Menu
Projetos e Obras
Busca
projeto_FICO

Conteúdo Matérias

FICO Eataly World: a arquitetura do maior parque gastronômico do mundo

22/06/2018

Um lugar que reúne culinária através das maravilhas da indústria italiana de vinhos e alimentos, apresentando desde o processo de nascimento dos produtos até o seu destino final: restaurantes e pratos. Tudo isso atrelado a uma arquitetura moderna e inspiradora. Venha conferir!

Bologna — a terra da cerâmica — também é conhecida como o lugar da “boa mesa”, sendo a cidade mais bem-conceituada da gastronomia italiana. Não teria local melhor para inaugurar o maior parque gastronômico do mundo, certo?

Assinado pelo arquiteto Thomas Bartoli, o projeto é fruto da ideia de poder compartilhar, em um só ambiente, a transformação do produto alimentício, desde o seu processo de produção até a venda e o consumo. Nasce então o FICO, de autoria da maior rede de supermercado italiana, Eataly.

entrada_FICO

Todas as entradas e saídas são demarcadas por uma estrutura metálica projetada por Thomas Bartoli (Foto: Luiza Vegini)

O conceito principal do projeto, que gira em torno da operacionalidade, é identificado até mesmo na sua arquitetura. O uso do aço remete à parte industrial de produção e há materiais naturais e presença da natureza nos espaços internos, fazendo alusão ao meio agrícola.

parte_externa_FICO

Parte externa do projeto assinado pelo arquiteto italiano (Foto: Luiza Vegini)

O FICO é fragmentado no estilo tradicional dos supermercados Eataly, porém em uma escala muito maior e com diversas atrações extras. Uma área com cerca de 100 mil metros quadrados foi desmembrada da seguinte forma: 9.000m² de área para mercados, 47 restaurantes e bares, 22 hortas, seis estábulos para animais e, em média, 40 áreas de produção.

area_interna_FICO

O projeto tem um percurso central que atravessa os diversos usos do espaço

Em relação à arquitetura do local, o que nos fascina e inspira é a maneira como a distribuição dos diversos usos foi feita de forma diferenciada, porém harmônica. Cada restaurante tem sua característica, assim como os produtos das lojas são identificados de longe.

E como isso acontece? Um percurso interno conecta os espaços e pode ser feito de bicicleta ou até mesmo a pé. Ele guia o visitante por diferentes expositores com vários estilos arquitetônicos, que proporcionam a sensação de estar em uma viagem pela Itália e sua variada cultura gastronômica.

percurso_bike_FICO

Percurso central que pode ser feito a pé ou de bicicleta

FICO_eataly

Lugares de descanso para estacionar as bicicletas (Foto: Luiza Vegini)

FICO_estacionamento_BIKES

Bicicleta criada para percorrer o Eataly World

O projeto permitiu a implementação de um alto número de layouts diferenciados, possibilitando a adaptação conforme as necessidades de construção para o uso das empresas que possuem espaços de venda no FICO. Com isso, cada expositor destacou o seu produto e a sua marca de maneira notória, porém em coesão com o espaço como um todo.

bares_FICO

Os elementos arquitetônicos também remetem à região do produto alimentício (Foto: Luiza Vegini)

restaurante_FICO

Diferença de estilos arquitetônicos conforme a gastronomia do restaurante (Foto: Luiza Vegini)

restaurante2_FICO

Restaurante de frutos do mar, com arquitetura totalmente diversificada dos outros restaurantes italianos (Foto: Luiza Vegini)

loja_prosciuto_FICO

Loja de prosciuto seguindo o estilo dos açougues toscanos (Foto: Luiza Vegini)

O design da Fábrica FICO Eataly World visa padrões sustentáveis para o meio ambiente. A eletricidade é produzida pelo sistema fotovoltaico instalado no telhado e há unidades de refrigeração por levitação magnética.

telhados_FICO

Todos os telhados com placas solares

Se você é um grande apreciador da biodiversidade gastronômica italiana, embarque nessa viagem ao redor do Eataly World!

Gostou da novidade? Compartilhe com a gente caso já conheça o projeto ou se o FICO vai entrar nos seus próximos destinos!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *