Menu
Projetos e Obras
Busca

Aproveite as áreas externas para celebrar a virada do ano ao lado da família e dos amigos (Projeto: Harold Anzoátegui e Oscar Coronado | Foto: Alvaro Mier/CASACOR Bolívia)

Conteúdo Matérias

Festa ao ar livre: celebre a chegada do Ano Novo com segurança

29/12/2021

Quer fazer uma festa ao ar livre em tempos de pandemia e garantir uma boa experiência para os seus convidados na virada do ano? Confira as dicas!

Promover festa ao ar livre se tornou uma boa solução durante a pandemia de Covid-19 para reunir familiares e amigos com segurança. Com a proximidade do Ano Novo, que tal aproveitar a área externa da sua casa para fazer uma merecida comemoração?

Quem tem um quintal ou uma varanda pode desfrutar do espaço aberto com pessoas queridas em um dos dias mais esperados. Afinal, depois de tanto tempo fisicamente distante de todo mundo, nada melhor do que poder se reunir.

Mas como organizar uma festa ao ar livre com segurança? Neste artigo, compartilhamos as melhores dicas para você curtir a chegada de 2022 em boa companhia!

Monte uma lista de convidados

Apesar de não se tratar de um evento formal, mande um convite por WhatsApp ou ligue para as pessoas. Aproveite o contato para pedir que elas confirmem presença na sua festa de Ano Novo.

Afinal, você precisa saber quantas pessoas virão para conseguir se planejar e calcular a quantidade certa de alimentos e bebidas. 

Essa informação também é necessária para garantir que os convidados não fiquem aglomerados. Nesse sentido, convidar apenas familiares e amigos próximos é o mais indicado.

Siga os protocolos de segurança na sua festa ao ar livre

Quando estiver em um espaço fechado com outros convidados, é recomendável o uso de máscara
Quando estiver em um espaço fechado com outros convidados, é recomendável o uso de máscara (Foto: Sora Shimazaki)

Por se tratar de um espaço aberto, os riscos de alguém entrar em contato com o vírus diminuem bastante. 

Ainda assim, é necessário tomar alguns cuidados que já se tornaram parte do nosso dia a dia. Por exemplo:

  • fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%;
  • manter uma certa distância das outras pessoas;
  • usar máscara em ambientes fechados;
  • não compartilhar objetos.

Embora todo mundo conheça os protocolos, reforce a importância deles para os seus convidados. Essa é a melhor forma de garantir a sua segurança e a de todas as pessoas queridas que estarão na sua festa.

Planeje a iluminação e a sonorização

As velas ajudam a compor a iluminação e a criar um ambiente aconchegante
As velas ajudam a compor a iluminação e a criar um ambiente aconchegante (Foto: Lisa)

A festa de Ano Novo pode até começar durante o dia. 

Entretanto, a virada é o momento mais esperado. Todos querem estar juntos para fazer a contagem regressiva, ver os fogos de artifício e celebrar a chegada de 2022.

Por isso, não dá para deixar a iluminação de lado. Se quiser criar um ambiente acolhedor e intimista, aposte em velas e tochas.

Há ainda quem goste de usar pisca-piscas na decoração e luzes coloridas na pista de dança.

Aliás, a música é muito importante. Você pode contratar um DJ ou uma banda para fazer um som ao vivo. Caso contrário, uma playlist bacana e algumas caixas de som dão conta do recado.

Invista na decoração de Ano Novo

O clima da festa também fica por conta do capricho na decoração do ambiente
O clima da festa também fica por conta do capricho na decoração do ambiente (Foto: Nati)

O visual de uma festa ao ar livre também é importante. 

Nós demos algumas sugestões que ajudam a compor uma decoração com clima de Ano Novo, como o uso de luzes, velas e tochas. Mas podemos considerar vários outros fatores.

Um deles é o mobiliário. Pense no que será necessário para acomodar os convidados e para servir as comidas e bebidas: mesas, cadeiras, aparadores, bancos, poltronas, espreguiçadeiras etc.

Não se esqueça ainda dos itens que vão compor a mesa, como toalhas, sousplats ou jogos americanos, centros de mesa, entre outros.

Quando o assunto é decoração, a harmonia entre todos os elementos deve ser a prioridade. Portanto, pense nisso antes de definir cores, móveis, tecidos, flores etc.

Selecione os utensílios necessários

Leve em conta o visual e a praticidade na hora de escolher os utensílios. Assim, você não só garante uma boa experiência para os seus convidados, como também evita ter muito trabalho.

Inclua apenas o que for realmente necessário. A melhor forma de servir os alimentos depende do cardápio escolhido. Aqui vão algumas dicas:

  • pratos quentes podem ser servidos já montados ou no esquema de buffet, com pratos e talheres à disposição dos convidados;
  • petiscos não exigem muitos utensílios, mas vale caprichar na montagem das bandejas;
  • as opções de bebidas definem quais copos, taças e xícaras são necessários.

Ofereça uma boa variedade de comidas e bebidas

Canapés variados são práticos e combinam com o clima das festas ao ar livre
Canapés variados são práticos e combinam com o clima das festas ao ar livre (Foto: Sebastian Coman)

Em uma festa ao ar livre, finger foods e pequenas porções costumam ser excelentes alternativas de comida. 

Dê preferência a alimentos que agradam a todos. Além disso, considere restrições alimentares. Algumas pessoas, por exemplo, não podem consumir glúten ou não comem nada de origem animal.

Uma boa ideia também é incluir sobremesas refrescantes, considerando o calor do nosso verão, como sorvetes e salada de frutas.

Já em relação às bebidas, as opções alcoólicas tendem a fazer sucesso em ocasiões desse tipo, especialmente cervejas, espumantes e drinks.

Mas não se esqueça de oferecer alternativas para quem não consome álcool, como água, sucos naturais e refrigerantes.

Pense no controle de calor e de insetos

A área da piscina é muito bem-vinda na festa de Ano Novo
A área da piscina é muito bem-vinda na festa de Ano Novo (Projeto: Oscar Anglarill | Foto: Alvaro Mier/CASACOR Bolívia)

As chances de as temperaturas estarem altas na sua festa de Ano Novo são grandes. Mas, por ser ao ar livre, dá para aproveitar um clima mais agradável depois que o sol se põe. 

Se a sua área externa tiver piscina, avise os convidados para que levem roupas de banho, caso queiram se refrescar. Leques são mimos muito bem-vindos e, inclusive, podem servir de lembrancinha.

Quanto aos insetos, em um local aberto fica difícil fugir deles. Mesmo assim, busque alternativas que possam diminuir o incômodo.

Por exemplo, você pode disponibilizar repelentes para as pessoas usarem e até espalhar velas de citronela pelo ambiente.

Tenha um plano “B” em caso de chuvas

festa ao ar livre
É bom apostar em área externa coberta para evitar imprevistos (Projeto: Espaço & Casa Arquitetura e Interiores)

Pois é, uma festa ao ar livre precisa levar em conta os imprevistos. 

Sobretudo no verão, as chuvas costumam ser comuns — mas, por sorte, passageiras. Ainda assim, você deve ter um plano “B” na manga.

Se houver um espaço coberto na área externa, veja se ele consegue acomodar os convidados, caso seja necessário.

Do contrário, é bom pensar em como adaptar o ambiente interno da casa para isso, de forma confortável. Toldos são boas alternativas.

Nesse caso, todos terão que fazer um esforço para usar a máscara, pelo menos enquanto não estiverem comendo ou bebendo.

Com as dicas que compartilhamos aqui, não tem erro: sua festa ao ar livre com certeza será um grande sucesso! 

Aproveite a última noite do ano ao lado de quem você mais gosta, com toda a segurança que o momento em que vivemos exige.

Ainda não sabe qual é a cor do ano 2022 eleita pela Pantone? Conheça a Very Peri, um tom de lilás-azulado, e inspire-se para a decoração da sua festa!

Foto de destaque: Aproveite as áreas externas para celebrar a virada do ano ao lado da família e dos amigos (Projeto: Harold Anzoátegui e Oscar Coronado | Foto: Alvaro Mier/CASACOR Bolívia)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *