09.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Autorretrato Giorgio de Chirico (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Exposição das obras metafísicas de Giorgio de Chirico em Pisa

calendar-blank-line
09.07.2021
Tivemos o prazer de conferir de perto a exposição "De Chirico e la Metafisica" em Pisa, na Itália. Confira no post a seguir todos os detalhes das obras de um grande nome precursor do surrealismo italiano.
minutos de leitura

A exposição Giorgio de Chirico estará aberta a visitantes até o dia 5 de setembro de 2021, no Palazzo Blu de Pisa, e conta a história das obras do pintor em uma longa viagem entre imagens e palavras que deixaram profundos traços ainda reconhecíveis.

Giorgio de Chirico
Obras com traços da arte metafísica e surrealista de Giorgio de Chirico (Cortesia: Carolini Gomes)

É possível conhecer Giorgio de Chirico graças a uma série de interpretações dos seus diversos enigmas, nos permitindo um passeio pelo seu magnífico labirinto descobrindo o seu acervo pessoal.

Giorgio de Chirico
(Imagem cortesia: Carolini Gomes)

A exposição foi realizada graças ao apoio das mais prestigiosas instituições nacionais da Itália, como a Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea de Roma, a Pinacoteca di Brera, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto. O projeto possui um acervo com uma série de obras-primas absolutas, capazes de testemunhar as pesquisas de Giorgio de Chirico e mostrar a evolução da breve, mas extraordinária temporada metafísica através de seus mais ilustres expoentes.

Giorgio de Chirico
Definição das suas obras por Giorgio de Chirico (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Quadrados vazios, manequins sem rosto, colunas de mármore e bustos: são traços e vestígios de um passado arcaico que ressurge no universo do espectador. As obras de Giorgio de Chirico são momentos roubados de um sonho, captados e transpostos para a tela, como evidência de um inconsciente que se confessa em uma pintura e não nas páginas de um diário – são misteriosos traços com base no surrealismo.

Giorgio de Chirico
Imagens das obras com traços da arte metafísica e surrealista de Giorgio de Chirico (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Por estas razões, Chirico é um dos maiores artistas italianos, capaz de lançar claramente os alicerces de um movimento artístico com a sua “pintura metafísica”. Uma arte que se torna a representação do inconsciente do artista, feita de mistério, solidão e musas inquietantes que te observam apesar de serem desprovidos de olhos.

Giorgio de Chirico
Imagens das obras com traços da arte metafísica e surrealista de Giorgio de Chirico (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Apesar de ser considerado com razão um dos mais importantes pintores italianos, Giorgio de Chirico (1888-1978) nasceu em Volo, na Tessália. A Grécia e o mundo clássico possuem um papel fundamental no imaginário do artista – nas suas pinturas, ao lado de praças e edifícios modernos, aparecem colunas, bustos clássicos e estátuas de mármore branco, tradicionais características gregas.

Giorgio de Chirico
Sinais das influências gregas em suas obras (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

O pintor estudou na Politécnica de Atenas, na Academia de Belas Artes de Florença e na Academia de Belas Artes de Munique. Depois mudou-se para Milão em 1909 e finalmente para Paris em 1911, onde conheceu Picasso e esteve rodeado de poetas como Paul Valéry e Guillaume Apollinaire. É neste período que ele deu vida a uma das mais famosas séries da pintura, as “praças metafísicas”.

Giorgio de Chirico
Imagens das obras com traços da arte metafísica e surrealista de Giorgio de Chirico (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

A arte metafísica é um estilo de pintura que se desenvolveu entre 1911 e 1920, e Giorgio de Chirico foi o grande nome que marcou esse movimento, com suas criações de uma natureza visionária do mundo para além da realidade das coisas – caracterizando a utilização de imagens que nos levam a um ambiente misterioso, completamente enigmático, com iluminações irreais, atmosfera sonhadora e perspectivas pouco prováveis.

Giorgio de Chirico
Autorretrato Giorgio de Chirico (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

A estrutura arquitetônica deste estilo de obras, lembra a imobilidade da arte do Renascimento do século XVI. A pintura metafísica busca influências do movimento simbolista, e influência o próprio surrealismo que está totalmente interligado, nomeadamente nas obras de Salvador Dalí e René Magritte.

Giorgio de Chirico
Cores e formas surrealistas (Imagem cortesia: Carolini Gomes)

Gostaram da exposição? Compartilhe com a gente a sua opinião!

É grandioso conhecer de perto o trabalho de grandes artistas que marcaram a história, importantes movimentos que nos inspiram agregando possibilidades ao nosso senso de criação.

LEIA TAMBÉM: Inside Magritte, uma imersão no mundo surrealista

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Exposição das obras metafísicas de Giorgio...

Exposição das obras metafísicas de Giorgio de Chirico em Pisa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies