Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Guia Arquitetônico Portobello – Guangzhou Opera House

05/08/2011

O projeto Guangzhou Opera House foi assinado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid – uma das profissionais mais proeminentes da atualidade.

À beira do rio Guangdong – conhecido como o “rio das Pérolas” – encontra-se um dos maiores engenhos da China: o Guangzhou Opera House. O Teatro já esteve em destaque aqui no blog, pouco antes de sua inauguração. Hoje, mergulhamos mais fundo em suas curvas.

Inspirações vindas das pedras moldadas pela erosão proporcionaram ao edifício uma incrível dimensão, que ganha ainda mais destaque, através de peças triangulares de granito desenhadas em suaves linhas assimétricas.

Guangzhou Opera House

Inaugurado no início de 2011, o Teatro de ópera já atrai turistas de todo o mundo e é admirado por seu design inovador, buscando refletir uma analogia da paisagem – manifestando a essência da natureza. O projeto Guangzhou Opera House foi assinado pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid – uma das profissionais mais proeminentes da atualidade.

Guangzhou Opera House

O auditório de 1800 lugares do auditório do Teatro abriga a tecnologia acústica mais recente, e a sala menor multifuncional de 400 lugares foi projetada para os ensaios das óperas e concertos.

Guangzhou Opera House
Guangzhou Opera House

O design do edifício foi influenciado por vales de rios e pela maneira que eles são transformados pela erosão. As linhas de dobras nesta paisagem definem os territórios e as zonas dentro do Teatro. O formato arrojado permite que a luz natural penetre na profundidade do edifício. O projeto evoluiu através dos conceitos de uma paisagem natural e a interação fascinante entre arquitetura e meio ambiente.

Matéria publicada originalmente na Revista SER.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *