09.09.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Toda contemporaneidade da Iglesia de Iesu, projetada por Rafael Moneo

calendar-blank-line
09.09.2019
Paredes brancas minimalistas, aberturas pontuais e pureza de detalhes. Conheça de perto essa igreja contemporânea no norte da Espanha.
minutos de leitura

A Igreja de Iesu está longe de ser comparada com as suas “primas” na Espanha. Não é grande como a Catedral de Sevilha, não possui um passado gótico como a Catedral de Burgos, nem o romantismo da Catedral de Santiago de Compostela.

Não possui a mescla de história e estilos da Mesquita de Córdoba, muito menos a importância da Basílica Sagrada Família, em Barcelona. Ao contrário de todas essas antigas igrejas espanholas, a Igreja de Iesu foi construída em 2011 e, respeitando o seu ano de nascimento, é uma igreja de arquitetura contemporânea.

Iglesia de Iesu
Fachada principal da Igreja de Iesu — destaque na fachada vai para a única janela como ornamento no canto lateral esquerdo do edifício

Iesu, significa Jesus em Grego. A Igreja de Jesus, situada em Riberas de Loyola, no país vasco, no norte da Espanha, nasceu pelas mão do arquiteto Rafael Moneo, ganhador de um Pritzker Prize. O arquiteto define seu projeto como “generoso em seu espaço e modesto em seus materiais”.

Assim é caracterizada a igreja por dentro e por fora arquitetonicamente, por suas paredes brancas minimalistas, aberturas pontuais e pureza de detalhes. A obra durou 4 anos e, finalmente, foi terminada no começo de 2011, com seus 900m² de superfície e altura de até 28m².

Iglesia de Iesu
A cruz assimétrica no teto faz espaço para a entrada de luz natural zenital na nave principal

Sua planta é definida por um formato em “L” e seu exterior por volume cúbico. A sacristia está à esquerda da nave principal e o batistério à direita. Na capela da reconciliação está localizado o sacrário e um vitral desenhado pelo próprio Rafael Moneo, feito da pedra alabastro, vinda de uma pequena cidade no norte da Espanha.

No teto da nave principal da igreja é desenhada uma cruz levemente torta, criando uma assimetria. O arquiteto afirma ser proposital para refletir as tensões do mundo atual. Os espaços entre as linhas da cruz criam um jogo de luzes zenitais no interior do edifício, elas passam e refletem nas paredes interiores de concreto.

Diferente das igrejas tradicionais espanholas cheias de ornamentos, a fachada da Igreja de Iesu possui uma única decoração. A 20m² de altura do chão estão representados os 12 meses do ano em números romanos, o sol, a lua com suas diferentes fases, e a cruz em uma janela de 10m² de altura por 5m² de largura.

Iglesia de Iesu
Mobiliário e decoração minimalista fazem parte do projeto de interiores

O destaque do projeto é a brincadeira que o arquiteto faz com as aberturas zenitais e laterais deixando entrar luz natural de diferentes formas, criando a ambientação de um espaço espiritual e religioso.

O projeto de interiores segue a linha do minimalismo e simplicidade com bancos retos de madeira clara e pequenos focos de luz em formato de cones, direcionando a iluminação artificial para o público.

A Igreja de Iesu não está entre os 10 pontos turísticos imperdíveis da Espanha, muito menos foi classificada como patrimônio da humanidade pela Unesco, como as igrejas citadas anteriormente. Mas é um exemplo de projeto arquitetônico à frente do seu tempo. Do pensamento contemporâneo de projetar espaços efetivos, com materiais honestos, aproveitando o melhor da luz natural e usando muita criatividade.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Toda contemporaneidade da Iglesia de Iesu, pr...

Toda contemporaneidade da Iglesia de Iesu, projetada por Rafael Moneo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies