13.08.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Içamento de porcelanatos: conheça a técnica e cuidados para erguer os grandes formatos nas residências

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.08.2018
O içamento de porcelanatos de grandes formatos é feito sempre que as placas não conseguem passar pelo caminho normal da entrada de um ambiente. Ou seja, não depende apenas do tamanho do revestimento, mas da dimensão de corredores, escadas e portas do local. A Portobello traz algumas orientações importantes sobre esse processo, confira a seguir!
minutos de leitura

Sempre que um objeto é muito grande ou possui um formato que o impeça de ser transportado através do acesso convencional, é necessário que seja encontrada uma nova alternativa. Em prédios residenciais ou comerciais, muitas vezes, os porcelanatos de grandes dimensões não conseguem passar pelo elevador ou pela escada, principalmente, nos casos onde há uma curva de 90° em um corredor estreito. A solução é içar as placas pela parte de fora do prédio e movê-las para dentro do ambiente através da abertura da janela, sacada ou varanda.

O processo de içamento de placas cerâmicas é semelhante ao de móveis e, geralmente, segue os seguintes passos:

  1. A placa é protegida com plástico bolha, panos, papelão ou outro material e estruturada de maneira que impeça a dobra ou torção durante o içamento;
  2. Uma estrutura metálica é fixada em um lugar alto (geralmente no topo do edifício ou na varanda do cliente). Essa estrutura possui roldanas pelas quais passarão a corda que vai erguer os objetos;
  3. A corda é passada por meio das roldanas e então, levada ao revestimento preparado, onde vai ser firmemente presa.
  4. Antes de realizar o içamento, é necessário isolar a área para prevenir possíveis acidentes, uma etapa extremamente importante, mas que muitas vezes é “pulada”;
  5. Após esse processo, o içamento é realizado de maneira segura e por profissionais capacitados. Com isso, o revestimento é armazenado no seu destino final e pode ser assentado no ambiente.

Geralmente, quando é necessário içar o revestimento cerâmico, também é preciso erguer outros objetos, como camas de casal, espelhos ou mesas de jantar, por exemplo. Quando isso acontecer, a estrutura para içamento já está montada e normalmente seu custo será diluído no valor total da obra.

Cuidado extra

No processo de içamento, alguns cuidados extras devem ser tomados para que os porcelanatos de grandes formatos não trinquem ou quebrem durante a movimentação. Quanto maiores e mais finas forem as placas, maior a chance de quebrarem. Para impedir que isso ocorra, é necessário protegê-las de pancadas, principalmente as quinas, e possíveis torções, muito comum quando as placas não são devidamente estruturadas, amarradas ou então, devido a movimentos bruscos durante o içamento.

Limite de altura para içar peças

Não há limites de altura para içar os porcelanatos de grandes dimensões, mas dependendo do tipo de equipamento que a empresa dispõe para realizar o serviço, ela pode estabelecer um limite para realizar o trabalho com segurança.

Lembre-se que em construções de pontes vigas são içadas a dezenas de metros de altura, podendo pesar algumas toneladas. Claro que, quanto maior o equipamento necessário para erguer o objeto, mais caro será o serviço. Mas, no caso de edifícios residenciais, o mais comum é trabalhar com equipamentos leves como os descritos anteriormente.

Continue navegando no Archtrends para saber mais informações técnicas sobre porcelanatos em grandes formatos e conheça todos os modelos da nova coleção no site www.portobello.com.br!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Içamento de porcelanatos: conheça a técnic...

Içamento de porcelanatos: conheça a técnica e cuidados para erguer os grandes formatos nas residências

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies