Menu
Projetos e Obras
Busca
Home Office: dicas importantes para trabalhar com as crianças em casa

Conteúdo Matérias

Home Office: dicas importantes para trabalhar com as crianças em casa

20/05/2020

O home office é uma novidade que veio para ficar. Por isso, é preciso equilibrar o trabalho com os cuidados com as crianças. Veja algumas dicas!

Segundo uma recente pesquisa, 80% dos profissionais em diferentes continentes preferem trabalhar em um sistema home office, ou seja, exercem suas funções diretamente de casa, de maneira parcial ou integral. Isso se intensificou ainda mais com a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que fez com que muitas pessoas deixassem de ir temporariamente para os escritórios das empresas.

No Brasil, a modalidade também é muito benquista, com o nosso país estando entre os lugares que mais aderem ao home office. Porém, ainda há alguns paradigmas que precisam ser quebrados em relação a esse tipo de trabalho, como a ideia que “basta apenas um sofá e um notebook para tudo se resolver”. Além disso, os pais que têm filhos pequenos também precisam ter cuidados especiais para trabalhar com as crianças em casa.

O profissional em home office precisa de uma estrutura igual ou até melhor que aqueles que trabalham nas empresas Foto: Freepik)

O profissional em home office precisa de uma estrutura igual ou até melhor que aqueles que trabalham nas empresas (Foto: Freepik)

O profissional em home office precisa de uma estrutura igual ou até melhor que aqueles que trabalham internamente. Um espaço criativo e funcional é essencial. Isso é importante, sobretudo, porque essa tendência tende a se manter, mesmo depois que cenário de pandemia terminar. Isso é evidenciado em um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que afirma que o trabalho em casa crescerá 30% após a crise do coronavírus.

Pensando nisso, criamos este artigo com dicas de como trabalhar com as crianças em casa e  criar um ótimo escritório home office, além de exemplos de projetos belos e práticos. Continue com a gente e confira!

Dicas para trabalhar em home office com crianças em casa

Ter um espaço exclusivo para trabalhar é essencial para manter a produtividade (Projeto: Mariana Tormen Haiduk)

Ter um espaço exclusivo para trabalhar é essencial para manter a produtividade (Projeto: Mariana Tormen Haiduk)

Como focar no trabalho e dar atenção aos filhos ao mesmo tempo? Esse é um dilema que tem sido enfrentado por muitos pais de crianças, durante a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus.

Apesar de ser um cenário novo para a maioria das pessoas, se adaptar a ele é essencial, tendo em vista que a tendência é que o home office cresça, mesmo quando tudo isso passar, como mostra a pesquisa da FGV que comentamos anteriormente.

Veja, a seguir, algumas dicas para tirar o máximo de proveito do home office e manter a atenção no trabalho, mesmo com crianças em casa.

Planeje a rotina das crianças

Planejar uma rotina ajuda as crianças a compreenderem a necessidade dos pais trabalharem em casa (Foto: Freepik)

Planejar uma rotina ajuda as crianças a compreenderem a necessidade dos pais trabalharem em casa (Foto: Freepik)

Se para você é difícil ficar em casa 24 horas por dia, imagine para uma criança. É claro que os pequenos ficarão impacientes e podem ter vontade de brincar na rua, fazer passeios etc. Para evitar que isso aconteça e atrapalhe o seu trabalho, faça um planejamento de rotina para os filhos e converse com eles, sobre a importância de cumpri-lo.

Você pode definir horários para as atividades dos seus filhos, como assistir às aulas on-line ou fazer as tarefas a distância propostas pela escola, assistir a desenhos ou séries infantis na TV, jogar games educativos no computador ou videogame, fazer leituras de livros e revistas em quadrinhos etc.

Explique para as crianças que é importante elas manterem uma rotina enquanto você trabalha. Prometa a elas que, se forem bem-comportadas durante o dia, depois vocês farão um programa juntos, como uma brincadeira divertida ou preparar uma sobremesa especial.

Vista-se de forma profissional

O universo infantil é bastante lúdico e o aspecto visual conta muitos pontos para que as crianças compreendam uma situação. Por isso, é uma boa ideia que você se vista de forma profissional quando estiver trabalhando. Até mesmo o crachá da empresa pode ser utilizado, para que os seus filhos entendam que você está executando as suas atividades profissionais.

Se você ficar o dia todo de pijama, por exemplo, as crianças pensarão que você está de férias ou de folga. Logo, vão querer atenção, chamar para brincadeiras e atrapalhar as suas tarefas.

Comece a sua rotina de trabalho cedo

Uma das vantagens do home office é que você não precisa cumprir um horário específico para trabalhar, na maioria dos casos. O controle do trabalho é muito mais por tarefas cumpridas do que por horas trabalhadas e isso é um ponto muito positivo para os pais de crianças pequenas.

Por isso, é uma boa ideia começar a rotina cedo, quando as crianças ainda estiverem dormindo. Assim, você aproveita o silêncio no lar para produzir bastante de manhã. De tal maneira, terminará as atividades de trabalho com antecedência e poderá dedicar mais tempo do dia para as crianças, quando elas estiverem acordadas.

Trabalhe em horários alternados com o seu parceiro

A flexibilidade de horários do home office também pode ser útil para que os pais trabalhem em turnos alternados. Você pode trabalhar pela manhã e parte da tarde, por exemplo, com o seu marido ou esposa ficando com as crianças nesse período.

Depois, à tardinha e parte da noite, seu companheiro ou companheira trabalha e você fica com os pequenos. Com esse revezamento, o casal pode trabalhar e as crianças nunca ficarão desassistidas.

Home Office funcional, claro e aconchegante (Projeto: Ana Carolina e Mariana Lima Orsolini)

Home Office funcional, claro e aconchegante (Projeto: Ana Carolina e Mariana Lima Orsolini)

Prepare as refeições com antecedência

Trabalhar em casa também significa fazer as refeições em casa, pelo menos enquanto durar a pandemia e sermos obrigados a sair para rua a menor quantidade de tempo possível.

Por isso, é uma boa ideia preparar as refeições com antecedência, para que você não precise parar o trabalho para fazer o almoço. É uma boa ideia fazer compras para a semana toda no supermercado e preparar a comida para todos os dias, mantendo tudo congelado em porções.

Depois, basta descongelar os alimentos no micro-ondas e fazer as refeições com praticidade. Com certeza isso fará com que você otimize a rotina e possa trabalhar de forma mais tranquila durante o dia a dia.

Ensine as crianças a fazerem atividades domésticas

Para que a casa se mantenha em ordem e os afazeres domésticos não ocupem a maior parte do seu tempo, convém ensinar os pequenos a terem cuidados e realizarem algumas atividades.

É claro que você não deve colocar as crianças para fazer uma faxina pesada, mas de acordo com uma reportagem da revista Crescer, algumas atividades domésticas podem ser feitas por crianças acima dos 8 anos.

Você pode ensinar os pequenos a guardar e organizar os brinquedos depois de terminar as brincadeiras, cuidar das plantas, tirar o pó dos móveis, arrumar a cama etc. De tal maneira, a casa permanecerá sempre organizada e as crianças aprenderão que elas podem fazer bagunça, desde que arrumem depois.

Dicas de como criar escritórios funcionais para home office

Como dito, o modelo de home office exige o mesmo nível de estrutura profissional como qualquer outro. Além disso, por estar longe da rotina tradicional de uma empresa, o trabalhador precisa desenvolver uma disciplina ainda maior.

Como essa é uma tendência que veio para ficar, é de fundamental importância que se tenha um cômodo ou espaço da casa destinado para o trabalho. Trabalhar em espaços improvisados, como o sofá ou a mesa da cozinha não é adequado e você precisa compreender isso para ser mais produtivo.

Mas tudo começa com um local adequado e funcional que facilite ao máximo a execução das tarefas diárias. Confira, abaixo, dicas de como criar ótimos escritórios para home office.

Se o Home Office não for utilizado em período integral, um ambiente mais modesto é suficiente (Projeto: Marcelo Alexandre Minuscoli) 

Se o Home Office não for utilizado em período integral, um ambiente mais modesto é suficiente (Projeto: Marcelo Alexandre Minuscoli)

Defina o espaço necessário

Antes de iniciar o seu projeto de escritório para home office, é importante entender a sua necessidade de trabalho. Com casas e apartamentos cada vez mais compactos, uma avaliação prévia pode ajudar a garantir um escritório funcional sem precisar abrir mão do conforto do lar.

Se o home office acontecer em tempo integral durante toda a semana, é interessante investir em um espaço maior. Todavia, se o ambiente de trabalho for utilizado de maneira pontual, algo mais modesto deve ser o suficiente. Mas, é claro que a decisão final deve ser baseada nas suas necessidades reais.

O tamanho da sua residência também faz toda a diferença. Se há cômodos extras no local, vale a pena o investimento em um espaço exclusivo para escritório. Em apartamentos menores, uma divisão na sala ou no quarto pode se tornar o ambiente perfeito.

Trabalhe com um mobiliário funcional

Trabalhando a maior parte do tempo em casa, é natural que você precise de espaços para guardar documentos, papeis e outras ferramentas de trabalho. Utilizar outros cômodos da residência para essa função pode prejudicar a sua produtividade.

Para resolver isso, você deve investir em um mobiliário funcional dentro do escritório home office. Uma bancada fixa na parede é uma opção atraente, pois é um ótimo suporte e ocupa pouquíssimo espaço.

Além disso, as bancadas podem ser colocadas em grande quantidade e acima da mesa de trabalho sem dificuldade. Com isso, você passa a ter tudo o que precisa ao alcance das mãos.

Home Office com mobiliário funcional e materiais ao alcance das mãos (Projeto: Reinaldo Almeida Lopes)

Home Office com mobiliário funcional e materiais ao alcance das mãos (Projeto: Reinaldo Almeida Lopes)

Preze pela iluminação natural

Um dos pontos que mais deixam profissionais receosos em relação ao trabalho home office é justamente o “isolamento do mundo externo”. Embora seja até atrativo em alguns momentos, esse afastamento, aos poucos, pode fazer com que a pessoa perca o contato com coisas simples como a luz solar, a natureza, mundo real, entre outros.

Para tornar o seu trabalho mais agradável e impedir que essa sensação de isolamento sobressaia, preze pela iluminação natural no projeto do seu escritório, apostando em uma montagem próxima à janela.

Assim, além de aproveitar mais a luz solar, a ventilação natural e se manter a vista do mundo externo, você consegue economizar com a conta de energia.

Porém, não se esqueça da luz artificial, pois nos horários da tarde e da noite ela será fundamental para a sua produtividade. Invista em luz branca, uma potência capaz de iluminar o ambiente sem despender de uma energia exagerada.

Personalize ao seu modo

Assim como acontece dentro de uma empresa, o seu escritório home office tende a ser o lugar que você passará mais tempo. Diante disso, é essencial que o espaço seja o mais prazeroso possível.

Insira objetos e ornamentos que remetam a sua personalidade. Ainda que sejam detalhes, esses itens fazem toda diferença no dia a dia. E, geralmente, por ser em pouca quantidade, são peças que não pesam tanto no orçamento, por exemplo:

Exemplos de projetos de escritórios home office

Um escritório home office bem planejado pode otimizar o seu trabalho, tornando a sua rotina bem mais produtiva. Para entender o quanto isso é possível, confira alguns exemplos de espaços home office.

Arquitetura com materiais que remetem o estilo industrial  (Projeto: Julianny Rocha)

Esse é um exemplo claro de funcionalidade e boa execução. Além disso, a arquitetura com materiais que remetem o estilo industrial, bem como os objetivos decorativos, reforçam que o dono do local faz questão de colocar a sua personalidade no ambiente.

Nesse projeto abaixo, o usuário optou por um tom predominante mais escuro. Assim, trazendo mais seriedade ao ambiente. O estilo da cadeira, o posicionamento da bancada e prateleira trazem dinamismo ao ambiente.  Além disso, houve a preocupação em deixar tudo próximo das mãos. Assim, facilitando a execução do trabalho no dia a dia.

O tom predominante mais escuro do Home Office traz seriedade ao ambiente (Projeto: Portobello S.A)

O tom predominante mais escuro do Home Office traz seriedade ao ambiente (Projeto: Portobello S.A)

Enfim, com as facilidades tecnológicas que surgem diariamente, o número de adeptos ao home office tende a crescer cada vez mais. No Brasil, por exemplo, a última reforma trabalhista já colocou em pauta os direitos e deveres de empresas e profissionais que optam pela modalidade. Não há como fugir dessa tendência, por isso é importante garantir um espaço que seja confortável e favorável a sua produção diária.

Gostou do conteúdo de hoje sobre a tendência home office e dicas para ter uma rotina com crianças enquanto trabalha em casa? Que tal acessar o post sobre os projetos corporativos de escritórios mais bacanas do mundo!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *