Menu
Projetos e Obras
Busca
restaurante fishing lab

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Florença Antigo versus Novo: contrastes que encantam

06/10/2017

Já imaginou um restaurante dentro de um palácio de verdade? Ou, então, em um antigo museu? Essa cidade italiana reserva gratas surpresas. Confira!

A cidade de Florença, localizada na Itália, é fascinante por seu patrimônio cultural, artístico e histórico. Seu ápice foi marcado pelo período Renascentista, entre os séculos XV e XVI. O movimento era contra o que foi ditado na Idade Média e impulsionou a valorização da ciência, das artes e da filosofia, incentivando novas descobertas.

Por Florença, passaram os nomes mais importantes do Renascimento: Michelangelo, Da Vinci, Galileu Galilei, Dante Alighieri, Botticelli, entre outros. Ao caminhar pelas ruas, é incrível imaginar que a Mona Lisa pode ter sido pintada na quadra ao lado, e que todos esses mestres se inspiraram nesse lugar.

florença

A cidade de Florença (Foto: reprodução site The Florentine)

O pensamento dominante na época era de que as artes estavam acima de tudo: a beleza tinha prioridade absoluta, e isso possibilitou o surgimento de mecenas. Na cidade toscana, a família Médici governava e promovia a cultura, o que facilitou o legado artístico herdado por Florença.

Ao visitar a pérola da Toscana — um local com tanta história para contar e arte para ser vista — é possível absorver conhecimento muito além dos corredores dos museus e das ruas fiorentinas.

Caminhar por Florença é um aprendizado a cada esquina. As ruelas escondem lugares inusitados que valorizam essa herança artística tão grande e enchem os olhos apenas por você estar ali. E eu trago uma breve seleção desses lugares imperdíveis para vocês. Acompanhe!

IL LOCALE

il_locale

O elemento principal do restaurante: o bar de zinco (Foto: reprodução site Locale Firenze)

Il Locale é um restaurante encontrado dentro de um palácio que pertenceu à família Médici. O projeto é tão único quanto a sua estrutura, que chegou intacta aos proprietários do estabelecimento.

Ele configura uma verdadeira história antiga e original, que revive a Florença do Duecento e Cinquecento em diferentes salas que apresentam afrescos originais e brasões da família Médici. É uma perfeita mistura do design contemporâneo com o visual dos séculos passados, levando a assinatura do designer de interiores James Short.

No salão principal, o elemento notável é um bar moderno feito em zinco escuro, centralizado em meio a uma releitura dos jardins renascentistas italianos, com paredes verdes que levam as flores até uma claraboia térmica de vidro.

Os móveis foram pensados e fabricados seguindo uma paleta de cores neutras, com tons de cinza e preto, respeitando assim as paredes e os pisos que foram mantidos a fim de conservar a integridade do palácio. É uma viagem no tempo, que transporta os visitantes à corte dos Médici e ao Grand Duke Cosimo.

bar_il_locale

Outro ângulo do bar (Foto: reprodução site Locale Firenze)

il_locale_bar2

Detalhes do Il Locale (Foto: reprodução site Locale Firenze)

restaurante_il_locale

Os móveis seguem uma mesma paleta de cor (Foto: reprodução site Locale Firenze)

il_locale2

O bar traz mesclas de design contemporâneo e de séculos passados (Foto: reprodução site Locale Firenze)

il_locale3

Uma verdadeira história antiga e original (Foto: reprodução site Locale Firenze)

FISHING LAB ALLE MURATE

O restaurante visa um conceito moderno desde o seu cardápio até os móveis metálicos e contemporâneos que contrastam com os afrescos do local. A localização é única, um verdadeiro museu, que do Duecento até o Cinquecento abrigou “L’Arte dei Giudici e dei Notai”, que foi uma das maiores organizações de arte de Florença, representada por Juízes e Notários.

fishing_lab

Um restaurante no museu (Foto: reprodução site Fishing Lab)

No subsolo, uma outra experiência: as mesas são dispostas em meio às escavações da Idade Média. Não deixe de visitar a adega particular da casa, que é mais um espetáculo à parte.

detalhes_fishing_lab

Visão mais ampla do restaurante (Foto: reprodução site Fishing Lab)

vista_aerea_fishing_lab

Visão mais ampla do restaurante (Foto: reprodução site Fishing Lab)

LA MÉNAGÈRE

restaurante La Menagere

O restaurante se localiza em um ponto histórico da cidade (Foto: reprodução site Architonic)

Até o final do século XIX, o endereço era muito frequentado pelas donas de casa fiorentinas, pois ali funcionava uma famosa loja de utensílios para casa. É um ponto histórico de 1.500 metros quadrados, dividido em dois andares que hoje dão espaço a um ambiente muito particular.

Um lugar que atende a diversos gostos com uma junção de diferentes usos, desde restaurante, bar, cafeteria, floricultura, até loja de objetos de design. Tudo isso dentro de um edifício antigo que consagra e conta histórias com seus muros mantidos e detalhes de construção.

la_menagere_restaurante

Plantas decoram o ambiente (Foto: reprodução site Architonic)

la_menagere_cafe

Ambiente acolhedor do La Ménagère (Foto: reprodução site Architoni)

Uma das coisas mais fascinantes da arquitetura é o contraste entre o antigo e o novo. É impressionante ver como um lugar pode ser reestruturado e, ao mesmo tempo, valorizar as marcas do passado. É o famoso “unir o útil ao agradável”, quando uma refeição durante uma viagem pode virar uma incrível aula de história.

la_menagere_1

Os contrastes encantadores do La Ménagère (Foto: reprodução site Architoni)

E por que não abrir as portas de um local que representa uma parte do passado fazendo com que ele continue a ser visto e valorizado? Usando a boa arquitetura como aliada, Florença com certeza tem excelentes exemplos que dão ao público o acesso a essa experiência, provando que o antigo e o novo têm contrastes que encantam.

la_menagere_mesas

Paredes originais compõem a decoração do local (Foto: reprodução site Architoni)

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *