07.01.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Vista da entrada da fazenda flutuante em Roterdã (Foto: Ana Luiza Camargo)

Primeira fazenda sustentável flutuante do mundo une produção ao consumidor

calendar-blank-line
07.01.2022
Localizada na cidade de Roterdã, na Holanda, a primeira fazenda sustentável flutuante nos faz refletir sobre o consumo consciente.
minutos de leitura

Operacional desde Maio de 2019, a primeira fazenda sustentável flutuante do mundo está localizada na cidade de Roterdã, na Holanda, uma cidade que está investindo cada vez mais em design e tecnologia. 

Considerada pelos arquitetos como "a cidade do futuro", é o lar de escritórios que ousam em experimentar novidades com construção robótica e energia eólica, bem como a arquitetura flutuante.

A empresa Floating Farm trouxe para a cidade uma ideia ainda nunca construída, que busca trazer a fazenda de volta para a cidade como parte de uma transformação urbana limpa, habitável, sustentável e consciente.

Fazenda Flutuante Sustentável
Vista da entrada da fazenda flutuante em Roterdã (Foto: Ana Luiza Camargo)

Esse projeto em específico foi Idealizado por uma empresa especializada em arquitetura aquática, e projetada pelo estúdio de arquitetura Goldsmith.

O projeto foi pensado para um futuro em que o aumento do nível do mar significa que as terras agrícolas estão cada vez mais fora de ação devido às inundações. 

Sabemos que a Holanda é um país que se encontra, em sua maior parte, abaixo do nível do mar e que, portanto, o risco de inundações pode colocar todo o país em risco. 

Comentamos um pouco mais sobre esse assunto em outro post do blog, leia mais em: Ponte Moisés: uma atração na Holanda nos tempos de pandemia

Fazenda Sustentável Flutuante
Entrada da fazenda sustentável flutuante que pode ser visitada (Foto: Ana Luiza Camargo)

A estrutura da fazenda sustentável flutuante foi desenvolvida para seguir os princípios do design circular. O edifício construído gera toda a sua própria eletricidade a partir de painéis solares flutuantes e também fornece água potável por meio de um sistema integrado de coleta e purificação de água da chuva.

Fazenda Sustentável Flutuante
Fazenda flutuante e painéis solares (Foto: Ana Luiza Camargo)

As vacas são alimentadas com grama de campos de jogos e campos de golfe da cidade, junto com resíduos de produtos alimentícios como restos de batata, farelo e grãos de cerveja. Seu estrume é usado para criar um fertilizante natural.

Os organizadores afirmam que o bem-estar animal é uma grande preocupação para eles. Cada uma das vacas tem suas próprias baias. Elas também estão livres para vagar de volta à terra seca, um terreno vizinho, quando quiserem dar uma volta em terra firme.

Fazenda Flutuante Sustentável
Vacas da fazenda flutuante podem passear pelo terreno vizinho (Foto: Ana Luiza Camargo)

A equipe do Floating Farm também está empenhada em mostrar como a tecnologia pode ser usada para melhorar todo o processo de cultivo. 

Um robô de leite permite que as vacas sejam ordenhadas enquanto um outro robô limpa o estrume imediatamente após a sua produção. Também existe um alimentador automático que distribui alimentos dos animais.

O edifício está construído em estrutura metalica e vidro, o mais transparente possível para que os visitantes possam observar os processos dentro da fazenda. Também há espaços de educação, para que os grupos possam ir visitar e aprender mais sobre a agricultura sustentável.

Fazenda Flutuante Sustentável
Legumes e vegetais plantados na fazenda flutuante estão à venda em um quiosque próximo ao local (Foto: Ana Luiza Camargo)

Espera-se que a fazenda sustentável flutuante incentive mais pessoas a pensar sobre as possibilidades oferecidas por edifícios flutuantes conectados ao design circular. A fazenda está instalada em uma área portuária que se tornará um novo bairro residencial para a cidade no futuro.

Há rumores de que se essa ideia continuar sendo bem sucedida, a empresa responsável seguirá em frente com os planos de expandir o negócio com uma granja flutuante, estufas flutuante, produzindo frutas e vegetais frescos para toda a cidade. Interessante, não é mesmo? 

Confira mais sobre design circular em: De Ceuvel: exemplo de desenvolvimento urbano sustentável

Foto de destaque: Vista da entrada da fazenda flutuante em Roterdã (Foto: Ana Luiza Camargo)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Primeira fazenda sustentável flutuante do mu...

Primeira fazenda sustentável flutuante do mundo une produção ao consumidor

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies