20.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Grid Solar 12 é o projeto autoral de Mila Strauss que integra a terceira edição da Mostra UNLTD (Projeto: Mila Strauss)

Grid Solar: Mila Strauss emoldura paisagem em projeto moderno e orgânico

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.05.2022
Conheça os detalhes de Grid Solar 12, projeto de Mila Strauss para a terceira edição da Mostra UNLTD, da Portobello
minutos de leitura

A arquiteta Mila Strauss é um dos grandes nomes que integram a Mostra UNLTD Dreams, da Portobello. Dessa vez, profissionais criativos foram convidados a imaginar um projeto dos sonhos e reproduzi-los em maquetes realistas.

Com essa missão, ela desenvolveu o Grid Solar 12, um projeto orgânico e fluido, composto com Lastras da linha Dansk e muita criatividade para ambientes inovadores. Quer desvendar essa criação? Venha conosco!

Grid Solar 12: da ideia à concepção

A criação do projeto Grid Solar 12 partiu da ideia de poder levar o lar para onde quiser. A mobilidade e a necessidade de construções rápidas, com menores impactos ambientais, é uma tendência.

"Produzir a casa toda em um lugar e só montar no terreno veio para ficar. [O processo] é mais prático e a Lastra é um material perfeito nesse viés", comenta Mila Strauss.

Para isso, o projeto usou uma estrutura metálica. Já a fachada foi inteiramente revestida com Lastras.

Aliás, elas apareceram em diferentes detalhes, como no piso, nas paredes, no forro e no mobiliário, reforçando a versatilidade das Lastras, materiais sustentáveis e elegantes.

Milla Strauss, Grid Solar 12, maquete
Maquete Grid Solar 12 exposta na Mostra UNLTD Dreams, na Portobello Shop Tijucas (SC) (Projeto: Mila Strauss)

Embora Grid Solar 12 seja um ambiente fechado, ele não deixa de se conectar com as áreas externas, graças às suas aberturas que integram in e out. 

"O lugar é neutro, pois foi pensado para a contemplação do lado externo", explica a arquiteta. Por isso, as janelas foram dispostas nas laterais, tornando-se verdadeiras molduras para a natureza.

Outro detalhe marcante é a integração dos espaços, característico dos projetos de Milla. "A casa é composta de um quarto, sala, cozinha e banheiro, em um layout totalmente aberto", diz ela.

A única área mais reservada é a do banheiro. Os demais cômodos reforçam a liberdade de ir e vir, de fora para dentro e de dentro para fora.

Milla Strauss, Grid Solar 12, ambiente integrado
Espaços integrados e fluidos são uma marca de Mila Strauss e também estão presente em Grid Solar 12
(Projeto: Mila Strauss)

Cores

Um ponto interessante pensado pela arquiteta foi em relação às cores.

Ela usou apenas dois tons de Lastras: Dansk Cement Graphite e Rope. O contraste entre as duas ajuda a trazer modernidade e amplitude.

O aconchego não fica de lado, com cores mais fortes pontuadas em detalhes, como o verde-escuro nos estofados e plantas. 

Como resultado, temos um projeto atemporal, capaz de funcionar e se adaptar a qualquer espaço.

Luz

A iluminação também é um destaque do projeto. Inclusive, é o motivo do seu nome, "Grid Solar 12". 

A permeabilidade da luz, por meio das Lastras, é inserida no contexto graças à presença de brises, criadas nas laterais, e dos espaços amplos entre as peças na cobertura. Esses detalhes dão origem a um grid natural.

A cada novo abre e fecha, a cada nova hora, a casa recebe uma iluminação e, assim, varia em diferentes moods ao longo do dia. Por isso, Grid Solar 12 é um espaço agradável, flexível e contemplativo.

Mila Strauss

Mila Strauss é formada pela Faculdade de Belas Artes, com mestrado pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona. 

Durante sua estadia na Espanha, ela trabalhou no escritório de Enric Miralles y Benedeta Tagliabue. Em Berlim, atuou com Zvi Hecker.

Em 2008, junto de Marcos Caldeira, fundou o MMI8 arquitetura, sendo responsável por diversos projetos residenciais, comerciais, edifícios e retrofit de galpões industriais. 

Destacam-se em seu portfólio o escritório do Airbnb no Brasil, Uber, Vtex, Clube Yatch, Cine Jóia, Mirante 9 de Julho, Bar dos Arcos, Hotel Jo&Joe (no Largo do Boticário) e Hotel Ibis (Mato Grosso), entre outros.

Muito além do currículo, o trabalho de Mila encanta pelas ideias inovadoras e por proporcionar aos seus clientes diferentes formas de interação com os espaços.

Milla Strauss, Grid Solar 12, lastras
A modularidade das Lastras é enfatizada no projeto de Mila, com o material sendo usado do forro ao piso
(Projeto: Mila Strauss)

Mostra UNLTD Dreams

A UNLTD Dreams é uma mostra de arquitetura promovida pela Portobello que, neste ano, se encontra em sua terceira edição. 

Desta vez, o evento reuniu oito interpretações de um universo em expansão, tendo as maquetes como protagonistas.

A ideia de trabalhar com elas surgiu devido à fase de transição de pós-pandemia em que estamos vivendo. Neste contexto, sonhar se tornou imperativo. 

Após uma visita dos diretores da Portobello ao estúdio de Álvaro Siza, em Portugal, e à Fundação Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro, a proposta se materializou, visto a importância das maquetes no trabalho dos arquitetos.

Milla Strauss, Grid Solar 12, maquete
Grid Solar 12 é uma das maquetes realistas que integram a Mostra UNLTD Dreams, da Portobello (Projeto: Mila Strauss)

Além de Mila Strauss, integram a mostra os arquitetos: Mariana Maran, do Oka Arquitetura; Carlos Carvalho, do Studio Roca; e Rodrigo Ohtake, da Ohtake, que assinam projetos autorais, interpretados em maquetes para o evento.

Outros profissionais criativos que fazem parte do time são Martin Corullon, da Metro Arquitetura; Gabriela de Matos, do Arquitetas Negras; o chef de cozinha Alex Atala; e a designer italiana Paola Navone.

As maquetes foram apresentadas no tamanho 1,20x1,20 m, com a escala de 1/10. O único direcionamento da Portobello foi que elas representassem espaços de 12x12 m.

Inspiração

Como você pode notar, Grid Solar 12 imprime a personalidade de Mila Strauss por meio das possibilidades ilimitadas das superfícies contínuas das Lastras Portobello que integram todo o espaço — do piso às paredes e do forro aos mobiliários.

Trata-se de uma maneira diferente de encarar a arquitetura, em um projeto modular e moderno, atento às necessidades dos consumidores atuais. 

Além disso, é uma criação inovadora na forma de usar a luz, promovendo diferentes sensações e brincando com o in e out, com espaços que se complementam.

Por isso, Grid Solar 12 é uma verdadeira moldura do morar.

Gostou de conhecer esse projeto e a Mostra UNLTD Dreams? Conheça outras criações da terceira edição do evento e se inspire!

Foto de destaque: Grid Solar 12 é o projeto autoral de Mila Strauss que integra a terceira edição da Mostra UNLTD (Projeto: Mila Strauss)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Grid Solar: Mila Strauss emoldura paisagem em...

Grid Solar: Mila Strauss emoldura paisagem em projeto moderno e orgânico

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies