Menu
Projetos e Obras
Busca

Vista da entrada da fazenda flutuante em Roterdã (Foto: Ana Luiza Camargo)

Conteúdo Correspondentes Internacionais

Primeira fazenda sustentável flutuante do mundo une produção ao consumidor

07/01/2022

Localizada na cidade de Roterdã, na Holanda, a primeira fazenda sustentável flutuante nos faz refletir sobre o consumo consciente.

Operacional desde Maio de 2019, a primeira fazenda sustentável flutuante do mundo está localizada na cidade de Roterdã, na Holanda, uma cidade que está investindo cada vez mais em design e tecnologia. 

Considerada pelos arquitetos como “a cidade do futuro”, é o lar de escritórios que ousam em experimentar novidades com construção robótica e energia eólica, bem como a arquitetura flutuante.

A empresa Floating Farm trouxe para a cidade uma ideia ainda nunca construída, que busca trazer a fazenda de volta para a cidade como parte de uma transformação urbana limpa, habitável, sustentável e consciente.

Fazenda Flutuante Sustentável
Vista da entrada da fazenda flutuante em Roterdã (Foto: Ana Luiza Camargo)

Esse projeto em específico foi Idealizado por uma empresa especializada em arquitetura aquática, e projetada pelo estúdio de arquitetura Goldsmith.

O projeto foi pensado para um futuro em que o aumento do nível do mar significa que as terras agrícolas estão cada vez mais fora de ação devido às inundações. 

Sabemos que a Holanda é um país que se encontra, em sua maior parte, abaixo do nível do mar e que, portanto, o risco de inundações pode colocar todo o país em risco. 

Comentamos um pouco mais sobre esse assunto em outro post do blog, leia mais em: Ponte Moisés: uma atração na Holanda nos tempos de pandemia

Fazenda Sustentável Flutuante
Entrada da fazenda sustentável flutuante que pode ser visitada (Foto: Ana Luiza Camargo)

A estrutura da fazenda sustentável flutuante foi desenvolvida para seguir os princípios do design circular. O edifício construído gera toda a sua própria eletricidade a partir de painéis solares flutuantes e também fornece água potável por meio de um sistema integrado de coleta e purificação de água da chuva.

Fazenda Sustentável Flutuante
Fazenda flutuante e painéis solares (Foto: Ana Luiza Camargo)

As vacas são alimentadas com grama de campos de jogos e campos de golfe da cidade, junto com resíduos de produtos alimentícios como restos de batata, farelo e grãos de cerveja. Seu estrume é usado para criar um fertilizante natural.

Os organizadores afirmam que o bem-estar animal é uma grande preocupação para eles. Cada uma das vacas tem suas próprias baias. Elas também estão livres para vagar de volta à terra seca, um terreno vizinho, quando quiserem dar uma volta em terra firme.

Fazenda Flutuante Sustentável
Vacas da fazenda flutuante podem passear pelo terreno vizinho (Foto: Ana Luiza Camargo)

A equipe do Floating Farm também está empenhada em mostrar como a tecnologia pode ser usada para melhorar todo o processo de cultivo. 

Um robô de leite permite que as vacas sejam ordenhadas enquanto um outro robô limpa o estrume imediatamente após a sua produção. Também existe um alimentador automático que distribui alimentos dos animais.

O edifício está construído em estrutura metalica e vidro, o mais transparente possível para que os visitantes possam observar os processos dentro da fazenda. Também há espaços de educação, para que os grupos possam ir visitar e aprender mais sobre a agricultura sustentável.

Fazenda Flutuante Sustentável
Legumes e vegetais plantados na fazenda flutuante estão à venda em um quiosque próximo ao local (Foto: Ana Luiza Camargo)

Espera-se que a fazenda sustentável flutuante incentive mais pessoas a pensar sobre as possibilidades oferecidas por edifícios flutuantes conectados ao design circular. A fazenda está instalada em uma área portuária que se tornará um novo bairro residencial para a cidade no futuro.

Há rumores de que se essa ideia continuar sendo bem sucedida, a empresa responsável seguirá em frente com os planos de expandir o negócio com uma granja flutuante, estufas flutuante, produzindo frutas e vegetais frescos para toda a cidade. Interessante, não é mesmo? 

Confira mais sobre design circular em: De Ceuvel: exemplo de desenvolvimento urbano sustentável

Foto de destaque: Vista da entrada da fazenda flutuante em Roterdã (Foto: Ana Luiza Camargo)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *