Menu
Projetos e Obras
Busca
Passo a passo para uma iluminação de jardim sofisticada e segura

iluminação de jardim

Conteúdo Matérias

Passo a passo para uma iluminação de jardim sofisticada e segura

22/03/2019

Além de segurança, beleza e sofisticação, é importante ficar atento a alguns aspectos e seguir alguns passos para ter o melhor resultado possível.

É muito comum que áreas externas sejam feitas por jardins, já que eles têm uma beleza simples e natural capaz de decorar. Pensa-se que apenas tomando cuidados simples com as plantas, a aparência já está pronta. Porém, para realmente valorizar a estética e destacar a arquitetura, alguns elementos a mais são necessários, entre eles a iluminação de jardim.

Mesmo para além de questões ligadas à ornamentação, uma boa iluminação é importante, visto que ela também se relaciona com a funcionalidade do ambiente. Para que você entenda melhor sobre a importância desse fator, além de como aplicá-lo, criamos este post.

Você encontrará os motivos pelos quais você deve investir na iluminação do jardim e um passo a passo para ter o melhor resultado possível. Então, para ficar por dentro desse assunto, é só ler o nosso texto com bastante atenção até o final! Vamos lá?

Por que se preocupar com a iluminação de jardim?

Otimização do tempo de uso do ambiente

Sem uma iluminação adequada, é possível que o ambiente externo fique muito escuro para convivência. Isso diminui o tempo em que é possível usá-lo para confraternização, o que é muito agradável, principalmente em dias de calor, que a casa pode se tornar muito quente e abafada.

Com o local iluminado, esse problema se resolve. Em qualquer horário, do dia ou da noite, você poderá desfrutar do seu jardim, seja para se refrescar, conversar com alguém ou até mesmo dar uma festa.

Segurança

iluminação de jardim

Ponto de luz em um jardim

Existem dois aspectos de segurança que são melhorados com a iluminação. O primeiro diz respeito à integridade física dos moradores e visitantes da casa. Se, por um motivo qualquer, for necessário ir ao jardim quando estiver escuro, as chances de quedas e ferimentos são altas.

O segundo diz respeito aos assaltos. Lugares mal iluminados são os mais escolhidos por ladrões, já que se tornam mais fáceis de se esconder, portanto, tornar a área mais clara afasta possíveis bandidos.

Destaques estéticos

iluminação de jardim

Residência com lindo jardim iluminado | Cíntia Cristine Brand

Muitas vezes, grandes investimentos em arquitetura e ornamentação acabam se perdendo por falta de luz. A iluminação, além de funcionar para destacá-los, também funciona como peça de decoração e ambientação, trazendo um elemento a mais para que você possa transparecer a sua personalidade na residência em que você está projetando o seu trabalho.

Como ter uma iluminação de jardim bonita e com segurança?

Objetivo da iluminação

iluminação de jardim

Área externa com jardim iluminado | Arquiteto Paulo de Tarso

Uma boa iluminação de jardim, do ponto de vista estético, é aquela que, no fim das contas, agrada. Portanto, o primeiro passo para obter o melhor resultado possível é determinar qual é o seu objetivo.

Se você deseja complementar a decoração, decida qual aspecto você quer ressaltar, como sofisticação, modernidade ou sensação de acolhimento e aconchego. Ou se você quer simplesmente tornar o local mais bem iluminado. Essa decisão é importante para seguir os demais passos e chegar em um resultado satisfatório.

Estética adequada para o seu jardim

iluminação de jardim

Casa sofisticada e moderna com jardim iluminado | Claudia M B Grassano Ortenzi

É muito necessário que você observe atentamente o seu jardim. Só assim você poderá saber quais são os pontos que você mais deseja destacar, quais você deseja que chame menos atenção, enfim, qual tipo de iluminação você deseja obter em cada local para que a estética combine.

Um ponto importante aqui é não fazer esse passo apenas durante o dia. Apesar de que nesse horário está mais claro e você terá uma melhor visão, é essencial se lembrar de que a iluminação ocorre de fato à noite, por isso, é preciso visitar o local nesse período também.

Escolha da lâmpada

Como a lâmpada é o elemento central da iluminação, é o primeiro aspecto que você deve prestar atenção. É preciso observar a rentabilidade, radiação, temperatura da cor etc. Porém, a lâmpada de LED tem sido uma das alternativas mais usadas. Isso se deve ao fato de que ela não transmite altas temperaturas nas plantas, o que poderia ser um problema, causando ressecamento. Além disso, elas são econômicas e têm longa vida útil.

Outras boas opções são a fibra ótica, que com uma única fonte de luz consegue se estender por diversos pontos, e lâmpadas que utilizem energia solar, diminuindo o seu gasto com energia elétrica.

Cuidados com as instalações elétricas

É imprescindível que você tenha contatos de profissionais capacitados para realizar as instalações elétricas necessárias no seu projeto. Caso contrário, diversos problemas poderão surgir, como queda da tensão, o que faz com que a intensidade da iluminação diminua, entrada de água ou até mesmo um curto-circuito, que pode ter consequências graves como incêndios.

Escolha dos pontos de iluminação

iluminação de jardim

Jardim iluminado de maneira aconchegante | heignne jardim

A escolha dos pontos vai depender do efeito desejado. Caso seja apenas o de iluminação total do jardim, o uso de postes e refletores distribuídos sem distinção é uma boa opção. Já para um efeito que lembra uma selva, coloca-se a luminária entre a vegetação, criando um jogo de sombra. Se você deseja realçar um ponto específico, como um arbusto, é interessante que se coloque a lâmpada no solo e a direcione para esse ponto.

Lembre-se de também destacar a ornamentação e outros pontos, um exemplo básico são piscinas, que devem ser iluminadas tanta por segurança quanto por estética.

Seleção das cores

As cores da iluminação também são essenciais para o resultado final. Caso você opte por uma tonalidade muito clara, para ter maior luminosidade, tenha cuidado para que não seja forte demais, sendo desconfortável aos olhos. Lâmpadas verdes podem tornar o jardim monocromático, por isso, seja cauteloso, já tons amarelados transmitem aconchego e, portanto, são muito utilizados.

Uma iluminação de jardim aumenta a segurança da sua residência, além de trazer sofisticação e conforto. Portanto, nunca deve ser deixada de lado e feita com pouca atenção. Busque inspirações e pesquise produtos de qualidade, sempre considerando o seu gosto pessoal. Afinal, essa é a forma mais segura de garantir a sua satisfação.

Nosso post sobre iluminação de jardim ajudou a sanar as suas dúvidas? Você tem algum projeto de jardim ou de algum outro ambiente? Então, publique-o no Archtrends para que as pessoas possam admirar e se inspirar!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *