Menu
Projetos e Obras
Busca

Técnica de Home Staging é opção para quem quer vender ou alugar imóvel mais rapidamente (Foto: HiveBoxx)

Conteúdo Conteúdo

Home Staging: conheça a técnica de decoração para anunciar imóveis

24/01/2022

Quer vender ou alugar um imóvel? Adote a técnica de Home Staging para fechar negócio mais rapidamente. Confira as principais dicas!

Causar uma boa impressão é fundamental em diferentes situações, como na hora de vender ou alugar um imóvel. Para isso, existe uma técnica de marketing que ganha cada vez mais adeptos, a chamada Home Staging.

Basicamente, a ferramenta é usada para encantar os visitantes. Ela pode ser adotada para todos os tipos de imóveis, sejam eles pequenos ou grandes, além de ser acessível a diversos públicos. Entenda melhor nas linhas a seguir!

O que é Home Staging?

Home Staging é técnica de preparação de imóveis que estão à venda ou para alugar
Home Staging é técnica de preparação de imóveis que estão à venda ou para alugar (Projeto: TAU Arquitetos)

Home Staging é uma técnica aplicada em imóveis para que fiquem mais atrativos na hora de vender ou alugar. Um dos pontos-chave para o sucesso é se colocar no lugar da pessoa que vai visitá-lo.

Afinal, se o ambiente estiver precisando de melhorias, você até pode encontrar gente interessada. Porém, provavelmente vai ter que reduzir o valor.

Em tradução literal, Home Staging quer dizer “encenação em casa”. A ferramenta surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos. Por lá, é muito conhecida e usada.

Aos poucos, ela se torna popular também no Brasil. Isso porque deixa o imóvel mais atraente, acelerando o processo de venda ou aluguel.

No Home Staging, o objetivo não é planejar os espaços para a pessoa morar, mas sim para que fique entusiasmada ao encontrar um ambiente totalmente decorado.

Assim, ela consegue se imaginar vivendo ali, o que facilita a compra ou o aluguel.

De maneira geral, a ideia é estimular os sentidos, principalmente a visão, para que o interessado consiga perceber como o ambiente pode ser agradável.

Isso é importante durante a visita, porque nesse momento a pessoa geralmente já tem todas as informações essenciais sobre o imóvel, como localização, tamanho e preço.

Em muitos casos, viu até vídeos e fotos do local. Então, a visitação é o que pode fazer a diferença para convencê-la a fechar o negócio.

Como aplicar o Home Staging?

Home Staging pode ser feito por profissionais ou levando em consideração algumas dicas práticas, como realizar pequenos consertos
Home Staging pode ser feito por profissionais ou levando em consideração algumas dicas práticas, como realizar pequenos consertos (Projeto: Maryella Campos)

É possível encontrar profissionais especializados em Home Staging, que ajudam a deixar o imóvel mais atrativo para os visitantes.

Nesse caso, ele observa a arquitetura do local e faz adaptações que combinem com a estrutura da construção.

Portanto, o proprietário deve abrir mão de seus gostos pessoais para que o profissional coloque em prática sua visão de mercado.

Além disso, é preciso que o dono tenha disposição para fazer reparos e atualizar aspectos importantes, como elétrica e hidráulica.

Mesmo assim, o Home Staging costuma valer a pena para o proprietário, uma vez que isso pode elevar o valor do imóvel.

Em seguida, listamos alguns pontos que precisam ser levados em consideração para um bom Home Staging. Acompanhe para entender melhor como essa técnica funciona na prática!

Faça pequenos consertos

Realizar pequenos reparos e consertos pode ajudar a vender um imóvel mais rapidamente
Realizar pequenos reparos e consertos pode ajudar a vender um imóvel mais rapidamente (Foto: Roselyn Tirado)

Consertar o que não está bom e renovar a pintura é fundamental para quem quer vender ou alugar um imóvel.

Muita gente acredita que os visitantes não vão reparar nesses detalhes ou que não vão se importar em consertá-los depois.

No entanto, o que acontece é que esses pontos podem interferir na decisão, uma vez que a pessoa não vai ter uma boa impressão.

Além disso, a tendência é que ela visite outros imóveis. E, se tiverem características parecidas, os detalhes vão fazer a diferença.

Modernize o imóvel

Troca de metais e outros acessórios pode ajudar a deixar imóvel mais moderno e atrativo
Troca de metais e outros acessórios pode ajudar a deixar imóvel mais moderno e atrativo (Projeto: Bruno Brandini)

Alguns itens tendem a evidenciar a idade do imóvel de uma forma negativa. Por isso, é importante observar tomadas, luminárias e torneiras. Faça a troca, caso seja necessário.

Esses são aspectos que podem fazer a pessoa pensar que a casa tem instalações elétricas e hidráulicas muito antigas.

Ou seja, são fatores que dão a entender que o local não é seguro ou que pode apresentar problemas no futuro próximo.

Guarde objetos pessoais

Guardar objetos pessoais ajuda visitante do imóvel a imaginar seus próprios itens no local
Guardar objetos pessoais ajuda visitante do imóvel a imaginar seus próprios itens no local (Foto: HiveBoxx)

Porta-retratos e outros itens são comuns em todos os lares. Mas quando uma pessoa visita um imóvel, ela quer se imaginar morando ali.

Portanto, manter esse tipo de decoração pode atrapalhar essa visão de futuro dos interessados.

Nesse caso, a dica é guardar tudo aquilo que for pessoal, até aqueles objetos decorativos que demonstram um gosto muito particular.

Dê preferência a uma decoração neutra

Visual clean ajuda a manter imóvel neutro para que visitantes se enxerguem morando nele
Visual clean ajuda a manter imóvel neutro para que visitantes se enxerguem morando nele (Projeto: Emporio Portobello)

Seguindo a linha da dica anterior, é importante deixar os espaços neutros, para que a pessoa consiga visualizar uma adaptação ao seu estilo.

No caso das paredes, prefira cores claras como branco, bege e cinza. São tons atemporais e versáteis, que ainda ampliam visualmente os cômodos.

Agora, você também pode destacar apenas uma parede com cor mais forte para demonstrar as diferentes possibilidades do ambiente.

Organize os espaços

No Home Staging, é importante arrumar os espaços para que o visitante consiga identificar as possibilidades de decoração
No Home Staging, é importante arrumar os espaços para que o visitante consiga identificar as possibilidades de decoração (Projeto: Perfil da loja Portobello Shop Anália Franco)

Quando uma pessoa visita o imóvel, quer entender como os ambientes podem ser organizados e onde ela pode colocar seus móveis e objetos.

Por isso, é importante que todos os cantinhos sejam aproveitados, apresentando possibilidades como um espaço para trabalhar em regime home office, para tomar um café ou para descansar.

Mantenha o local limpo

Ao usar técnica de Home Staging, mantenha o ambiente limpo e arrumado
Ao usar técnica de Home Staging, mantenha o ambiente limpo e arrumado (Projeto: Estúdio Fernanda Eicke)

Também é super importante deixar o imóvel limpo para a visitação. Isso porque a sujeira pode atrapalhar a visão da pessoa interessada nos materiais.

Sem falar que causa má impressão quando ela entra no ambiente. E essa sensação tende a diminuir as chances de fechar negócio.

Aliás, retire o excesso de objetos para um visual mais clean. Essa dica ajuda a dar amplitude aos espaços.

Faça um anúncio bem completo

É importante fazer boas fotos e criar um anúncio digital completo para chamar a atenção dos interessados no imóvel
É importante fazer boas fotos e criar um anúncio digital completo para chamar a atenção dos interessados no imóvel (Foto: Nicolas Solerieu)

Outra dica de Home Staging é em relação ao anúncio do imóvel em plataformas digitais. Ele precisa ser bastante completo, tanto na descrição escrita quanto em conteúdos visuais como fotos e até vídeos.

Para o texto, garanta que vai informar pontos como:

  • diferenciais, como quintal, piscina, área de churrasqueira etc;
  • áreas comuns, no caso de condomínios;
  • quantidade de banheiros;
  • quantidade de quartos;
  • vaga de garagem;
  • localização;
  • metragem.

Tenha cuidado na hora de capturar imagens. É importante se certificar de que o local está iluminado, limpo e arrumado, o que vai torná-lo mais atrativo.

Essas foram as principais dicas de Home Staging. Mas se você pensa em vender ou alugar no litoral, fique de olho também nos nossos truques de decoração para casa de veraneio!

Foto de destaque: Técnica de Home Staging é opção para quem quer vender ou alugar imóvel mais rapidamente (Foto: HiveBoxx)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *