Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Entrevistas

Frescor na região Norte

21/10/2020

O escritório MAD se destaca em Porto Velho com interiores contemporâneos e urbanos, alinhados com tendências internacionais.

Os projetos que ilustram esse texto são todos localizados em Porto Velho, Rondônia, entra a planície amazônica e o planalto central brasileiro. Mas poderiam tranquilamente estar em São Paulo, Miami, Milão ou qualquer outro grande centro urbano que respira design. Isso porque o escritório MAD, comandado por Marcio Gonzales e Elton Moonenberg, está sempre se atualizando nas tendências internacionais de design e decoração. 

Os arquitetos Marcio Gonzales e Elton Moonenberg, do MAD

Os arquitetos Marcio Gonzales e Elton Moonenberg, do MAD

“Há quase seis anos, quando começamos o escritório, o mercado de decoração de Porto Velho era mais tradicional, típico de cidade pequena. Como estamos sempre viajando, para São Paulo e destinos internacionais, participando de feiras e eventos, trouxemos um frescor”, relembra Marcio. Ele já atuava como arquiteto independente, enquanto Moonenberg trabalhava em uma loja de decoração. Como cliente, Marcio enxergou o potencial do colega e o convidou para a sociedade. “Percebi que tínhamos o mesmo estilo e ele me ajudaria a dar conta da demanda, fazer o escritório crescer”, afirma. Das iniciais de Marcio e Moonenberg, unidas a arquitetura e design, nascia o MAD, em 2014.

Escritório MAD leva Concretissyma no piso

Escritório MAD leva Concretissyma no piso

A sede do escritório, na principal rua de Porto Velho, representa bem o estilo da dupla. No piso, o urbano Concretissyma, da Portobello. A paleta cinza e preta é arrojada. O mobiliário e as luminárias apresentam design leve, contemporâneo. Ali, os arquitetos recebem clientes para reuniões e promovem eventos sociais – agora em pausa devido à pandemia de 2020. A agenda da dupla é concorrida, já que eles possuem também uma base em São Paulo, para onde vão mensalmente, participar de feiras, fóruns e outros eventos, inclusive a convite da Portobello.

3 Painel com Lastra Bianco Covelano ganhou prêmio da revista Tile Brasil

Painel com Lastra Bianco Covelano ganhou prêmio da revista Tile Brasil

Especificadores parceiros da Portobello Shop Porto Velho, os arquitetos são fãs dos grandes formatos e pioneiros no uso de Lastras. Já ganharam, inclusive, prêmio da revista Tile Brasil pela aplicação de Bianco Covelano 120×260, criando um painel na parede de um apartamento, com filetes dourados. “Em 2018, pareceu uma loucura, tivemos que içar a Lastra. Mas, desde então, só queremos trabalhar com grandes formatos, pelo menos 120×120 em todos os pisos”, conta Moonenberg. Lastras como 120×260, capazes de preencher toda a altura de paredes, são a grande aposta da Portobello em 2020, com fabricação nacional.

4 Apartamento com piso Pietra Lombarda

Apartamento com piso Pietra Lombarda

O porcelanato Pietra Lombarda é outra paixão do MAD. É o piso do apartamento com Bianco Covelano e também de uma linda casa com área gourmet. “Como as opções de entretenimento em Porto Velho são limitadas, as pessoas investem muito na casa, criando espaços para receber os amigos”, explica Marcio. Nessa casa, os clientes confiaram totalmente no MAD, fazendo apenas dois pedidos. O primeiro era revestimento azul na cozinha. Tanto arquitetos, quanto moradores, se apaixonaram pelo azulejo Virgula, da parceria da Portobello com a Fundação Athos Bulcão, que revestiu a bancada e as paredes de uma cozinha externa, à beira da piscina, pensada para encontros gourmet.

5 Área Gourmet com Pietra Lombarda e azulejo Virgula, de Athos Bulcão

Área Gourmet com Pietra Lombarda e azulejo Virgula, de Athos Bulcão

O segundo pedido inusitado foi trazer para a casa uma tora de madeira da região amazônica. “O proprietário tem um estilo mais rústico, que inserimos nesses detalhes que se tornaram estrelas da decoração”, conta Marcio. A madeira foi usada como bancada no lavabo e combinada com o sofisticado revestimento Nero Venato, em um contraste instigante. “O morador nos fez tão poucos pedidos, que fizemos questão de valorizá-los”, relembra Moonenberg.

6 Lavabo com Nero Venato

Lavabo com Nero Venato

Esse projeto se destacou no perfil do escritório no Instagram, o @mad_arquitetura, que acumula 25 mil seguidores. “É uma importante ferramenta de trabalho para nós, na qual mostramos nosso trabalho e prospectamos novos clientes”, revela Moonenberg. A conta despontou em 2017, quando o MAD participou da mostra Morar Mais Rondônia, com o principal e maior ambiente. O loft MAD, com 200 metros quadrados, recebeu nas paredes azulejos Color Market e relevo Concretissyma. Ainda, o cobogó Elemento foi usado em uma criativa cabeceira no quarto.

Loft MAD, na mostra Morar Mais Rondônia

Loft MAD, na mostra Morar Mais Rondônia

Com o sucesso da mostra, Marcio e Moonenberg perceberam que estavam no caminho certo. Desde então, participaram da Mostra Artefacto Porto Velho em 2017, ganharam o Prêmio Portobello+Arquitetura em 2018, entraram para o TOP 100 da revista Kaza em 2018 e 2019. O próximo passo? “Participar da Casa Cor São Paulo”, afirmam juntos. O Archtrends já está na torcida por esse projeto!

 

Foto de destaque: Escritório MAD, em Porto Velho

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *