25.06.2012
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Gaudí arquiteto, o maior ícone da arquitetura gótica, 161 anos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.06.2012
minutos de leitura

Os arquitetos da primeira metade do século 19 são realmente incomparáveis, mas há aqueles que podem ser considerados estonteantes. O catalão Antoni Gaudí, ícone da arquitetura de Barcelona, é uma dessas figuras que o tempo não deixa passar. Hoje, estaria completando 161 anos de vida, ele, que nasceu em 25 de junho de 1852. Sua obra é reconhecida por ser simplesmente livre. Sem limites, sem definições, devotada à criação. Gaudí, modernista e gótico, também chegou a ser considerado um surrealista em algumas de suas realizações.

gaudi arquiteto

gaudi arquiteto

De personalidade excêntrica, refletiu muito de si em sua obra, que atravessou diversas fases durante a carreira. Quando saiu da escola provincial de arquitetura de Barcelona, em 1978, passou a desenvolver projetos em estilo vitoriano, muito florido.

Impressionou o mundo todo com suas justaposições de massas geométricas, algo que nunca havia sido usado anteriormente, e adicionou movimento e força às suas criações. A composição de pedras e tijolos modelados, com painéis cerâmicos repletos de cores vivas, trouxe à Barcelona uma nova ambientação.

gaudi arquiteto

gaudi arquiteto

Ao se tornar participante ativo na Renaixensa catalã, um movimento artístico de artes e ofícios que se fundiu ao movimento político nacionalista, Gaudí provou ao mundo que não era um artista extravagante e alienado e que tinha força política para lutar pelas causas que lhe eram propícias.

gaudi arquiteto

gaudi arquiteto

Grande parte da sua carreira foi ocupada com a construção do Templo Expiatório da Sagrada Família, que ainda não estava concluído quando faleceu, no dia 10 de junho de 1926. Considerada sua obra-prima, o templo demonstra tudo aquilo que o arquiteto também fora: grandioso, múltiplo e inesquecível.

gaudi arquiteto

gaudi arquiteto

Cores, texturas e criações voluptuosas, de charme indescritível e imenso encantamento: seu estilo deixou marcas eternas na história da arte e da arquitetura. Ele, que não sobreviveu aos ferimentos de um atropelamento sofrido aos 75 anos de idade, deixou um legado, que, quem sabe seja, até hoje, insuperável.

gaudi arquiteto

gaudi arquiteto

Sobretudo, deixou os mais belos recados à humanidade. Nada convencional e totalmente dedicado a um trabalho sem rótulos e limitações, mostrou que a arquitetura não se limita a projetos funcionais, mas sim perpassa as mais impensáveis possibilidades da mente. Sempre ligado às emoções, Gaudí foi esse homem que fez toda a razão de suas obras passar pelo coração.

gaudi arquiteto

A Portobello criou a linha Barcelona. Essa linha traz os mosaicos inspirados em Gaudi em uma interpretação atual: cores refrescantes e metalizadas se transformam em uma superfície tridimensional elegante e sofisticada. A tecnologia do mosaico prensado que recebe rejunte no baixo relevo possibilita a praticidade do formato 30×40 e a estética do mini formato de bordas irregulares.

gaudi arquiteto

Conheça a linha Barcelona e leve a beleza dos mosaicos de Gaudi para a sua casa. www.portobello.com.br/linhas/barcelona

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Gaudí arquiteto, o maior ícone da arquitetu...

Gaudí arquiteto, o maior ícone da arquitetura gótica, 161 anos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies