13.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Garagem gourmet, projeto da arquiteta Mariana Camargo (Foto: Guto Campos)

Garagem gourmet

 minutos de leitura
calendar-blank-line
13.08.2021
Nessa casa em Florianópolis, a garagem se converte em salão de festas, com direito a espaço gourmet, no projeto da arquiteta Mariana Camargo.
minutos de leitura

Os espaços multiuso são tendência da arquitetura. Ou seja, espaços que podem adquirir diferentes funções dependendo da necessidade do momento. Foi com esse conceito que a arquiteta catarinense Mariana Camargo trabalhou ao projetar a garagem gourmet dessa casa na praia de Jurerê, em Florianópolis, SC. Ela aproveitou a ampla garagem para fazer também o espaço gourmet.

A arquiteta Mariana Camargo na garagem gourmet
A arquiteta Mariana Camargo na garagem gourmet (Foto: Guto Campos)

“É uma solução que muitas casas têm hoje em dia. Se tirar o carro, é um espaço em que se consegue receber várias pessoas, sem precisar trazer todos os convidados para dentro de casa”, explica Mariana. Nesse projeto, a garagem gourmet atende três situações: garagem, salão de festas e espaço gourmet. “O morador adora churrasco e tem muitos amigos, então sempre recebe em casa, grupos maiores ou menores”, conta a arquiteta.

Garagem gourmet
Espaço gourmet com churrasqueira e champanheira. Revestimento Black Eclipse, da Portobello (Foto: Guto Campos)

Para proporcionar os famosos churrascos, Mariana criou um espaço gourmet, com direito a churrasqueira e champanheira, próximo ao acesso à cozinha funcional. Os materiais são Black Eclipse, da Portobello, no grande formato 60x120, madeira tauari na mesa e granito preto absoluto nas bancadas. O Black Eclipse, com seus veios marcantes e sofisticado acabamento polido, também reveste uma coluna. “Há duas maneiras de resolver um problema num projeto de interiores, ou camuflar, ou dar ênfase. Nesse caso, a solução foi que a coluna ficasse realmente marcante”, explica Mariana.

Garagem gourmet
Preto e cinza são as cores predominantes do projeto de estilo contemporâneo e masculino. Os revestimentos são Black Eclipse e Ms Barcelona Cristal, da Portobello (Foto: Guto Campos)

Antes da reforma, a casa tinha estilo clássico e era habitada por uma família. Mas o morador atual é um homem solteiro, então a arquiteta buscou um estilo contemporâneo. “Utilizamos bastante preto, que deixa o ambiente mais masculino. E o cinza, para não ficar muito escuro. Para o piso, queria algo entre pedra e cimento queimado”, diz Mariana, sobre a escolha do Ms Barcelona Cristal, da Portobello, no formato 90x90, que reveste toda a garagem gourmet.

garagem gourmet
Black Eclipse reveste a churrasqueira (Foto: Guto Campos)

Em sua carreira na arquitetura, Mariana sempre especificou os produtos Portobello, desde o primeiro estágio. Manezinha da ilha de Florianópolis, ela se formou em 2008 na Univali de Balneário Camboriú, não muito longe da unidade fabril da Portobello em Tijucas. Atualmente, atua em todo estado de Santa Catarina e sempre busca na Portobello Shop Balneário Camboriú os revestimentos para seus projetos.

Sanca de gesso sobre o espaço gourmet garante boa iluminação para o churrasqueiro (Foto: Guto Campos)

A iluminação também é destaque na garagem gourmet, e contribui para transformar a atmosfera do espaço, dependendo do uso. Para começar, sobre a área de preparo de alimentos, Mariana criou uma sanca de gesso com potente iluminação de LED. “Como são materiais escuros, precisava de uma iluminação bem clara para o churrasqueiro”, explica.

garagem gourmet
Grafite do artista Rodrigo Rizo transforma a garagem em balada (Foto: Guto Campos)

Na parede oposta, subindo pelo teto, Mariana trabalhou com fitas de LED em perfil, que destacam o grafite de águas-vivas sobre parede preta, criado pelo artista Rodrigo Rizo. A tinta reflete a luz negra, criando um efeito neon, um charme no período noturno. Por fim, há pontos de luz em todo teto, simulando um céu estrelado. “Com a iluminação funcional apagada, a garagem vira uma balada”, diz.

garagem
Distribuição espacial da garagem gourmet (Foto: Guto Campos)

Nessa garagem gourmet tão bem equipada, o morador fará muito mais do que simplesmente estacionar o carro. Seja para um churrasco pequeno com os amigos, ou uma grande festa noite à dentro, a garagem gourmet é perfeita para receber e já se tornou o espaço preferido da casa.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Garagem gourmet...

Garagem gourmet

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies