25.06.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Obra de arte de Gustav Klimt com o uso de tecnologias de realidade aumentada e projeções (Foto: Bárbara Cassou)

Uma imersão cinematográfica nas obras de Gustav Klimt

calendar-blank-line
25.06.2021
Já imaginou estar dentro de uma obra de arte de Gustav Klimt? Com o uso de tecnologias de realidade aumentada e projeções, é possível! Confira os detalhes.
minutos de leitura

"Quem quer saber alguma coisa de mim, que observe meus quadros com atenção e que busquem neles quem sou e o que quero", dizia Gustav Klimt. Para entender a fundo as obras deste renomado artista e oferecer uma experiência imersiva sob seus quadros, a Ideal Centre d'Arts Digitals lançou uma exposição cinematográfica, com projeções e realidade aumentada. 

Gustav Klimt
Sala principal da exposição onde os visitantes vivenciam estar dentro dos quadros de Gustav Klimt (Foto: Bárbara Cassou)

A Ideal Centre d'Arts Digitals é um centro de arte digital com sede em Barcelona, localizado no bairro Poblenou. Dedicado para a produção e exposição de artes digitais, com objetivo de criar conteúdo de espaços imersivos e experienciais para os visitantes através de audiovisual, realidade aumentada, realidade virtual e holografia.  

Confira também a exposição sobre Monet também oferecida pela Ideal

Sua mais nova exposição foi em torno das obras e da vida do artista Gustav Klimt.

Gustav Klimt
Sala principal da exposição que passa as projeções animadas dos quadros de Gustav Klimt (Foto: Bárbara Cassou)

Klimt nasceu em 1862 e foi um artista austríaco muito importante para seu tempo, marcando sua arte entre os estilos Art Nouveau e Simbolismo. Suas obras possuem uma carga de sensualidade, abstração e técnicas inovadoras. Antes mesmo de fazer 30 anos, Gustav Klimt já era considerado um dos artistas mais prestigiados de Viena. Algumas de suas obras alcançaram um dos preços mais altos na história do mercado da arte. Como, por exemplo, em 2006 o retrato Adele Bloch-Bauer foi vendido por 135 milhões de dólares e, em 2016, outro retrato de Adele Bloch-Bauer por 150 milhões de dólares. 

A exposição começa com um corredor que mostra uma linha do tempo e toda informação contextual necessária para os visitantes, explicando melhor as mudanças sociais e políticas que aconteciam na época e como isso impactava na arte no mundo.

Gustav Klimt
A primeira sala de exposição das obras de Gustav Klimt possui um monumento grande que exibe a projeção de obras como "Morte e Vida" e "A virgem" (Foto: Bárbara Cassou)

Um dos temas centrais que o artista sempre retratou foi sobre mulheres. Mas diferente de vários artistas da época, que somente retratavam a mulher como uma musa e um objeto de contemplação, com pouca personalidade, Klimt retratava a mulher segura de si mesma e com uma atitude proativa. Para representar esse importante tema nas obras dos artistas, a primeira exposição cinematográfica que os visitantes vivenciam é um grande monumento que projeta obras de Klimt como "Morte e Vida" e "A virgem". 

Outra parte da exposição que mostra essa característica do artista de retratar mulheres é uma projeção dinâmica que vai mudando de acordo com o tempo.

Gustav Klimt
Obras de Gustav Klimt que mostra mulheres, através de quadros animados em projeção (Foto: Bárbara Cassou)

  Mas o destaque da exposição é uma grande sala com pufes onde passam grandes projeções, tanto nas paredes quanto no chão, com imagens animadas dos quadros de Gustav Klimt. É como se os visitantes estivessem dentro dos quadros do artista e pudessem vivenciá-los. 

E, finalmente, a exposição termina com a tecnologia de realidade aumentada. Os visitantes podem sentar-se em cadeiras e colocar óculos 3D para descobrir outros quadros do artista em 360 graus. 

Gustav Klimt
Sala de realidade aumentada, onde os visitantes podem ter a visão 360 graus dos quadros de Gustav Klimt (Foto: Bárbara Cassou)

 É interessante como a tecnologia afeta a arte até hoje. Anteriormente, ela era usada como forma de reproduzir exatamente a realidade através de retratos realísticos. Com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, veio o surgimento das câmeras fotográficas, fazendo com que a arte mudasse de estilo e de função. E hoje chegamos a um ponto onde é possível fazer uma imersão 3D e animada dentro das obras de artes, vivenciando-as ainda mais, como as de Gustav Klimt.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Uma imersão cinematográfica nas obras de Gu...

Uma imersão cinematográfica nas obras de Gustav Klimt

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá Bárbara Cassou,
    Por favor pode me informar o local das imersivas de Claude Monet e Gustav Klimt em 2023 e 2024?
    Obrigada.

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies