Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Tendências

14 Ideias de decoração para a casa: Faça você mesmo

04/11/2016

Separamos algumas dicas para personalizar ambientes com muito estilo. A melhor parte é que todas são simples, para você colocar sua criatividade em prática sem receio de fugir do orçamento. Que tal começar? Venha conferir e escolher as ideias que mais têm a ver com o seu estilo!

Todo mundo sabe que a internet é um baú repleto de tutoriais com possibilidades de decoração para a casa. Acontece que, dependendo do tema pesquisado, as referências são tantas que fica difícil decidir qual é a melhor inspiração.

Pensando nisso, selecionamos neste post algumas dicas para personalizar ambientes com muito estilo. A melhor parte é que todas são simples, para você colocar sua criatividade em prática sem receio de fugir do orçamento.

Que tal começar? Venha conferir e escolher as ideias que mais têm a ver com o seu estilo!

Cestos na parede do banheiro

Os cestos na parede são uma ótima ideia de decoração porque guardam as toalhas e outros objetos de higiene e perfumaria, mantendo o banheiro sempre organizado. Além disso, são peças simples, acessíveis e fáceis de encontrar em qualquer loja para deixar o ambiente inovador e funcional.

Na hora de decorar, você pode identificar determinados padrões que já existem no seu banheiro e escolher cestas de piquenique ou cestos de vime, em formato redondo ou quadrado. O importante é encontrar um modelo que combine com o estilo presente no ambiente e com os outros objetos.

É fácil fixar os cestos na parede: você pode usar ganchos individuais ou porta-toalhas com formato de barra horizontal. Se não for possível prender as alças dos cestos diretamente nos suportes, a dica é amarrar elásticos ou fitas de cetim em cada extremidade das peças para que elas fiquem suspensas.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Decoração para a casa com potes de vidro

Sabe aqueles vidros de compota e de conserva que todo mundo guarda sem saber quando vai usar? Pois bem, você pode tirar proveito deles na decoração da casa. Basta selecionar os objetos certos para preencher cada potinho, sejam bijuterias coloridas, lenços de tecido, frutas e muito mais.

Uma ideia interessante de arranjo para festas ou véspera de Natal é distribuir vidros com velas acesas sobre a mesa de refeições. E, se você gosta de plantas, experimente montar pequenos terrários com mudas de cactus e suculentas dentro dos potes de vidro. A sequência de camadas de materiais é a seguinte:

  • pedriscos;
  • areia;
  • terra vegetal.

Depois, é só plantar as espécies e regar com o auxílio de uma seringa, a cada 15 dias. Os terrários ficam ótimos sobre escrivaninhas, estantes e mesinhas de centro, mas você também pode colocá-los na cozinha ou no banheiro.

A última dica é perfeita para perfumar os cômodos. Para isso, você deverá transformar os potes de vidro em difusores de aroma. A receita inclui 700ml de álcool de cereais, 200ml de água e 100ml da sua essência favorita. Misture tudo dentro do pote, mergulhe cinco palitinhos de bambu ou madeira e pronto.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Ideias de decoração com bolinhas

Para alegrar qualquer decoração, você pode desenhar ou pintar algumas bolinhas coloridas na parede, com tinta spray ou pincel. Também é possível instalar ganchos sobre elas e aproveitá-las como cabides para pendurar bolsas, roupas e brinquedos.

Se preferir um visual discreto, a dica é pintar todas as bolinhas de uma cor só ou investir no preto e branco. Esse tipo de composição é ideal para criar um efeito minimalista e, como traz uma base neutra, pode ser complementado por pequenos acessórios em tons vibrantes (amarelo e vermelho, por exemplo).

Outra forma de incluir as bolinhas no ambiente é investir em tecidos com estampa de poás. Capas de almofadas, roupas de cama, toalhas de mesa e cortinas são só alguns exemplos, e você tem a possibilidade de combiná-los com cordões de luzes — aqueles feitos com lâmpadas redondas, como se fossem bolinhas iluminadas.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Caixotes na decoração feita em casa

Os caixotes de madeira são perfeitos para quem quer contribuir com a reciclagem de materiais. A vantagem é que eles podem ser encontrados nas principais feiras ou supermercados das cidades, a preços baixos ou sem custo algum.

Você pode transformar caixotes em peças incríveis para embelezar diferentes ambientes. Como são itens pequenos, a dica é empilhá-los ou combiná-los de diversas maneiras para montar estantes, prateleiras, nichos, mesinhas e criados-mudos.

O preparo de cada peça exige a lavagem e lixamento de toda a superfície. Depois que estiver totalmente seca, você pode aplicar verniz ou pintar com uma tinta na cor de sua preferência. O verniz é interessante porque protege e evidencia a aparência natural da madeira, mantendo um visual rústico.

Com os acabamentos prontos, é só aproveitar a versatilidade dos caixotes. Eles podem armazenar louças e alimentos na cozinha, quadros e esculturas na sala, livros e pastas no home office, calçados no quarto e vasos de flores na varanda. Simples assim.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Móveis feitos com pallet

Assim como os caixotes, os pallets também podem ser facilmente encontrados e transformados em elementos de decoração para a casa. Até o processo de preparo e acabamento é feito da mesma maneira, com a diferença de que os pallets são maiores e dão um pouco mais de trabalho.

Mas as dimensões generosas dos pallets também têm pontos positivos. Elas permitem montar móveis grandes e resistentes, a exemplo de camas e painéis de TV. A utilização de peças como base para colchão virou tendência e continua em alta, principalmente se o objetivo é montar uma cama baixa ou japonesa.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Objetos transformados em vasos

Distribuir plantas e flores pelos ambientes é uma ótima estratégia para deixar a casa alegre e cheia de vida. Por isso, a falta de vasos bonitos para colocar os arranjos não pode ser motivo para deixar de cultivar algumas mudinhas.

Nesses casos, é possível transformar objetos do cotidiano e que estão sem uso em recipientes personalizados. Podem ser canecas ou copos trincados, latinhas de tinta ou de conserva, uma chaleira ou bule velho e pequenos regadores.

Até um armário antigo com gavetas pode servir de suporte para plantas, e fica lindo no quintal ou na varanda da casa. Para criar um efeito legal, mantenha as gavetas abertas — as de baixo um pouco mais que as de cima — e, então, preencha todas com terra e com as espécies selecionadas.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Móvel antigo repaginado

Com criatividade, é possível dar vida nova àquele móvel cheio de personalidade que se encontra em mau estado por conta da passagem do tempo. O processo exige paciência, mas o resultado pode ficar incrível usando a lixa certa, um pouco de tinta, tecido, adesivo ou papel de parede.

São muitas opções de revestimento disponíveis, com diferentes cores, tipos de acabamento e texturas para customizar uma peça única. Tudo vai depender do estilo escolhido, que deve harmonizar com a decoração do ambiente.

Em uma sala moderna, por exemplo, você pode incluir um móvel colorido para contrapor com as tonalidades neutras que predominam no local. Já um quarto decorado no estilo vintage pede peças ornamentadas e trabalhadas em tons pastel — salmão, lilás, azul-turquesa — ou, ainda, com estampa floral.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Decoração com washi tape

Desde que as tradicionais fitas adesivas japonesas começaram a ficar coloridas, o mundo da decoração e do artesanato se viu invadido por uma onda de possibilidades criativas. Feitas com papel de arroz (washi), essas fitas são chamadas de washi tapes e podem ser usadas para decorar tudo o que você imaginar, desde a cúpula de um abajur até uma parede inteira.

Existem modelos com cores puras e também estampados com bolinhas, listras e desenhos abstratos. Escolha o seu favorito para compor faixas horizontais e verticais nas paredes, montar figuras e frases, improvisar molduras para fotos e quadros de papel ou, ainda, para criar uma árvore de fita na decoração de Natal.

As washi tapes também podem cobrir detalhes do mobiliário e de outros elementos, como portas, janelas, interruptores e colunas de sustentação. E não precisa ter medo de mudar a casa com elas, afinal, são fáceis de aplicar e de remover.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Pintura na parede

Apesar de parecer difícil, pintar a parede não é algo tão complexo e nem exige gastos excessivos. Com bastante cuidado e um pouco de paciência, você pode gerar efeitos maravilhosos no quarto, na sala e até na cozinha.

Além do processo comum, que cobre toda a superfície, experimente investir na pintura com estêncil. A técnica é a mais indicada para criar símbolos, desenhos e palavras. Para fazer, você só precisa imprimir moldes em papel no formato desejado — reproduzindo letras ou figuras — e cortar o centro de cada um.

Em seguida, posicione o molde escolhido sobre a parede e, então, preencha a figura com tinta spray. Repita o mesmo processo até chegar no resultado desejado e aguarde a secagem. Para ficar ainda mais interessante, escolha uma cor de tinta que contraste com o tom de fundo.

Outra ideia simples que pode ser feita com tinta é uma lousa. Já existem produtos que dão esse efeito e que são próprios para a pintura de ambientes. O legal é que, depois de seca, a tinta de lousa possibilita que você desenhe e escreva frases com giz.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Moldura de corda para o espelho

Nada melhor do que investir em espelhos para ampliar e destacar um ambiente, certo? Para quem tem modelos muito simples ou sem moldura, a saída é cobrir suas extremidades com materiais que trazem volume e textura.

Nessa ideia de decoração para a casa, você vai precisar de um espelho com qualquer tamanho ou formato, corda sisal grossa, cola branca e paciência. O resultado? Um espelho emoldurado novinho em folha, cheio de charme e personalidade.

Se sobrar corda sisal, aproveite para criar uma alça que possa segurar o espelho e mantê-lo suspenso em frente à parede. Só cerifique-se de prender bem as pontas para não correr o risco de derrubar e quebrar a peça.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Suporte de madeira para vaso

Perfeitos para as plantas de todos os tamanhos, os suportes de madeira dão destaque a essas pequenas notáveis na decoração de ambientes. Em uma das fotos abaixo, dois vasos grandes ganharam a companhia de outro pequeno vaso; mas, como ele ficaria desproporcional, ganhou o apoio de um banquinho.

O mais legal desses suportes está na possibilidade de usar recipientes com formatos diferenciados, a exemplo dos vasos com fundo redondo ou irregular. Se fossem colocados diretamente sobre o chão, esses modelos não teriam estabilidade suficiente para ficar em pé.

Os suportes costumam ser comercializados em vários tamanhos. Os mais altos são perfeitos para elevar floreiras e valorizar áreas internas. Além de flores e folhagens, você pode preenchê-los com vasos decorados com galhos. Esse tipo de arranjo fica maravilhoso e não exige nenhum cuidado de manutenção.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Divisão de ambientes com cortinas

É fato que cômodos integrados são mais funcionais e permitem aproveitar o máximo da área útil da construção. Ainda assim, nada impede que você delimite espaços usando recursos discretos e que ajudem a manter a continuidade visual.

Não estamos falando de painéis e nem de biombos, mas sim de cortinas. Isso mesmo! Elas são perfeitas para demarcar ambientes distintos que dividem o mesmo espaço interno. Por serem leves e flexíveis, permitem ajustar o tamanho da área de passagem mantida entre os cômodos, conforme a necessidade.

Aproveite para usar cortinas modernas, feitas com tecidos coloridos e diferentes padronagens. Outra opção é criar móbiles ou cortinas com fios. Para fazer, corte vários pedaços de lã e vá prendendo em um varão. Você define o tamanho dos fios de acordo com a altura desejada. Depois, é só fixar o varão no teto e curtir o resultado.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Puxadores diferentes

Não é preciso pintar o móvel todo para dar a ele uma cara nova. Em algumas lojas, é possível encontrar puxadores decorados e charmosos que prometem ser o detalhe que faltava naquela cômoda ou armário sem personalidade.

Se preferir, você também pode customizar seus próprios modelos coloridos, estampados ou em preto e branco. Para isso, compre puxadores novos ou remova aqueles que estão nos móveis da casa. Depois, pinte ou faça desenhos sobre cada peça, utilizando tinta acrílica na cor desejada.

Quando a tinta secar, aplique gravuras com cola para decoupage e finalize com duas ou três camadas de verniz fosco em spray. Com certeza seus móveis estarão renovados depois desse trabalho.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Parede de destaque

A parede de destaque é uma tendência na decoração. Com uma cor diferente das outras, ela traz um toque moderno a qualquer ambiente e renova o visual sem muitas mudanças.

Na sala, a parede de destaque geralmente é aquela que fica atrás da TV ou do sofá. Se a maioria das superfícies trouxer tons neutros ou branco, que tal ousar e investir em um detalhe em roxo ou amarelo?

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Já no quarto, a parede que costuma ter destaque é aquela que fica atrás da cabeceira da cama. Nesse ambiente, a cor deve contrastar com as outras presentes no cômodo, mas sem causar desconforto visual.

ideias de decoração para a casa faça você mesmo

Na cozinha, a parede de destaque pode receber revestimentos diferenciados, como um azulejo estampado, porcelanato que reproduz mármore ou pastilha de vidro. O contraste fica por conta das próprias peças que trazem brilho e diferentes texturas.

E então, qual dessas dicas de decoração para a casa mais chamou a sua atenção? No Archtrends Portobello, você encontra outras soluções e projetos de vários profissionais para se inspirar. Aproveite!

cadastre-se no Archtrends


26 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *