22.01.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Espaço para eventos e degustação de vinhos dentro da vinícola subterrânea (Foto: Barbara Cassou)

Finca Bell-Loc: uma vinícola subterrânea projetada por RCR Arquitectes

calendar-blank-line
22.01.2021
Construída a partir de chapas de aço de um antigo navio de cargas, a vinícola da Finca Bell-Loc foi um dos projetos que alavancou a RCR Arquitectes a ganhar o prêmio Pritzker de Arquitetura. Confira!
minutos de leitura

Em 2017, RCR Arquitectes ganhou o Prêmio Pritzker de Arquitetura. O escritório, fundado por Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilaltra, não era muito conhecido na época, comparando com seus concorrentes na premiação. O trio é conhecido principalmente pelo uso do aço corten em suas edificações. E um de seus projetos destaque é a vinícola da Finca Bell-Loc.

Entrada da vinícola subterrânea com chapas de aço inclinadas proporcionam a promenade do espaço arquitetônico e servem de barreira para conter a terra (Foto: Barbara Cassou)

A vinícola fica localizada no interior da região da Catalunya, na Espanha. Foi inteiramente construída utilizando chapa de aço reciclada de um navio de cargas antigo. Ainda é possível ver alguns números e textos que foram impressos nas chapas de aço do navio. A principal característica do projeto é ser internamente subterrâneo. Simétrico por um lado e assimétrico por outro, buscando a fronteira entre o natural e o artificial, entre a vinícola e o bosque.

A vinícola Brugarol, dentro da Finca Bell-Loc, usa uma variedade de uvas para compor seus vinhos. Sua produção é pequena e limitada, entre 10 mil e 15 mil garrafas ao ano, vendidas somente em três pontos de venda, todos de propriedade própria pela região do interior da Catalunya. 

É possível observar a marcação impressa nas chapas de aço que era do antigo navio de cargas (Foto: Barbara Cassou)

Os vinhos descansam nos barris e garrafas dentro das salas escuras projetadas por RCR Arquitectes. Algumas destas salas são totalmente providas de iluminação natural, e outras possuem apenas alguns feixes de luz que vêm do solo do terreno. Chapas de aço verticais são posicionadas estrategicamente para deixar espaço para estes pequenos feixes de iluminação natural.

As chapas de aço são posicionadas junto às pedras do solo do terreno para proporcionar luz natural dentro da vinícola subterrânea (Foto: Barbara Cassou)

Uma sala mágica com feixes de iluminação natural serve para eventos e degustação de vinhos. E no final da “promenade”, por dentro da vinícola subterrânea, há um pequeno auditório para apresentações. O projeto possui um código claro e simples que se repete por todos os espaços: as chapas de aço verticais na diagonal. Esses códigos transformam-se em textura para revestir as paredes da vinícola, armazenagem de garrafas de vinho e sistema de iluminação natural. 

Espaço para descanso e amadurecimento das garrafas de vinho dentro da vinícola (Foto: Barbara Cassou)

A vinícola por estar subterrânea e construída com pedras e chapas de aço, mantém-se a uma temperatura fresca e estável todo o tempo. O entorno perfeito para deixar os vinhos amadurecerem. É também ideal a nível de otimização do espaço, sendo que algumas parreiras estão plantadas justamente em cima da vinícola subterrânea.

O projeto é tão importante para a arquitetura contemporânea na Espanha, que sempre há visitas de escolas de arquiteturas da região e é aberta ao público em geral para visitação.  

Interior do espaço para eventos dentro do edifício antigo de pedra, ao lado da vinícola (Foto: Barbara Cassou)

Além da vinícola, o local também abriga um restaurante, um hotel estilo bed&breakfast e um espaço para eventos, todos eles em um edificação antiga de pedras. Com esta edificação antiga e a vinícola projetada por RCR, vemos o contraste entre o antigo e o novo, a história e a arquitetura contemporânea. 

Finca Bell-Loc
Restaurante, alojamento e espaço para eventos no edifício antigo de pedra, ao lado da vinícola (Foto: Barbara Cassou)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Finca Bell-Loc: uma vinícola subterrânea pr...

Finca Bell-Loc: uma vinícola subterrânea projetada por RCR Arquitectes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies