Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Home Office: embarque nessa tendência e crie espaços criativos e funcionais

16/12/2019

O home office é uma tendência mundial. Por isso vale a pena investir em um espaço bonito, criativo e funcional.

Segundo uma recente pesquisa, 80% dos profissionais em diferentes continentes preferem trabalhar em um sistema home office, ou seja, exercem suas funções diretamente de casa, de maneira parcial ou integral.

No Brasil, a modalidade também é muito benquista, com o nosso país estando entre os lugares que mais aderem o home office. Porém, ainda há alguns paradigmas que precisam ser quebrados em relação a esse tipo de trabalho, como a ideia que “basta apenas um sofá e um notebook para tudo se resolver”.

Home Office funcional, claro e aconchegante (projeto: Ana Carolina e Mariana Lima Orsolini)

Home Office funcional, claro e aconchegante (projeto: Ana Carolina e Mariana Lima Orsolini)

O profissional em home office precisa de uma estrutura igual ou até melhor que aqueles que trabalham internamente. Um espaço criativo e funcional é essencial.

Pensando nisso, criamos este artigo com dicas de como criar um ótimo escritório home office, além de exemplos de projetos belos e práticos. Continue com a gente e confira!

Dicas de como criar escritórios funcionais para home office

Como dito, o modelo de home office exige o mesmo nível de estrutura profissional como qualquer outro. Além disso, por estar longe da rotina tradicional de uma empresa, o trabalhador precisa desenvolver uma disciplina ainda maior.

Mas tudo começa com um local adequado e funcional que facilite ao máximo a execução das tarefas diárias. Confira, abaixo, dicas de como criar ótimos escritórios para home office.

Defina o espaço necessário

Antes de iniciar o seu projeto de escritório para home office, é importante entender a sua necessidade de trabalho. Com casas e apartamentos cada vez mais compactos, uma avaliação prévia pode ajudar a garantir um escritório funcional sem precisar abrir mão do conforto do lar.

Se o home office acontecer em tempo integral durante toda a semana, é interessante investir em um espaço maior. Todavia, se o ambiente de trabalho for utilizado de maneira pontual, algo mais modesto deve ser o suficiente. Mas, é claro que a decisão final deve ser baseada nas suas necessidades reais.

Se o Home Office não for utilizado em período integral, um ambiente mais modesto é suficiente (projeto: Marcelo Alexandre Minuscoli) 

Se o Home Office não for utilizado em período integral, um ambiente mais modesto é suficiente (projeto: Marcelo Alexandre Minuscoli

O tamanho da sua residência também faz toda a diferença. Se há cômodos extras no local, vale a pena o investimento em um espaço exclusivo para escritório. Em apartamentos menores, uma divisão na sala ou no quarto pode se tornar o ambiente perfeito.

Trabalhe com um mobiliário funcional

Trabalhando a maior parte do tempo em casa, é natural que você precise de espaços para guardar documentos, papéis e outras ferramentas de trabalho. Utilizar outros cômodos da residência para essa função pode prejudicar a sua produtividade.

Para resolver isso, você deve investir em um mobiliário funcional dentro do escritório home office. Uma bancada fixa na parede é uma opção atraente, pois é um ótimo suporte e ocupa pouquíssimo espaço.

Além disso, as bancadas podem ser colocadas em grande quantidade e acima da mesa de trabalho sem dificuldade. Com isso, você passa a ter tudo o que precisa ao alcance das mãos.

Home Office com mobiliário funcional e materiais ao alcance das mãos (Projeto: Reinaldo Almeida Lopes)

Home Office com mobiliário funcional e materiais ao alcance das mãos (Projeto: Reinaldo Almeida Lopes)

Preze pela iluminação natural

Um dos pontos que mais deixam profissionais receosos em relação ao trabalho home office é justamente o “isolamento do mundo externo”. Embora seja até atrativo em alguns momentos, esse afastamento, aos poucos, pode fazer com que a pessoa perca o contato com coisas simples como a luz solar, a natureza, mundo real, entre outros.

Para tornar o seu trabalho mais agradável e impedir que essa sensação de isolamento sobressaia, preze pela iluminação natural no projeto do seu escritório, apostando em uma montagem próxima à janela.

Assim, além de aproveitar mais a luz solar, a ventilação natural e se manter a vista do mundo externo, você consegue economizar com a conta de energia.

Porém, não se esqueça da luz artificial, pois nos horários da tarde e da noite ela será fundamental para a sua produtividade. Invista em luz branca, uma potência capaz de iluminar o ambiente sem despender de uma energia exagerada.

Personalize ao seu modo

Assim como acontece dentro de uma empresa, o seu escritório home office tende a ser o lugar que você passará mais tempo. Diante disso, é essencial que o espaço seja o mais prazeroso possível.

Insira objetos e ornamentos que remetam a sua personalidade. Ainda que sejam detalhes, esses itens fazem toda diferença no dia a dia. E, geralmente, por ser em pouca quantidade, são peças que não pesam tanto no orçamento, por exemplo:

  • porcelanato estilizado;
  • pisos de parede;
  • desenhos;
  • quadros;
  • fotos.

Exemplos de projetos de escritórios home office

Um escritório home office bem planejado pode otimizar o seu trabalho, tornando a sua rotina bem mais produtiva. Para entender o quanto isso é possível, confira alguns exemplos de espaços home office.

Arquitetura materiais que remetem o estilo industrial  (projeto: Julianny Rocha)

Arquitetura materiais que remetem o estilo industrial  (projeto: Julianny Rocha)

Esse é um exemplo claro de funcionalidade e boa execução. Além disso, a arquitetura com materiais que remetem o estilo industrial, bem como os objetivos decorativos, reforçam que o dono do local faz questão de colocar a sua personalidade no ambiente.

Home Office em um espaço grande, mas bem personalizado (Projeto: Estúdio AZ Arquitetura)

Home Office em um espaço grande, mas bem personalizado (Projeto: Estúdio AZ Arquitetura)

Nesse projeto abaixo, o usuário optou por um tom predominantes mais escuro. Assim, trazendo mais seriedade ao ambiente.O estilo da cadeira, o posicionamento da bancada e prateleira trazem dinamismo ao ambiente.  Além disso, houve a preocupação em deixar tudo próximo das mãos. Assim, facilitando a execução do trabalho no dia a dia.

O tom predominantes mais escuro do Home Office traz seriedade ao ambiente. (projeto: Portobello S.A)

O tom predominantes mais escuro do Home Office traz seriedade ao ambiente. (projeto: Portobello S.A)

Enfim, com as facilidades tecnológicas que surgem diariamente, o número de adeptos ao home office tende a crescer cada vez mais. No Brasil, por exemplo, a última reforma trabalhista já colocou em pauta os direitos e deveres de empresas e profissionais que optam pela modalidade. Não há como fugir dessa tendência, por isso é importante garantir um espaço que seja confortável e favorável a sua produção diária.

Gostou do conteúdo de hoje sobre a tendência home office? Que tal acessar o post sobre os projetos corporativos de escritórios mais bacanas do mundo!

Imagem destaque: clique aqui para ver a imagem destaque em alta resolução!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *