Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Dicas para montar um home office pequeno na sua casa

18/01/2021

É possível ter um home office pequeno, personalizado e funcional, garantindo um espaço específico para estudo e trabalho dentro de casa.

Com a atual flexibilidade de trabalho, trazida pela pandemia de COVID-19, muitas pessoas passaram a buscar maneiras criativas e funcionais de montar um home office pequeno. Afinal, mesmo cômodos compactos podem receber essa área, permitindo trabalhar de casa com muito mais conforto.

O escritório em casa pode ser montado em diferentes ambientes, como sala, quarto ou até mesmo algum outro espaço pequeno e menos utilizado, como corredor, hall ou um cantinho embaixo da escada.

Como montar um home office pequeno?

Para montar um escritório pequeno, investir em um ambiente planejado é uma excelente dica, pois isso garante que você conseguirá otimizar o espaço, tornando-o mais prático e funcional.

Em geral, o home office costuma ser montado em salas ou quartos, aproveitando o espaço do cômodo. 

Como há um compartilhamento dessas áreas, uma boa dica é utilizar móveis multifuncionais, como as opções de sofá retrátil e reclinável, ou móveis de canto, que permitem aproveitar melhor o espaço e ainda podem ser dispostos conforme a necessidade.

Uma boa ideia para um home office pequeno é aproveitar o mesmo cômodo para mais de uma função (Projeto: Mariana Tormenhaiduk)

É possível, por exemplo, usar uma estante com escrivaninha embutida ou uma mesa retrátil para a escrivaninha home office. Para home office no quarto de visitas, um sofá-cama é uma excelente ideia, pois traz ainda mais versatilidade. Já se a ideia é montar um escritório na sala, os móveis retráteis são muito indicados, porque podem ser integrados à decoração.

Lembre-se ainda da importância de manter tudo organizado, garantindo mais funcionalidade para seu escritório home office. Nesse sentido, vale apostar em móveis com gavetas e nichos.

Outro ponto crucial é a iluminação, posto que é fundamental escolher um lugar que receba boa luz natural e também ofereça uma iluminação artificial reforçada. Se possível, deixe a bancada principal próxima à janela, assim ela receberá luz com facilidade.

Posicionar a mesa próxima à janela garante o melhor aproveitamento da iluminação natural (Projeto: Portobello S.A.)

No caso da luz artificial, prefira lâmpadas de luz branca, em vez das amarelas, pois auxiliam na concentração e na precisão. Você pode investir, por exemplo, em um pendente em cima da mesa de trabalho ou uma luminária sobre o móvel.

Finalize investindo na decoração de home office, para deixar o local personalizado com o seu estilo. Use quadros, posters, frases motivacionais, quadros de avisos, vasos de flores, porta-retratos e outros itens que você preferir.

Lembre-se de que a decoração de escritório é importante para trazer um clima especial e uma motivação extra ao trabalho. 

Invista na decoração do home office pequeno, colocando quadros, vasos de plantas e objetos decorativos (Projeto: Debaixo do Bloco Arquitetura)

Assim como os objetos decorativos, os móveis para escritório também devem ser pensados de acordo com o ambiente e o trabalho, considerando a ergonomia e a altura de cada um, como a bancada e a cadeira de escritório.

Pisos e revestimentos para home office

Os pisos e revestimentos também devem ser considerados para criar um espaço de home office pequeno, conciliando a escolha com o estilo decorativo do ambiente. Vale ressaltar que mesmo um espaço compacto pode ser estiloso e estar de acordo com a personalidade do morador.

São muitas as opções para esse ambiente, como urbano, clean, moderno, rústico, romântico ou retrô. Como o ambiente é pequeno, invista em revestimentos de tonalidades mais claras, que ampliam visualmente o espaço, além de melhorarem a iluminação.
Caso você queira dar um toque rústico ou natural, a dica é optar por um revestimento como o porcelanato que reproduze madeira e também ajudam a deixar a área mais aconchegante – ideal, por exemplo, para quem está montando o home office no quarto.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *