Menu
Projetos e Obras
Busca
Feiras de marcas artesanais

Conteúdo Colunistas

Feiras de marcas artesanais adotam o modelo online com o isolamento

30/04/2020

Mercado Nømad (SC), e Feira na Rosenbaum (SP), que atuam na valorização das marcas autorais de pequenos produtores, realizam evento especial para o Dia das Mães de forma online.

Se antes o aglomero era indicativo de sucesso, encontros presenciais e emoção, hoje a realidade é totalmente outra. Vários futuristas dizem que o coronavírus funciona como um acelerador de futuros. Pois o isolamento social de fato consolidou o digital e apressou experiências novas que têm no online sua força. 

Duas feiras que são referências embarcaram nesta oportunidade para continuar fazendo o que dá sentido a elas: ser ponte entre o público e os pequenos produtores autorais. Pelo menos neste primeiro semestre, o Mercado Nømad, em Florianópolis (SC), e a Feira na Rosenbaum (SP), correram para realizar o já consolidado evento pela primeira vez de forma online.

MERCADO NØMAD 

“A condição atual nos obriga a pensar um novo formato de fazer o que fazemos, mantendo os motivos que nos levam a fazê-lo, porém mudando a forma de entregar esse benefício às pessoas”, contam as designers Caroline Toledamo e Laura Pereira, idealizadoras do Mercado Nømad. Elas apostam na conexão das pessoas a uma nova forma de comprar, principalmente a comunidade que já acompanha a feira e estava acostumada com as trocas presenciais. 

O Nømad Mercado foi criado para promover o acesso a uma comunidade criativa, inquieta e maker para pessoas que valorizam o pequeno produtor, compras conscientes e produção artesanal. “Conversando aqui e ali, percebemos que há muita gente querendo colaborar com pequenos empreendedores, designers e artesãos locais em tempos como estes”, conta Laura. “Também sabemos que esse profissional precisa vender para continuar sua jornada”, arremata Caroline, e assim resolveram unir produtores e público fazendo este evento acontecer de forma inovadora.  

Expositor AoQueijo[envira-gallery id="75571"]

A 7ª edição especial online acontece no final de semana anterior ao Dia das Mães, de 1 a 3 de maio. O material – catálogo virtual com os produtos à venda e os conteúdos –  foi reunido no website nomadmercado.com.br Acesse!

FEIRA NA ROSENBAUM

Nesta mesma sintonia está a Feira na Rosenbaum, que realiza a edição comemorativa as mães de 1 a 4 de maio, pela primeira vez também online. A Feira aposta no futuro feito à mão, em ateliês, e que por meio de um consumo consciente e responsável – dando valor à novos materiais e produtos de melhor qualidade e valor ambiental, pode-se escolher o futuro em que pretende viver.

“A Feira na Rosenbaum tem uma curadoria forte. A primeira Feira que eu fiz achei muito interessante em expor os produtos de todos os artistas de forma ‘misturada’. Era uma delícia! Eram muitas coisas novas e cada cantinho conversava os objetos entre si. Não era apenas o espaço: sempre existiu uma conexão entre os expositores e uma narrativa visual na Feira – a criação de uma atmosfera. Criamos uma rede entre os expositores, onde um dá apoio ao outro, cuida do espaço do outro. Uma energia muito boa, de fazer juntos”, lembra Cris Rosenbaum.

Acesse  feiranarosenbaum.com.br 

O Designer Artesão

AÇÃO SOCIAL

As duas feiras também apostam em ações sociais, prática que já faziam antes do coronavírus. O Nømad Mercado irá destinar 5% das vendas para a compra de cestas básicas e materiais de higiene numa ação com o projeto @redeurb.sc 

“Esse momento define tudo o que a gente está fazendo, não adianta fazer uma feira online, ter sucesso e não compartilhar com quem está aqui do nosso lado e está precisando”, diz Laura.

Já a Feira na Rosenbaum aproximou-se da Agência Popular Solano Trindade para a compra de itens necessários para as famílias da periferia da Zona Sul e de grupos mais vulneráveis.

Foto de destaque: Caixa Florinda

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *