21.09.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Garagem de estar: estacione nessa tendência

 minutos de leitura
calendar-blank-line
21.09.2018
Projetos modernos e criativos dão novos usos às garagens residenciais, que podem ser aproveitadas em momentos de lazer, trabalho e descanso. Leia este artigo para saber mais sobre essa solução que é tendência!
minutos de leitura

A cada ano, novas possibilidades surgem na área da arquitetura. Entre as tendências mais recentes está a garagem de estar, um ambiente confortável utilizado para a diversão ou relaxamento da família.

A ideia consiste, basicamente, em transformar áreas exclusivas dos veículos em espaços com diferentes utilidades.

Trata-se de uma solução prática e flexível, afinal, é possível tirar proveito de um lugar existente para fazer novos arranjos e valorizar a residência.

Para falar mais sobre esse tipo de ambiente, conversamos com a arquiteta Ana Andréa Barra, que concebeu um projeto de garagem de estar para a CASACOR MG 2016.

Quer conferir as orientações da profissional e algumas dicas de composição? Fique conosco e acompanhe!

Conheça os objetivos do cliente

O trabalho do arquiteto sempre começa com um diálogo para entender os objetivos do cliente. Portanto, antes de propor uma garagem de estar, é preciso ter conhecimento dos motivos que levaram o proprietário do espaço a buscar um novo projeto.

Há necessidade de aproveitar melhor o local? Os moradores desejam uma área diferenciada? Falta um cantinho de descontração na casa? Levante o máximo de informações antes de definir como será a nova estrutura e decoração do ambiente.

Ana Andréa Barra afirma que espaços flexíveis e multiúso devem fazer parte do programa de uma residência, e isso inclui garagens. Quando bem-planejados, esses locais podem se tornar ponto de encontro e de convivência entre amigos e familiares.

Projeto de Ana Andréa Barra Arquitetura

Renove e adapte a estrutura do local

A adição de novos recursos e a disposição correta de cada elemento é primordial para adaptar a garagem de estar ao estilo de vida dos moradores. Também é importante considerar os hobbies da família, a fim de compor um espaço atrativo e inspirador.

Outro ponto que merece atenção é a área ocupada pelos veículos (carros, motos, bicicletas). Em um ambiente compacto, por exemplo, vale lançar mão de estruturas leves e retráteis que possam ampliar a área útil quando a garagem estiver vazia.

No projeto de Ana Andréa Barra, é possível perceber todos os elementos em harmonia, mesmo com a presença do carro que, inclusive, tem seu canto reservado.

O arranjo tira proveito de cada metro quadrado, ilustrando muito bem a fala da profissional: “espaços ociosos estão fora de moda”.

Para a arquiteta, a garagem de estar foge do conceito tradicional a partir do momento em que integra lazer, trabalho, estudo e descanso. O foco em uma ou em várias atividades vai depender do pedido do cliente, que pode desfrutar de áreas como:

  • espaço gourmet: bar e cozinha equipada;
  • cinema em casa: recursos de vídeo e som;
  • área de jogos: mesa de bilhar, televisão, videogame;
  • ateliê: criação de trabalhos artesanais;
  • estúdio: de música, fotografia, entre outros.
O foco em uma ou em várias atividades vai depender do pedido do cliente, que pode desfrutar de áreas como estúdio de música, fotografia, entre outros

Aposte no estilo rústico ou industrial

As garagens costumam apresentar visual mais pesado justamente por não contarem com recursos que agregam cor e personalidade.

Experimente trabalhar com estilos decorativos que já seguem uma linha sóbria e robusta

Para transformar esses ambientes em espaços de estar agradáveis, experimente trabalhar com estilos decorativos que já seguem uma linha sóbria e robusta.

O tema rústico ou industrial pode ser uma ótima opção. Ambos têm como base as tonalidades neutras — cinza, branco, marrom — e fazem uso de materiais aparentes, como concreto, tijolo maciço e madeira.

Veja essa combinação no projeto concebido pela equipe do Lab 88, que tem como destaque a parede com Terracotta di Bologna.

O complemento dos ambientes que seguem tais estilos pode ser feito utilizando pôsteres, quadros e prateleiras com acabamento rudimentar (irregular ou com efeito desgastado). São todos objetos que ocupam superfícies verticais — uma ótima estratégia para economizar espaço na garagem.

Opções de revestimentos

Ana Andréa Barra aponta a escolha dos revestimentos como uma etapa importante na concepção dos ambientes, destacando que “hoje temos uma gama de materiais que podem atender aos vários tipos de uso”. Ela indica “utilizar um material como o porcelanato, que garante fácil limpeza, visual homogêneo e resistência”.

Outra vantagem do produto está na variedade de modelos disponíveis, que vão muito além das superfícies lisas e trabalhadas com cores puras.

Ou seja, se você precisar de peças que simulam a textura e a aparência de outros materiais, pode ter certeza de que vai encontrá-las na forma de porcelanato.

Há várias opções para utilizar em projetos de garagem de estar, com placas que reproduzem mármorepedramadeiraconcretoargila e superfícies metálicas. Muitas delas, inclusive, estão disponíveis em modelos de pequenas placas decorativas e nas versões de grandes formatos.

Escolha móveis modernos e descolados

O mobiliário para ambientes de permanência prolongada deve ser prático e confortável. Existem diversos modelos interessantes para adicionar em seu projeto, mas a escolha vai depender do uso do espaço.

Um jogo de sofá com poltronas, por exemplo, se torna indispensável em uma garagem transformada em cinema.

O mobiliário para ambientes de permanência prolongada deve ser prático e confortável

Independentemente do tipo de móvel, procure peças resistentes e com acabamento fácil de limpar. Tecidos sintéticos e impermeáveis são boas opções para cobrir partes estofadas, já que não degradam em contato com a água e têm vida útil prolongada.

Soluções como as da Officina Portobello também são vantajosas para arquitetos que querem móveis modernos e duráveis.

Com novos cortes na arte da porcelanataria, é possível obter superfícies diferenciadas e formas especiais para compor bancadas, prateleiras e outras peças.

Por fim, é importante planejar a disposição da mobília para que o espaço fique funcional. Em seu projeto de garagem de estar, Ana Andréa Barra posicionou cada peça de modo a manter corredores de circulação confortáveis. “Procuramos colocar os móveis mais ao fundo, deixando a parte frontal para os carros”, completa.

Valorize o espaço por meio da iluminação

Como qualquer ambiente amplo, as garagens tendem a ficar monótonas com a utilização de luz centralizada. Para quebrar esse efeito, vale lançar mão de vários tipos de cenas, com iluminação indireta e feixes partindo de algumas áreas internas.

A combinação de diferentes soluções gera pontos de destaque no espaço. O projeto de Ana Andréa Barra mostra essa variedade, com luzes partindo do teto, de luminárias individuais e até do mobiliário.

Juntos, esses recursos criam jogos de luz e sombra no piso coberto por Gibraltar Ash, uma reprodução de pedra cinza.

A profissional diz que o espaço é “iluminado por LEDs que reduzem o consumo de energia em 50%”. Ela também aponta a necessidade de pensar na ventilação desse tipo de ambiente, que deve proporcionar conforto térmico e manter o local arejado.

Projeto de Ana Andréa Barra Arquitetura

No mesmo projeto, a arquiteta tirou proveito da área dos fundos, que é aberta e traz um pouco de vegetação. Em suas palavras, isso proporciona maior “integração com a natureza, além de iluminação e ventilação naturais”.

Interessante, não é? Mais que uma novidade no universo da decoração, a garagem de estar também se torna um espaço alternativo para as famílias que querem um ambiente diferenciado sem realizar grandes mudanças.

Se você gostou do post e pretende aderir a essa e outras tendências, confira agora o que mercado espera do profissional de arquitetura!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Garagem de estar: estacione nessa tendência...

Garagem de estar: estacione nessa tendência

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies