30.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Comprar um guarda-roupa requer planejamento. Conheça os principais modelos e saiba como escolher o seu (Projeto: Josi Barros)

Guarda-roupa: quais são os principais modelos e como escolher o seu?

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.05.2022
Saiba quais são os tipos de guarda-roupa disponíveis no mercado e entenda o que você precisa considerar antes de fechar a compra do seu
minutos de leitura

O guarda-roupa é um móvel essencial em projetos de quartos e closets. Além de muito útil, ajudando a manter a organização, ele ainda pode fazer parte do décor. Afinal, há diversas opções, com características distintas.

Para ajudar você a escolher a alternativa certa e acertar na decoração, listamos os principais modelos disponíveis e mostramos o que levar em consideração na hora de comprar o seu. Fique com a gente para conferir!

Quais são os principais modelos de guarda-roupa?

Há diversos tipos de guarda-roupa. E não tem um melhor ou pior do que o outro. Afinal, tudo vai depender de fatores como projeto, espaço disponível, orçamento e estilo de decoração, entre outras variáveis. Confira, a seguir, os principais modelos!

Guarda-roupa planejado

Guarda-roupa planejado
Móveis planejados são o sonho de consumo de muita gente, pois ajudam a personalizar o projeto
(Projeto: Stilo Arquitetura)

O guarda-roupa planejado tem como principal vantagem aproveitar cada cantinho do quarto, o que é ótimo para quem mora em casa ou apartamento pequeno.

Ele é feito sob medida e é totalmente customizado. Assim, o morador pode escolher tamanho, materiais, cores, acabamentos etc.

Além de personalizar o visual, também dá para selecionar a quantidade de gavetas, prateleiras, cabideiros e outros compartimentos. 

Isso permite acomodar melhor roupas, sapatos e demais itens, como roupa de cama e toalhas de banho e rosto.

Contudo, você não vai encontrar esse tipo de guarda-roupa em grandes lojas físicas ou virtuais. É preciso encomendar em uma empresa especializada em móveis planejados.

O interessante é que é possível incluir outros itens, como cama e escrivaninha. Uma dica e tanto para aproveitar todos os espaços do ambiente!

Apesar de todas essas vantagens, o guarda-roupa planejado fica de fora do projeto de algumas pessoas por causa do valor mais elevado. Isso acontece porque ele é feito sob medida.

Os preços variam de acordo com a região e a loja, além de escolhas como materiais, acabamentos e compartimentos.

Por outro lado, o fato de ser totalmente personalizado permite o uso em quartos de bebê, de solteiro, de casal e até em closets.

Embutido

Guarda-roupa embutido
Guarda-roupa embutido é discreto e se confunde com a decoração (Projeto: Vivi Lopa – Tivi studio de arquitetura)

Já o guarda-roupa embutido é ideal para manter um aspecto clean. Combina muito bem com a arquitetura minimalista, principalmente se tiver design simples e cor neutra.

Entretanto, vale lembrar que ele também é, de certa forma, planejado. Afinal, precisa ter portas no mesmo nível da parede, aparentando estar “dentro” dela.

Geralmente, é de alvenaria, por vir embutido na construção. Por isso, é importante que esse tipo de guarda-roupa esteja previsto no projeto, apesar de ser possível incluí-lo posteriormente.

Porém, você vai precisar da ajuda de um marceneiro ou de uma loja de móveis planejados para incluir as portas e a estrutura interna do armário.

São prateleiras, araras e até gavetas que podem ser muito úteis para armazenar seus itens, mas que normalmente são feitas de madeira.

Modulado

O guarda-roupa modulado é uma solução boa e barata. Além disso, é super fácil de encontrar esse tipo de modelo em lojas físicas e online.

Então, você escolhe e realiza a compra. As partes chegam na sua casa desmontadas e é possível combinar do jeito que quiser ou fizer mais sentido no espaço disponível.

Nesse caso, é importante contar com um montador de móveis, sobretudo se você não tiver experiência. Em alguns casos, a própria loja disponibiliza esse serviço. Contudo, ele pode ser cobrado à parte.

O interessante é que há muitos modelos de guarda-roupa modulado à venda. Existe uma boa variedade de estilos, tamanhos e cores.

Sendo assim, essa se torna uma opção viável tanto para ambientes grandes quanto para um quarto de casal pequeno.

Guarda-roupa para closet

Guarda-roupa, closet
Para closets, guarda-roupa costuma ser planejado ou modular (Projeto: Bibiana Menegaz)

Quem tem um quarto só para guardar as roupas — ou seja, um closet — também precisa investir em móveis específicos.

Nesse caso, o guarda-roupa costuma ser sem portas, o que facilita a visualização do seu interior, embora essa não seja uma regra.

O móvel pode ter araras, além de prateleiras e gavetas, assim como outros tipos de compartimentos.

É possível mandar fazer um guarda-roupa para closet planejado ou apostar em armários modulados, para dispor como quiser no ambiente.

Arara de roupas

Guarda-roupa, arara
Práticas e funcionais, as araras podem servir de guarda-roupa ou complemento ao armário principal
(Projeto: Klaxon Arquitetura)

Para quem tem pouco espaço ou roupas, uma ideia pode ser a arara. Geralmente, ela é composta por um cabideiro e uma parte plana embaixo, que serve para apoiar os calçados.

Em alguns casos, vem até com prateleiras para colocar peças dobradas, bolsas ou sapatos.

O interessante da arara de roupas é que ela funciona sozinha, mas também pode ser um complemento ao guarda-roupa, principalmente para quem tem closet e quer deixar algumas peças à mão.

Armário de canto

Outra opção para ambientes pequenos é o armário em “L” ou de canto. Normalmente, ele não fica só nessa parte, mas pega um pedaço da parede. 

Portanto, é uma ótima alternativa para aproveitar os cantinhos.

O mais comum é ter um guarda-roupa de canto que seja planejado. No entanto, você também pode encontrar esse modelo modular.

Como escolher o guarda-roupa ideal?

Agora que você já conhece os principais tipos de guarda-roupa, entenda o que precisa considerar antes da compra do seu.

Tamanho

Guarda-roupa, tamanho
Antes de comprar um guarda-roupa, é importante medir o quarto e considerar as necessidades (Projeto: Josi Barros)

Na hora de comprar um guarda-roupa, você pode encontrar modelos de casal, de solteiro ou de bebê. Nos dois primeiros casos, a maior diferença costuma ser o tamanho.

Afinal, um móvel de casal precisa ter espaço suficiente para armazenar roupas, sapatos e acessórios de duas pessoas. 

O de solteiro, teoricamente, serve para apenas uma. Sendo assim, pode ser de tamanho reduzido, com até 150 cm de comprimento.

Já o guarda-roupa de bebê, além de normalmente ser um modelo pequeno, costuma ter prateleiras do lado de fora, que servem para apoiar itens importantes ou objetos de decoração.

Antes de comprar o seu, tire todas as medidas do quarto. Também verifique se o móvel passa em portas, escadas e elevadores até chegar ao ambiente onde vai ser instalado.

Compartimentos

Depois do tamanho do guarda-roupa, esse é o detalhe mais importante. De nada adianta ter um móvel bonito, que combine com a decoração do quarto, se ele não for útil e prático no dia a dia, certo?

Portanto, observe se tem os compartimentos que você precisa. Se dispõe de muitos sapatos, por exemplo, tente visualizar onde eles podem ser guardados.

Confira também o tamanho da arara para saber se os seus cabides vão caber. Certifique-se ainda de que terá gavetas o suficiente. Do contrário, vai precisar investir em outro móvel: uma cômoda.

Basicamente, um armário costuma ter os seguintes compartimentos, embora nem sempre todos eles estejam disponíveis em um produto só:

  • prateleiras internas ou externas;
  • arara para cabides;
  • arara para calças;
  • sapateira;
  • ganchos;
  • gavetas;
  • nichos.

Estilo

O guarda-roupa deve ter o estilo que você definiu para o quarto ou closet. 

Portanto, é preciso encontrar armário, cabeceira, escrivaninha, cômoda, mesa de cabeceira e outros móveis que combinem.

O primeiro passo, claro, é saber qual estilo de decoração seguir. Depois, é só pesquisar pelo guarda-roupa ideal.

E não é difícil encontrar móveis de diferentes materiais, cores e acabamentos que se encaixem perfeitamente no décor que você mais gosta.

A madeira escura, por exemplo, pode dar um ar rústico. Ela é ótima para quem busca conforto e bem-estar na decoração do quarto.

Já um guarda-roupa branco fica perfeito para aqueles que desejam um efeito minimalista, com cores neutras e linhas retas.

Agora, para quem quer um décor alegre e divertido, um móvel colorido tende a ser ideal. Ele vai chamar a atenção no ambiente e dar um toque moderno.

Aqueles que preferem uma decoração retrô podem procurar por um guarda-roupa que tenha pés alongados e finos. Melhor ainda se os puxadores forem redondos.

Material

Guarda-roupa, material
Diferentes materiais podem ser usados na estrutura e nas portas do guarda-roupa (Projeto: Fabiana Heidemann)

O mais comum é o guarda-roupa de MDF, um material derivado da madeira que tende a ser durável e permitir diferentes acabamentos.

Contudo, se você preferir um móvel de madeira, o ideal é buscar por aquelas que tenham algum tipo de certificado ou sejam de reflorestamento. Dessa forma, contribui para a preservação do meio ambiente.

Escolher uma matéria-prima de qualidade para o guarda-roupa é importante porque garante que ele vai durar mais tempo. Ainda assim, fique de olho nas especificações do fabricante.

Além da estrutura, o que também pode variar é o material da porta. Ela pode ser como o restante do móvel ou translúcida, com detalhes em acrílico ou espelhada, por exemplo.

Um tipo que está muito em alta é aquela fumê, em matéria-prima que lembra o vidro e tende a ter aspecto liso ou ondulado, dependendo do visual que você preferir.

Abertura

Guarda-roupa, abertura
Guarda-roupa com porta de correr ajuda a economizar espaço (Projeto: Gabriella Gochinski)

Por fim, um ponto que nem todo mundo leva em consideração é a forma como a porta do guarda-roupa vai abrir.

Para quem tem quarto pequeno, esse é um detalhe crucial. Afinal, pode não haver espaço suficiente para abri-la. Nesse caso, o ideal é optar por um móvel que tenha portas de correr.

Agora, se for um ambiente amplo, dá para escolher o tipo de porta que você mais gosta. Considere que ela costuma ter puxadores, o que ajuda a estilizar o guarda-roupa. 

No entanto, para uma aparência clean, a porta de correr pode ser mesmo a melhor opção.

O guarda-roupa é só uma parte da decoração de um dos cômodos mais significativos do lar: o quarto. Se você quer saber como deixar outros ambientes bonitos e aconchegantes, descubra como compor a casa dos sonhos!

Foto de destaque: Comprar um guarda-roupa requer planejamento. Conheça os principais modelos e saiba como escolher o seu (Projeto: Josi Barros)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Guarda-roupa: quais são os principais modelo...

Guarda-roupa: quais são os principais modelos e como escolher o seu?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies