Menu
Projetos e Obras
Busca
frankfurt-luiza-vegini

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Frankfurt: onde o antigo e o novo se encontram em perfeita sintonia

27/11/2017

Uma das cidades mais incríveis do mundo, a encantadora Frankfurt une modernos e enormes arranha-céus com edifícios históricos que destacam a cultura e a origem alemã. Confira mais sobre a cidade no texto a seguir!

A cidade cosmopolita alemã, considerada a quinta maior do país, é conhecida por ser dividida pelo rio Meno e, junto ao seu forte centro financeiro, reúne história, arte, culinária e arquitetura em um só lugar.

Frankfurt abriga construções modernas e enormes arranha-céus, entre eles os dois maiores do continente europeu: o Commerzbank Tower e o MesseTurm. Em perfeita harmonia, a parte moderna da cidade “abraça” os edifícios históricos que, por sua vez, destacam a cultura e a origem alemã, formando uma das contraposições que nós amamos e um famoso contraste que encanta.

Frankfurt

Área moderna de Frankfurt

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi quase totalmente destruída por bombardeamentos. Alguns edifícios de interesse histórico acabaram sendo reconstruídos e, posteriormente, grande parte da cidade foi crescendo com uma arquitetura moderna.

A sensação ao caminhar pelas margens do rio Meno é de que os grandes prédios do centro financeiro se entrelaçam de uma forma harmoniosa com as construções históricas dos séculos XV a XVIII. No centro histórico de Frankfurt está localizado o prédio da câmara municipal, o qual é um símbolo para a cidade, com detalhes pontiagudos e com mais de seis séculos. O Römer — assim nomeado em alemão — faz referência à colonização romana que dominava o território antes da fundação da cidade.

Bem em frente à praça do Römer está localizado o Ostzeile — ou linha leste —, uma fileira com seis casas geminadas, construídas no estilo germânico clássico. Essas construções, originais dos séculos XV e XVI, foram reconstruídas em 1980, após serem atingidas pela guerra.

Centro histórico de Frankfurt

Centro histórico de Frankfurt

Centro histórico de Frankfurt

Centro histórico de Frankfurt

Entre outros pontos emblemáticos da cidade, que em conjunto formam o contraste, está a Catedral de São Bartolomeu, do século XIII, considerada um dos prédios mais antigos de Frankfurt com estilo gótico. O local também foi bombardeado e ainda sofreu, em 1867, um grande incêndio.

Já as fachadas dos edifícios modernos da cidade possuem um mix de revestimentos. Apesar da grande maioria ser em pele de vidro, as construções se apropriam de outros materiais de tecnologia avançada como painéis, telas e chapas metálicas.

frankfurt_

Kastor e Pollux (Foto: reprodução site Wikipedia)

Além da contraposição vista na skyline da cidade, não pude deixar de reparar as instalações contemporâneas nos jardins do museu Städel, que foi fundado há quase 100 anos.

Frankfurt Städel Museum

Frankfurt Städel Museum (Foto: reprodução site Städel Museum)

O acervo do Städel é incrível e conta com mais de 700 esculturas, 2.700 pinturas e 10 mil desenhos. Está dividido em três seções: Mestres Antigos, Arte Moderna e Arte Contemporânea. Essa última ala foi parte de uma ampliação do museu, com obras iniciadas em 2008.

Projeto do escritório de arquitetura Schneider + Schumacher, a extensão visou não intervir na fachada e no exterior do edifício, mas, sim, criar um espaço de exposições subterrâneo bem abaixo dos jardins de Städel.

As novas salas são iluminadas por meio de 195 claraboias circulares, que variam entre 1,5 e 2,5 metros de diâmetro. Além de proporcionar uma iluminação natural para a parte interna, os pontos de luz criam uma “exposição à parte” na área do jardim, remetendo a uma mostra de arte contemporânea, em que os visitantes podem caminhar sobre o edifício verde.

Museu Städel

Parte interna de ampliação do museu Städel (Foto: reprodução site inhabitat.com)

Com dois exemplos de contraste na mesma cidade, um em uma escala urbana muito maior e o outro com uma proporção arquitetônica inferior, é possível perceber como é importante respeitar a história de um local, intervindo de forma harmoniosa e criando uma arquitetura fantástica.

Frankfurt

Centro histórico de Frankfurt com prédios ao fundo

Ao projetar, um arquiteto sempre deve levar em consideração tudo o que já era existente no local e procurar agregar um impacto mais coerente possível.

E você, se encantou com os contrastes de Frankfurt?

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Luiz Filipi says:

    Luiza, é impressionante tua sensibilidade na percepção dos pequenos detalhes… Mais um excelente texto, parabéns!
    Parabéns Portobello pelo excelente conteúdo do blog!

    • Archtrends Portobello says:

      Olá, Luiz!

      Agradecemos o carinho. Continue acessando o nosso portal para mais textos inspiradores!

      Abraços
      – Equipe Archtrends Portobello