10.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
estande sustentável da portobello
Estande foi dividido em dois espaços com mezaninos, separados por uma rua dedicada exclusivamente às lastras Portobello

Construir um futuro mais sustentável, juntos, é o que sonhamos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.03.2022
No segundo dia da Expo Revestir, diretamente do estande mais sustentável da história da Portobello, o jornalista e apresentador Pedro Andrade bateu um papo com os representantes do Comitê de Sustentabilidade da empresa sobre Cultura e ESG; veja os destaques.
minutos de leitura

Para a Portobello, sustentabilidade significa: ter consciência de suas ações e dos impactos de suas escolhas, entender a responsabilidade de ser parte integrante da sociedade e do ecossistema e ajudar a construir um futuro onde evoluímos juntos. Desta forma, o termo global ESG (environmental, social and governance) passou a fazer parte do dia a dia da empresa nos últimos anos. Por essa frente indispensável à sua evolução socioambiental, o segundo dia da Dream Week na Revestir transmitiu uma live especial com os representantes do Comitê de Sustentabilidade da Portobello, conduzida por Pedro Andrade, embaixador da marca.

O Presidente do Comitê, que também é Presidente do Conselho de Administração da Portobello, Cesar Gomes Junior, comentou sobre a jornada da empresa em relação ao conceito ESG: "é uma jornada desafiadora, embora a sustentabilidade sempre esteve no nosso dna (ASAP - as sustainable as possible, as soon as possible). Agora, com a ESG, damos passos mais consistentes, mais estruturados, com o envolvimento de toda a nossa equipe", afirmou.

Pedro Andrade apresenta live com os representantes do Comitê de Sustentabilidade da Portobello na Revestir 2022

A jornada ESG na Portobello começou através da criação do Comitê de Sustentabilidade, em 2020, e com uma revisão detalhada do seu statement - a essência que orienta suas decisões estratégicas sobre o tema. Em 2021, a empresa aderiu ao pacto global da ONU, promoveu a 1° Semana de Sustentabilidade Portobello e definiu seu planejamento estratégico pautado nos 7 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Sobre os focos estratégicos ligados à sustentabilidade, Scheila Orlandi, coordenadora de Sustentabilidade da Portobello, explicou ao Pedro Andrade que as ações da empresa estão cada vez mais sustentáveis para chegar aos quatro pilares alinhados ao ESG: + ecoeficiência, +engajamento, +diversidade, +gente. "Hoje, a sustentabilidade não é um tema apenas de um setor da Portobello, hoje o assunto faz parte do dia a dia de todas as áreas da empresa", disse. Cesar Gomes Junior completou: 

"O surpreendente é que às vezes as pessoas pensam que é um assunto pesado ou que agrega custos. Eu quero dizer que é um tema extremamente prazeroso, é muito mais fácil do que muitos imaginam, porque é um tema que engrandece a todos, o engajamento é natural, é fácil de defender. Então o desafio da sustentabilidade é apenas estabelecer prioridades para os passos que nós vamos dar".

Cláudio Ávila da Silva, Vice-Presidente do Comitê de Sustentabilidade, contou como funciona o conceito 'cerâmica sustentável'. "Os revestimentos cerâmicos substituem os recursos naturais não renováveis, como o granito, o mármore e a madeira. Tivemos essa consciência da sustentabilidade muito cedo. Temos um produto da natureza em nossa composição, a argila. E nós tratamos isso com a recuperação das áreas de extração da matéria-prima e de toda a cadeia de produção dos produtos. Consideramos que a cerâmica não está concluída na entrega ao consumidor. Mas também quando a fonte de insumo está 100% recuperada", enfatizou Ávila.

Miriam Vieira de Andrade, acionista e integrante do Comitê de Sustentabilidade, também mostrou a importância das lastras Portobello, que também são cerâmicas, como uma alternativa ainda mais sustentável que as cerâmicas em formato tradicional. "O ESG também se baseia na inovação e as lastras cerâmicas se apropriaram dos avanços tecnológicos. Elas são mais sustentáveis já que há maior eficiência no uso da energia, otimização no uso da matéria-prima e menor impacto na logística", ressaltou.

"Não falamos apenas de produto sustentável, a concepção do projeto hoje já nasce dentro de uma visão sustentável. Então, felizmente, nós somos ajudados pelos profissionais de arquitetura que viabilizam a realização de sonhos. Afinal, o consumidor não quer só um projeto bonito e funcional. Hoje ele quer soluções sustentáveis", destacou Cesar Gomes Junior.

Estande sustentável

Do revestimento usado no piso, passando pelos expositores até o sistema de iluminação, grande parte será reaproveitada em novas unidades da rede Portobello Shop. Já a madeira aplicada no forro e nas escadas do estande será destinada para reformas na fábrica da Portobello, em Tijucas. Toda a madeira natural e o MDF são originários de áreas de reflorestamento, com certificação ambiental (Foto: Panoptica.midia)
Integrante do Comitê de Sustentabilidade, Gabriela Gomes, conversou com os arquitetos responsáveis pelo projeto Giovani Bonetti e Marcelo Rosenbaum, que cocriaram o estande junto à equipe de Trading e Branding da Portobello

O estande da Portobello, com cerca de 1000m2, é o mais sustentável de todos em sua participação na Expo Revestir. E, claro, também foi assunto neste segundo dia de live. A acionista e integrante do Comitê de Sustentabilidade, Gabriela Gomes, entrevistou durante a feira os arquitetos responsáveis pelo projeto Giovani Bonetti e Marcelo Rosenbaum, que cocriaram o estande junto à equipe da Portobello. Ao todo, cerca de 60 pessoas participaram do processo de construção do espaço.

" A sustentabilidade norteou a base do nosso trabalho, seja na concepção e execução do projeto e no desdobramento do reuso da maior parte do material utilizado para construir o estande. Tudo fluiu com sinergia entre minha equipe, a da Portobello e o arquiteto Marcelo Rosenbaum", destacou Bonetti. Para Rosenbaum, a sustentabilidade também contemplou permitir criar uma execução mais rápida, com arquitetura modular, que gerou um bem-estar para as pessoas envolvidas na montagem do estande. "Pensar nos próximos também é sustentabilidade", frisou.

Quer saber mais detalhes do estande mais sustentável da história da Portobello e a continuação do bate-papo entre Pedro Andrade e a equipe do Comitê de Sustentabilidade? Assista à live completa!

Que tal também conferir como foi nossa cobertura no primeiro dia da feira com o lançamento da coleção UNLTD.Dreams? Leia a coluna O futuro que sonhamos na Revestir 2022

Acompanhe nossa cobertura em tempo real nos perfis @archtrends e @portobello do Instagram.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Construir um futuro mais sustentável, juntos...

Construir um futuro mais sustentável, juntos, é o que sonhamos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies