Menu
Projetos e Obras
Busca
catedral de brasília

Conteúdo Arquitetura

Igrejas brasileiras: confira 5 com arquitetura inesquecível

25/11/2019

Elaboramos uma lista com as 5 igrejas brasileiras com arquitetura memorável! Veja quais são elas agora mesmo!

Quando falamos em estilos arquitetônicos, que são marcantes em nosso país, algo que vem sempre à mente dos amantes das artes são as igrejas brasileiras. Afinal, a religiosidade sempre esteve presente na nossa cultura. Além disso, a adoração a Deus e a diversidade brasileira foram dois pontos culminantes para que os templos fossem erguidos com características marcantes e peculiares.

As igrejas brasileiras que têm arquitetura inesquecível são muitas e seria impossível reunir todas elas em um único artigo. Porém, nós listamos as principais e falaremos sobre elas em seguida. Acompanhe!

Confira abaixo algumas das igrejas brasileiras com arquitetura notável!

1. Mosteiro de São Bento

Localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, o Mosteiro de São Bento é um dos principais monumentos do estilo maneirista, que foi trazido pelos colonizadores portugueses.

O Estilo Maneirista está presente no Mosteiro de São Bento

O Estilo Maneirista está presente no Mosteiro de São Bento (Foto: Museu do Amanhã)

O Maneirismo tem como característica principal as fachadas simétricas e com a forma de figuras de geométricas.

A talha dourada é o ponto alta da parte interna do Mosteiro de São BentoA talha dourada é o ponto alta da parte interna do Mosteiro de São Bento (Foto: Commons Wikimedia)

É isso que podemos ver no Mosteiro de São Bento, que também conta com um interior riquíssimo e totalmente forrado com talha dourada.

2. Catedral da Sé

A Catedral da Sé está entre os maiores templos neogóticos do mundoA Catedral da Sé está entre os maiores templos neogóticos do mundo (Foto: Wikipédia)

A Catedral Metropolitana de São Paulo ou simplesmente Catedral da Sé fica localizada na Praça da Sé, em São Paulo, e começou a ser construída ainda em 1913, sendo arquitetada com um Estilo Neogótico.

A Catedral da Sé é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo

A Catedral da Sé é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo (Foto: Viagem em pauta)

A cúpula da igreja tem um estilo renascentista, mas isso não deixa de fazer com que ela seja classificada como neogótica, já que ocupa a quarta colocação no ranking de maiores templos com esse estilo. A informação é do próprio site da cidade de São Paulo.

3. Igreja Presbiteriana, em Curitiba

Em 2015, o arquiteto brasileiro Eduardo Petry projetou a Igreja Presbiteriana, localizada no bairro Fazendinha, da capital paranaense. Isso mostra que não é só a religião católica que tem belos templos, mas também algumas crenças protestantes.

A sustentabilidade é a peça-chave da Igreja Presbiteriana de Curitiba

A sustentabilidade é a peça-chave da Igreja Presbiteriana de Curitiba (Foto: Flash Curitiba)

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o arquiteto explica que a igreja foi projetada com um design arrojado, com novos produtos, que atendem a sustentabilidade e garantem o conforto dos fiéis que frequentam os cultos.

4. Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida

Assinada pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer, a também conhecida Catedral de Brasília foi inaugurada em 1970, na capital federal. Trata-se de um clássico da Arquitetura Modernista no Brasil.

Vitrais internos da igreja, que homenageia Nossa Senhora Aparecida, impressionam pela grandiosidade

Vitrais internos da igreja, que homenageia Nossa Senhora Aparecida, impressionam pela grandiosidade (Foto: Curtamais)

A igreja, que homenageia a nossa santa padroeira, é composta por 16 pilares de concreto, que formam um hiperboloide. Além disso, possui vitrais, que permitem entrada da luz do sol.

5. Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto (MG)

Aleijadinho  projetou a Igreja de São Francisco no Estilo Barroco

Aleijadinho  projetou a Igreja de São Francisco no Estilo Barroco (Foto: Pinterest)

A Igreja de São Francisco, que é considerada uma das maiores obras de Aleijadinho, está localizada em Ouro Preto, Minas Gerais. Com um Estilo Barroco, a igreja não apresenta qualquer descompasso entre a arquitetura e a ornamentação.

Por falar em ornamentação, a pedra-sabão é o ponto alto da obra. Os púlpitos, portas e lavatórios são todas trabalhadas no material, sendo consideradas as maiores esculturas desse tipo.

Conhecer sobre a arquitetura das igrejas brasileiras é mergulhar em uma aula de história da arte e aspectos culturais. Afinal, são encontrados os maiores estilos arquitetônicos nessas construções. Não há como negar, independentemente de religião, que essas obras são grandes fontes de inspiração.

Quer continuar se inspirando? Que tal sair de igrejas brasileiras e ir até a Espanha, onde está localizada a Iglesia de Iesu? Temos um artigo que traz detalhes sobre essa obra. Confira agora mesmo!

Foto de capa: Webysther

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *