Menu
Projetos e Obras
Busca

Conteúdo Matérias

Férias escolares: como preparar a casa para esse período?

13/12/2019

Quando as férias escolares chegarem, deixe a casa preparada com estas dicas e mantenha tudo organizado para curtir com as crianças!

Enfim, as tão aguardadas férias escolares estão chegando e as crianças vão aproveitar um tempo com você em casa. Mas é preciso se preparar para essa época, de modo a evitar imprevistos, manter os ambientes em ordem e garantir muita diversão e convivência familiar.

Você se lembra quando batia o sino da sua escola no dia em que as férias começavam? As crianças desciam correndo as escadas, saíam gritando de alegria e iam ao encontro dos pais, ou da “tia ou do tio” da van. Agora, os papéis se inverteram e são os seus filhos que vêm para casa.

Saiba tudo o que você deve fazer para se organizar, manter a casa em ordem nessa época e curtir as férias com os pequenos!

Monte o cronograma das férias escolares com antecedência

Com prática, você vai se organizar ainda melhor para as próximas férias (Foto: Unsplash)

Com prática, você vai se organizar ainda melhor para as próximas férias (Foto: Unsplash)

A leitura deste artigo já indica que você está no caminho certo. Prepare uma agenda de férias escolares, definindo ou, pelo menos, colocando opções do que pode ser feito durante as semanas de descanso dos pequenos.

Essa é uma forma prática para você não perder tempo pensando no que fazer quando as crianças estiverem em casa. Além disso, você garante menos estresse e mais tempo livre.

Prepare alimentos práticos antecipadamente

As crianças podem ser sua companhia na hora de preparar refeições rápidas (Foto: Unsplash)

As crianças podem ser sua companhia na hora de preparar refeições rápidas (Foto: Unsplash)

Nada mais prático do que ter alguns pratos prontos para tirar da geladeira ou do congelador, esquentar e servir para as crianças. Por isso, pelo menos 15 dias do início das férias escolares, pense no cardápio que será servido para os pequenos.

Dessa forma, você evita trabalho, economiza tempo e garante uma alimentação fresca e com o sabor que eles tanto amam.

Veja dicas para o momento:

  • separe copos e potes de plástico para que as crianças levem para cima e para baixo pela casa, sem o risco que o vidro traz;
  • invista em alguns doces — com moderação, eles não fazem mal e garantem a felicidade de seus pequenos;
  • compre comidas práticas para aqueles dias em que você “não quer fazer nada” ou para finais de semana;
  • faça aquele prato que seus filhos amam e reserve um dia especial para vocês se deliciarem;
  • invista em alimentos saudáveis também, para garantir energia e saúde a eles;
  • separe as comidas em pequenos potes e congele-os.

Reserve um dia para assistir a filmes e séries

Acompanhar séries e filmes com pipoca ajuda a manter os pequenos "sob controle" (Foto: Unsplash)

Acompanhar séries e filmes com pipoca ajuda a manter os pequenos “sob controle” (Foto: Unsplash)

O Netflix Day ainda não existe, mas você pode fazer um dentro de casa quando as férias escolares chegarem. Elabore uma lista de filmes e séries voltados aos seus filhos, tanto de acordo com a idade deles quanto com o perfil.

Se eles curtem animação, aventura, ficção e filmes de super-heróis, entre outros gêneros, crie uma lista favorável nesse sentido.

Para acompanhar, providencie pipoca ou pães de queijo e sucos.

Retire objetos quebráveis do caminho

Mesas de centro e objetos de vidro devem ser retirados da "zona de perigo" (Foto: Unsplash)

Mesas de centro e objetos de vidro devem ser retirados da “zona de perigo” (Foto: Unsplash)

Se você tem uma cristaleira que era da sua avó ou de seus pais, ou mesmo comprou aquele rack maravilhoso, novinho e em estilo retrô, eles precisam de cuidados. E isso vale para todos os móveis da casa e outros objetos.

Retire da vista dos pimpolhos tudo o que seja facilmente quebrável e mantenha os espaços mais seguros nas férias escolares. Tapetes também são causadores de quedas e tropeços; portanto, elimine eles dos espaços em que a brincadeira acontece.

Não se esqueça de manter longe ou mesmo guardados os móveis que tenham as famosas “pontas” durante as férias escolares. Eles são verdadeiras armadilhas para as crianças se machucarem.

Tenha um espaço para diversão das crianças

Espaço foi otimizado com beliche planejado, para dar lugar a vários brinquedos (Foto: Josi Barros)

Espaço foi otimizado com beliche planejado, para dar lugar a vários brinquedos (Foto: Josi Barros)

Não é possível ter o Hopi Hari dentro de casa, mas contar com um espaço dedicado para diversão dos pequenos é. Mesmo que o quarto das crianças seja pequeno, há projetos que aproveitam o ambiente de maneira lúdica e ergonômica.

Brinquedos como piscina de bolinhas, autorama e casinha de bonecas, entre outras diversões, fazem parte das alternativas que acalmam os ânimos dos pupilos. Sem contar que o ambiente fica bastante interativo e expressivo.

Revise todas as áreas de risco

Manter janelas e outros locais assegurados deixa você livre para fazer suas tarefas em casa também (Foto: Unsplash)

Manter janelas e outros locais assegurados deixa você livre para fazer suas tarefas em casa também (Foto: Unsplash)

Seu lar precisa de uma vistoria de vez em quando. E as férias escolares são períodos que exigem uma nova olhada.

Locais com riscos de acidentes — como janelas, sacadas e escadas — precisam ser checados para que você confira se está tudo em ordem. Por exemplo, se não há nenhum piso escorregadio ou mesmo um local desprotegido nas alturas.

Se for necessário restringir algumas áreas da casa para que as crianças não tenham acesso, faça isso sem demora. Verifique também como andam água, gás e iluminação, para deixar tudo preparado.

Faça uma limpeza pela casa

Use produtos de rápida secagem que deixem aromas suaves (Foto: Unsplash)

Use produtos de rápida secagem que deixem aromas suaves (Foto: Unsplash)

Fato: as crianças vão bagunçar a sua casa. Não há jeito de segurá-las, a não ser que você seja um pai ou mãe “linha dura”, que estabelece limites reduzidos.

Ainda assim, a casa precisa ser limpa para receber os pequenos sem sujá-los mais do que o habitual. Até porque, se sujar faz bem — isso é quase que o atestado de infância bem vivida.

As crianças sempre inventam brincadeiras e, para elas, todos os cômodos da casa se transformam em cenários. Por isso, é importante limpar aqueles locais que quase nunca veem a luz do sol, como atrás de móveis. A criançada vai passar por esses espaços hora ou outra durante a diversão.

Use produtos que deixem aromas agradáveis pelos ambientes, que não interfiram nas brincadeiras e na estadia dos pequenos em casa.

Aproxime os filhos de você

Ensinar os pequenos a cozinhar é lúdico e trabalha os sentidos (Foto: Freepik)

Ensinar os pequenos a cozinhar é lúdico e trabalha os sentidos (Foto: Freepik)

Nada mais justo do que você estreitar a relação com os pequenos durante as férias escolares. Portanto, planeje algumas atividades em conjunto com eles, de modo a estreitar os laços familiares.

Que tal preparar alguma comida fácil, como aquele brigadeiro de colher, com a ajuda deles? Essa é uma ótima oportunidade para fazer com que eles aprendam coisas novas e participem de sua vida.

Nada melhor do que ter uma agenda definida para aproveitar as férias escolares com os pequenos, concorda? Além de facilitar a sua organização, eles terão sempre uma atividade diária, evitando que não aproveitem esse período que parece passar mais rápido a cada ano. Boas férias!

Veja também várias ideias incríveis sobre arquitetura e decoração para crianças!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Fernando Castro says:

    Muito bom o conteúdo que postaram! Uma outra dica é o Espaço Safhari q é uma ótima opção para deixar as crianças nas férias. Eles possuem diversas atividades lúdicas e recreativas, que ocupam o tempo dos pequenos, saindo do mundo dos gamers! Vale a dica. O Espaço Safhari, fica na Zona Sul de São Paulo, no Campo Belo, próximo ao Aeroporto de Congonhas. http://www.safhari.com.br/ferias