Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Descubra a melhor iluminação de jardim para a sua casa

17/07/2020

Aprenda a escolher os itens, posicionar as luzes e defina o que deseja transmitir com a sua iluminação de jardim.

A iluminação de jardim, assim como de outras partes da casa, é extremamente importante. Quando bem pensada e elaborada, ela confere mais charme aos espaços da área externa, valoriza o paisagismo e ajuda a aumentar a segurança, evitando zonas escuras ou vulneráveis.

Tipos de iluminação de jardim

Existem vários tipos de iluminação, além de produtos diferenciados que podem ser usados para esse fim. Por isso, para escolher a melhor opção, é importante entender para que serve cada item e em qual ambiente deve ser inserido.

iluminação de jardim Há diversos tipos de iluminação para jardim, que contribuem com a decoração e a funcionalidade do ambiente (Projeto: Marcia Meluci)

Há diversos tipos de iluminação para jardim, que contribuem com a decoração e a funcionalidade do ambiente (Projeto: Marcia Meluci)

O poste de luz para jardim, por exemplo, é um dos mais procurados, indicado para uma iluminação geral, que facilita o uso da área externa e contribui com a decoração. Trata-se de uma espécie de coluna de tamanho médio ou alto, disponível em vários modelos.

Em geral, a recomendação é optar por postes com mais de 1,8 m, que não prejudicam a visão do espaço. Vale ainda apostar na versão de mini-poste, utilizado principalmente para iluminar caminhos ou plantas próximas ao chão.

Os mini-postes conferem charme e funcionalidade à decoração de áreas externas iluminação de jardim

Os mini-postes conferem charme e funcionalidade à decoração de áreas externas 

Os cordões de luz são opções mais delicadas para iluminar o jardim, indicados para jardins com pergolados, colunas ou árvores. A principal vantagem desse produto é a versatilidade, já que ele permite criar cenários personalizados.

Os balizadores, por sua vez, são mais recomendados para a iluminação de caminhos, como escadas, rampas e outros. Neste caso, a luz é direcionada, confortável e, por isso, não ofusca os olhos e ainda cria um efeito funcional.

Há também modelos de balizador de embutir, que refletem a luz ainda mais próxima do chão, garantindo estilo na decoração.

Os balizadores indicam o caminho e também contribuem com a decoração de jardim (Projeto: Gisele Oliveira) ilumina'ão de jardim

Os balizadores indicam o caminho e também contribuem com a decoração de jardim (Projeto: Gisele Oliveira)

O espeto para jardim é outro que oferece uma iluminação direcionada e é indicado para dar destaque a plantas, pedriscos ou solo. Vale ressaltar que essas luminárias são flexíveis e fáceis de instalar.

Outra opção para quem tem plantas ou objetos decorativos e deseja destacá-los no jardim é usar refletores, produtos instalados no chão, com a luz partindo de baixo para cima, em direção ao elemento.

Assim como os espetos para jardim, os refletores são fundamentais para criar pontos de destaque na decoração (Projeto: Edgar Monteiro)

Assim como os espetos para jardim, os refletores são fundamentais para criar pontos de destaque na decoração (Projeto: Edgar Monteiro)

Agora, se a ideia é criar uma iluminação indireta, que reforce os contornos de plantas e objetos, a recomendação é investir em arandelas, que são excelentes para iluminar varandas, passagens e paredes.

As arandelas são instaladas nas paredes e desempenham papel fundamental na decoração e iluminação externa (Projeto: Marchetti Bonetti Arquitetos)

As arandelas são instaladas nas paredes e desempenham papel fundamental na decoração e iluminação externa (Projeto: Marchetti Bonetti Arquitetos)

Lembre-se ainda de iluminar a piscina, conferindo um destaque especial a ela. Para isso, use luminárias para piscina, que permitem a instalação também em espelhos d’água e fontes. Além de criarem um visual incrível, esses itens trazem mais segurança no uso dos espaços durante a noite.

As luminárias para piscina valorizam a decoração e permitem utilizar esse espaço durante a noite (Projeto: Martins Lucena Arquitetos)

As luminárias para piscina valorizam a decoração e permitem utilizar esse espaço durante a noite (Projeto: Martins Lucena Arquitetos)

As luminárias tartarugas são opções versáteis e muito usadas em espaços próximos à piscina, muros, varandas, churrasqueiras e jardins, valorizando e destacando flores e plantas. 

Essas luzes estão disponíveis em modelos ovais, quadrados, redondos e cilíndricos, e em diversos materiais, como policarbonato, vidro ou plástico.

Já os pendentes externos são charmosos e podem compor a varanda ou a área gourmet, deixando o ambiente mais aconchegante. Eles podem ser posicionados sobre uma mesa ou bancada e o ideal é que fiquem a uma altura de 70 a 90 cm do tampo do móvel.

Por outro lado, se a ideia é iluminar o jardim de inverno, prefira spots de chão, que criam uma luz direcionada para os elementos da jardinagem e oferecem um destaque decorativo.

Para quem busca opções mais sustentáveis, uma boa opção é apostar na iluminação solar. A principal vantagem destes tipos de iluminação é dispensar o uso de energia elétrica e, portanto, não exigir instalações complexas.

Esses produtos geralmente contam com bateria, lâmpada de LED, placa controladora e placa solar, sendo que alguns modelos conseguem ainda reservar a luz captada para usar nos períodos de menor incidência do sol, como dias nublados ou chuvosos.

Decoração do espaço com a iluminação de jardim

A iluminação de jardim e áreas externas não é importante apenas para a segurança, mas também para a decoração.

Se o seu espaço conta com pisos e revestimentos de parede diferenciados, por exemplo, com texturas, é possível usar uma iluminação direcionada, valorizando esses aspectos.

Já se o ambiente conta com móveis, como cadeiras, mesas, sofás e outros, invista em bastões de luz, como tochas luminárias, que ajudam a distribuir a iluminação por toda a área e conferem um toque de conforto e aconchego ao local.

A iluminação de jardim na área externa valoriza a decoração e dá destaque a móveis e revestimentos diferenciados (Projeto: Portobello Shop São José do Rio Preto)

A iluminação na área externa valoriza a decoração e dá destaque a móveis e revestimentos diferenciados (Projeto: Portobello Shop São José do Rio Preto)

O posicionamento da iluminação é um ponto fundamental. Caminhos e acessos, por exemplo, precisam ser iluminados de maneira acolhedora, enquanto rampas, escadas, degraus e desníveis precisam garantir segurança.

Nas áreas de convivência, como quiosques, solarium, deck da piscina e outros, defina a iluminação de acordo com a função do ambiente. Por exemplo, na área gourmet, invista em uma iluminação direta no local onde você irá cozinhar e em uma luz aconchegante para a recepção dos convidados.

Para as áreas mais afastadas da casa, use uma iluminação intensa, que permita visualizar facilmente caso haja movimentos estranhos, garantindo segurança.

Outro fator importante é a temperatura da lâmpada. Tons amarelados oferecem aconchego, realçam as cores e criam um efeito realista, ótimo para espaços de convivência, enquanto a luz branca é mais indicada para clarear ou demarcar caminhos ou desníveis.

A luz verde, por sua vez, está em alta e traz uma dose extra de inovação, ficando excelente quando posicionada em jardins ou piscinas.

Por fim, se a ideia é iluminar e economizar ao mesmo tempo, prefira a luz de jardim de LED, que consome menos energia e ainda conta com uma infinidade de versões.

Já sabe tudo sobre iluminação de jardim? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e ajude seus amigos a deixarem a casa deles ainda mais incrível!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *