem fazer a diferença no ambiente construído de hoje e do futuro.

LEIA TAMBÉM: Ponte Moisés: uma atração na Holanda nos tempos de pandemia

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

MX3D Bridge, uma ponte 100% feita de impress�...

MX3D Bridge, uma ponte 100% feita de impressão 3D

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies