Arquitetura Arquitetura

4 feiras de arquitetura nacionais que merecem sua visita

Saiba como tirar o melhor proveito desses encontros para ter mais qualidade em seus projetos profissionais.

As feiras e exposições tomam uma grande proporção no país como confirmam os números. Nos últimos anos, por exemplo, foram realizados mais de trezentos eventos do tipo, espalhados por vinte estados.

Quem trabalha na área deve reconhecer a importância de participar de feiras de arquitetura, não só pela constante atualização de tendências, mas também pela grande bagagem de conhecimento que pode ser adquirida a partir desse tipo de experiência.

Pensando nisso, vamos destacar a relevância desses eventos e selecionar três feiras de arquitetura nacionais que são imperdíveis e merecem a sua visita.

A importância de visitar feiras de arquitetura

É muito importante que um arquiteto tenha em mente todas as vantagens que envolvem a participação nessas feiras, afinal, uma carreira de sucesso depende muito da quantidade de tempo que será direcionado ao estudo e à atualização de conhecimento.

Feiras de arquitetura são o lugar certo para o desenvolvimento dessas condições! Veja abaixo os principais motivos que destacam a importância de realizar as visitas:

Desenvolvimento de networking

O networking é uma das principais ações que um profissional deve desenvolver, independente de sua área de atuação. Essa relação interpessoal é extremamente importante e, a partir dela, são gerados diversos benefícios mútuos, como troca de experiência e de conhecimento, possíveis indicações e aumento da influência no ramo.

Um bom networking é essencial e tem um grande papel na atualização constante da sua carreira.

Reconhecimento de tendências de mercado

Assim como as famosas fashion weeks, as feiras de arquitetura também apresentam tendências e novidades.

Já que são realizadas periodicamente, as feiras precisam se reinventar ano após ano, superando cada edição antiga com novidades e tendências que prometem movimentar o cenário da arquitetura no ano em questão.

Esses eventos são a demonstração das maiores inovações do mercado, afinal, cada profissional envolvido trabalhará duro para não cair na mesmice e inovar em relação ao que foi lançado no período anterior. Se não surgissem novidades e tendências inéditas, não haveria a necessidade de promover outras feiras, certo?

Lembre-se: elementos inéditos e que têm relação com os grandes nomes da área sempre serão mais valorizados do que os comuns. Por isso, visitar as feiras traz grande bagagem de conhecimento e inspiração quanto às ideias que podem ser desenvolvidas na temporada, assim como as melhores formas de executá-las.

Oportunidade de fechar parcerias e conhecer novos fornecedores

Cada feira trabalha de forma diferente, possuindo características e foco próprios. Nesses eventos, você encontrará tudo que precisa para montar um catálogo rico, de acabamentos até móveis e decoração.

Estando lá, é possível conhecer nomes novos, buscar parcerias e encontrar condições especiais. A oferta de tais vantagens é muito comum em feiras de qualquer nicho, e essa oportunidade pode ser muito bem aproveitada pelo arquiteto.

Aumentar o catálogo de fornecedores e indicações é uma prática altamente recomendada. Pense que quanto mais ideias você puder oferecer, mais liberdade de comparação o cliente terá.

Isso é muito positivo, pois ele se vê diante de várias possibilidades (criativas ou financeiras) e não fica com a sensação de que está sendo “passado para trás” com as opções mais caras, por exemplo.

Conheça quatro feiras nacionais de destaque

Enfatizando a importância de ser um participante ativo nesses eventos, é a hora de conhecer os principais nomes que definem o cenário de feiras e exposições de arquitetura no Brasil.

Abimad

A Abimad (Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração) é uma das primeiras feiras do calendário anual. Sua edição de 2017, por exemplo, ocorreu no início de fevereiro e reuniu mais de vinte mil profissionais da área.

Por ser uma feira de móveis e itens decorativos, o arquiteto tem a possibilidade de conhecer as tendências da temporada em relação às cores e texturas desses objetos.

Como já mencionamos no texto, um dos objetivos das feiras é a divulgação do que será mais usado em determinada época.

Portanto, esteja atento aos padrões apresentados para que você consiga utilizá-los nos seus projetos — dando seu toque de originalidade, claro! Certamente seus clientes ficarão satisfeitos por contarem com um arquiteto antenado e atualizado.

A feira acontece em São Paulo e sua próxima edição será de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.

Expo Revestir

Não somente de móveis e decoração se fazem as feiras de arquitetura. A Expo Revestir é exemplo disso ao apresentar para o mercado as maiores novidades em revestimentos.

Arquitetos famosos e consolidados no mercado, como Ruy Ohtake, já destacaram a necessidade de participação dos jovens profissionais, para que eles possam vivenciar a experiência e conhecer melhor todas as características que envolvem os produtos, além de descobrir inovações.

Na edição de 2017, por exemplo, foi apresentada uma ideia denominada In & Out, que se baseia em utilizar produtos com diversos tipos de acabamento superficial, em vários ambientes, dentro ou fora de casa.

Outra característica importante desses eventos é que também acontecem palestras. Ou seja, além de pesquisar e observar as novidades, será possível adquirir conhecimento transmitido por pessoas que possuem grande vivência na área.

Lembre-se de que é extremamente aconselhável manter os estudos em dia. Conhecimento não ocupa espaço, ele é sempre bem-vindo.

Também em São Paulo, a próxima edição da Expo Revestir acontecerá em março de 2018.

CASACOR

A CASACOR é considerada o maior evento de decoração da América Latina e o segundo maior de todo o mundo. Ela está no mercado desde 1987, ou seja, atualiza tendências e proporciona novas ideias há 25 anos.

Na exposição, arquitetos renomados fazem a montagem e decoração dos mais diversos ambientes. Com toda certeza, estar em contato com esse gigante da área vai agregar conhecimento à sua vida profissional e trazer inspiração aos seus projetos.

Ter a oportunidade de visitar espaços planejados por nomes tão prestigiados no mercado é algo único. Ver as referências de perto, entender o que os levou a decorar daquela forma, adquirir uma gama maior de ideias para reproduzir com criatividade e ter contato com outros arquitetos de todo o país são apenas algumas das várias vantagens de participar do evento.

As mostras ocorrem em vários cantos do país, e você pode encontrar mais detalhes no site oficial.

Trend Week Ser

Trend Week Ser é focada em palestras ministradas por nomes importantes, seu principal objetivo é educar de forma eficiente os arquitetos a partir de depoimentos reais da vivência pessoal de profissionais que chegaram longe na carreira.

Em sua última edição, que teve como foco o modernismo, a pesquisadora e artista francesa Florence Cosnefroy falou das raízes do movimento. Guilherme Wisnik, por sua vez, abordou as implicações nacionais do modernismo na arquitetura brasileira. O professor da USP e colunista da Folha de São Paulo fez referência às influências internacionais de Le Corbusier e o papel de Oscar Niemeyer.

Presenciar palestras desse tipo agrega experiência sem precedentes. Não adianta apenas estar por dentro do que é trendy se você não conhece a fundo o movimento por trás daquele objeto e o que inspirou sua criação. Quando o trabalho do arquiteto é feito por completo, com certeza ele é mais bem-reconhecido ainda.

Fique de olho em nossa página do Facebook e em nossos perfis do Twitter e do Instagram para mais novidades!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *