10.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Macrotendência Hide or Slide foi destaque na EuroCucina 2022 e chegou para ficar (Foto: Divulgação Boffi)

Hide or Slide: conheça a tendência minimalista para o mobiliário

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.08.2022
Tendência revela a necessidade de ter ambientes funcionais e práticos, que se adaptam à rotina dos moradores. Saiba como ter um espaço Hide or Slide
minutos de leitura

Referência para profissionais de arquitetura, decoração de interiores e design, o Salone Internazionale del Mobile di Milano completou 60 anos em 2022, mantendo a tradição de trazer novidades. Uma delas é a macrotendência Hide or Slide, que aparece especificamente em cozinhas.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Ela está no Trend Report que a Portobello criou, reunindo as percepções de um time de peso sobre tudo o que rolou tanto no Salone quanto na mostra EuroCucina, que aconteceu de forma paralela.

Neste caso, o foco são as cozinhas de alto padrão, que chegaram repletas de referências minimalistas.

Além do visual sem muitos detalhes, a tendência Hide or Slide ainda foca na funcionalidade dos móveis e dos espaços.

Para entender melhor sobre essa tendência e descobrir como ela pode ser colocada em prática, acompanhe a leitura!

Minimalismo é principal referência de Hide or Slide

Características do minimalismo ganham destaque em tendência Hide or Slide (Projeto: Portobello S.A.)

Muito se espera para ver a estética das tendências apresentadas no Salone del Mobile. Porém, o que aparece por lá vai muito além da aparência.

Isso porque, na verdade, a estética apenas reflete comportamentos e necessidades da sociedade. E no caso de Hide or Slide, consideramos uma macrotendência justamente porque é algo que veio para ficar por bastante tempo. Sendo assim, tende a durar mais do que uma tendência.

Estamos falando da urgência do minimalismo. Depois de longos anos de isolamento social, incertezas e medos, aprendemos que podemos viver com menos.

Não só podemos, como devemos. Afinal, o consumo desenfreado vem impactando cada vez mais o meio ambiente. E a sustentabilidade foi um dos grandes pontos do Salone de 2022.

No minimalismo, um dos pontos centrais é o desapego do excesso, o que é visto em muitas cozinhas. É necessário colocar em prática o famoso “menos e mais”, o que contribui para um ambiente mais organizado e limpo.

Além disso, o que fica precisa ter uma utilidade. Portanto, na tendência Hide or Slide saem aqueles vários utensílios e eletrodomésticos que ficam expostos nas bancadas.

O mesmo acontece com o mobiliário minimalista, que gera conforto visual e também revela uma funcionalidade impecável. Os móveis embutidos são prontos para serem usados quando necessário. E tudo isso reflete muito bem tudo o que estamos vivendo.

Outra característica que tende a ser marcante em espaços minimalistas é o uso de cores neutras. Combinam com tudo e são atemporais, o que contribui para uma aparência duradoura, evitando reformas e mudanças frequentes.

Para obter uma aparência que atravessa o tempo, a escolha também costuma ser por linhas geométricas e planas. Elas podem ser básicas, mas também trazer um toque de sofisticação.

O que é e como se manifesta a tendência Hide or Slide

Hide or Slide traz eletrodomésticos embutidos, armários e portas que escondem utensílios
(Divulgação Salone del Mobile / Foto: Diego Ravier)

Depois de entender melhor como surgiu a tendência Hide or Slide e conferir sua principal referência, é hora de saber mais sobre suas características e maneiras de aplicar.

Basicamente, Hide or Slide diz respeito a mobiliários com estilo minimalista e que escondem a sua real utilidade. Em tradução literal, o termo quer dizer justamente “esconder ou deslizar”.

Na edição do Salão do Móvel de Milão de 2022, as cozinhas fizeram um contraponto com o mobiliário exposto em outros ambientes.

Enquanto os móveis foram apresentados de uma forma bastante aconchegante, como na tendência Comfy & Cozy, a cozinha chegou mais fria e minimalista.

Essa característica foi percebida em diferentes marcas que expuseram seu trabalho no Salone, o que configura uma tendência unânime.

Os eletrodomésticos escondidos já vinham de tendências anteriores, mas agora aparecem com mais força. Na tendência Hide or Slide, tudo o que pode ser camuflado se integra à decoração.

Geladeira, fogão, forno, micro-ondas, coifa, lava-louças… Até a cuba e a torneira se camuflam na tendência Hide or Slide.

Afinal, a ideia é justamente esconder, otimizando os espaços e conferindo um aspecto minimalista ao ambiente.

Além disso, móveis deslizantes também ganham espaço. É o caso de bancadas que podem ser puxadas somente quando forem úteis. Elas também podem ser usadas para esconder torneira e cuba, por exemplo.

Para sintetizar essa tendência, o time da Portobello a dividiu em três principais tópicos. São eles:

EuroCucina

Portas deslizantes podem esconder uma cozinha inteira (Foto: Valcucine)

A EuroCucina é uma feira bianual que acontece de forma paralela ao Salone del Mobile. Ela é dedicada às cozinhas inovadoras, de alto padrão, que norteiam projetos por todo o mundo.

Em 2022, a tendência Hide or Slide dominou a EuroCucina com seu design funcional e minimalista. Bancadas revestidas em mármores com funcionalidades escondidas chamaram a atenção.

Também esteve em evidência nas exposições a inovação tecnológica e a eficiência energética. Afinal, como mencionamos, a sustentabilidade foi tema central no Salone, refletindo uma macrotendência que permeia também outros mercados.

Sensível ao toque

Placa pode esconder a pia, tornando o espaço mais versátil (Foto: Stosa Cucine)

Um dos principais aspectos dessa macrotendência é o fato de contar com armários de cozinha e eletrodomésticos que têm funcionalidades escondidas.

Sensíveis ao toque, os móveis revelam fornos, cubas e geladeiras, que ficam atrás de placas deslizantes.

Aqui, é importante destacar a personalização do projeto. Afinal, para aderir a essa tendência é necessário levar em consideração os mínimos detalhes de cada ambiente.

Tudo precisa se encaixar perfeitamente para fazer sentido, de um jeito que o resultado seja funcional e agradável aos olhos.

Além dos móveis serem projetados para ocupar seus devidos espaços na planta da cozinha, ainda é necessário considerar o tamanho dos eletrodomésticos e eletroportáteis. Já que ficam “escondidos”, precisam ter um espaço destinado especialmente a eles.

Portanto, isso inclui já saber as medidas dos eletros na hora de mandar fazer os móveis da cozinha planejada.

Atelier do alimento

Gavetas permitem esconder a bagunça e ainda deixam à mão tudo o que é importante para a rotina da casa (Foto: Falper)

Também com o intuito de facilitar a vida das pessoas, a tendência Hide or Slide traz como característica a adaptação dos espaços.

Além disso, é importante que as ferramentas estejam sempre à mão para quando os moradores precisarem preparar seus alimentos.

Porém, como adota o estilo minimalista, a cozinha não deve ter excessos. É fundamental manter um visual clean e arrumado.

Saem de cena aqueles eletrodomésticos e utensílios pouco usados, mas que ficam expostos, ganhando um protagonismo desnecessário.

Em seu lugar, superfícies planas escondem aquilo que é realmente útil no dia a dia, como panelas, liquidificador e o que mais fizer parte da rotina da casa.

5 dicas para uma cozinha Hide or Slide

Sempre acompanhando as novidades do mercado para trazer produtos aderentes e inovadores, a Portobello levou um time de profissionais ao Salone del Mobile.

Eles se juntaram aos mais de 260 mil visitantes da edição, que aconteceu durante 6 dias, em Milão, na Itália. Pessoas de mais de 170 países puderam conferir novidades de mais de 2.100 marcas, grande parte internacional (27%).

Além da tendência Hide or Slide, a Portobello mapeou outras três: Comfy & Cozy, Nossa Natureza e Here Comes The Fun.

Elas aparecem no Trend Report da Portobello, que reúne as principais informações. O material é rico e muito interessante, sobretudo para profissionais que querem se atualizar.

Nele, é possível notar algumas maneiras de aderir à tendência Hide or Slide, que listamos na sequência:

1. Livre-se dos excessos

Tendênca Hide or Slide preza pela organização e pela limpeza
(CASACOR Paraná 2022 / Projeto: Renata Pizani / Foto: Fabio Junior Severo)

Uma das principais características do minimalismo é muito bem traduzida na frase “menos e mais”. Por isso, na tendência Hide or Slide os eletrodomésticos e eletroportáteis perdem o protagonismo. Agora, a ideia é esconder toda essa parte mais “fria” da cozinha.

Em vez dos eletrodomésticos, algumas marcas levaram ao Salone outros itens, que ganharam protagonismo, como livros, celular e itens de decoração.

2. Pense na versatilidade

A dica anterior contribui ainda para ter um espaço mais acolhedor e versátil. Isso porque permite que o ambiente seja usado para outras finalidades.

Por exemplo, ao esconder a pia com uma bancada deslizante, dá para apoiar um laptop, transformando o local em um home office.

3. Considere integrar os espaços

Integração entre os espaços ajuda a deixar cozinha mais funcional (Projeto: Portobello S.A.)

Com a pandemia e o isolamento social, uma tendência de decoração que ganhou força foi a dos ambientes integrados. Isso porque eles facilitam o dia a dia, ampliando as possibilidades dos ambientes, além de facilitar a circulação.

O interessante de uma cozinha com visual minimalista, nesse cenário, é que se conecta facilmente a outros espaços, como a sala, sem poluir com tantos elementos visuais. Até porque, fica mais fácil integrar o ambiente neutro ao restante da casa.

4. Use o mesmo revestimento

Mesmo revestimento no piso e na bancada ajuda a ampliar os espaços (Projeto: Portobello S.A.)

Na tendência Hide or Slide, o minimalismo aparece também nos revestimentos. Durante o Salone, foi possível notar que o mesmo revestimento para piso também era usado nos móveis e bancadas, dando a ideia de continuidade.

Esse é um recurso interessante, inclusive, para projetos de cozinhas pequenas, uma vez que ajuda a dar amplitude ao ambiente.

5. Prefira tons neutros

De maneira geral, o minimalismo dá preferência às cores neutras e claras. No entanto, um ambiente funcional e versátil também pode ter tonalidades mais escuras, como o marrom que aparece na madeira.

Além disso, as cores quentes e terrosas apareceram no Salone trazendo aconchego e vida para os espaços. Sendo assim, também podem ser usadas em cozinhas Hide or Slide, principalmente em tons menos vibrantes ou em pontos de cor.

Como uma das maneiras de aderir a essa tendência é integrando os espaços, uma boa opção pode ser a cozinha americana. Entenda como ter um ambiente assim, prezando pela beleza e pela organização!

Imagem principal: Macrotendência Hide or Slide foi destaque na EuroCucina 2022 e chegou para ficar (Foto: Divulgação Boffi)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Hide or Slide: conheça a tendência minimali...

Hide or Slide: conheça a tendência minimalista para o mobiliário

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies