02.09.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Fachadas ventiladas: porcelanatos da Portobello são destaque no Boulevard 14/32

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.09.2019
Saiba as vantagens desse moderno sistema de obra aplicado no espaço de lazer do novo aeroporto de Florianópolis - Floripa Airport. E veja também os detalhes do projeto com a aplicação dos porcelanatos da Linha Dansk, nas versões Grafitte e Hope.
minutos de leitura

A expectativa é grande para a inauguração do Floripa Airport, localizado no Sul da ilha de Florianópolis. E os sustentáveis porcelanatos da Portobello na fachada ventilada marcam presença neste grande empreendimento.

Por meio de uma negociação realizada pela equipe comercial, que atua com foco no canal Engenharia, atendendo grandes obras, está sendo realizada uma construção com 2800m² de fachadas ventiladas no espaço de lazer Boulevard 14/32, que deverá ser inaugurado no próximo 1° de outubro, em frente ao novo aeroporto. 

Para um design diferenciado, foi a escolhida a linha Dansk, nas versões Cement Rope e Cement Grafitte, ambos no grande formato 120×120. “É tendência nas construções usar as placas maiores de porcelanato. Nos últimos meses, então, houve uma explosão do uso desse formato nas arquiteturas.

O 120×120, exclusivo da Portobello, chamou atenção dos responsáveis pelo empreendimento, além de acharem a linha Dansk belíssima!”, destacou Luiz Manetti, Gerente da Portobello Técnica.

Fachada ventilada
Projeto em 3D da entrada do Boulevard 14/32, assinado por Juliana Castro

A arquiteta do projeto Juliana Castro reforça que o Dansk Graphite foi fundamental para o belo acabamento das fachadas. “Na área interna, para uma maior leveza, incluímos também o Dansk Hope. Escolhemos estes dois produtos pela excelente qualidade técnica.

Mas a modulação das fachadas ventiladas foi determinante para a resultado do projeto, pois o formato 120×120 facilitou bastante o trabalho de paginação. Esteticamente, após extensa pesquisa, concluímos que o Dansk Graphite seria o produto ideal e para nós foi ótimo poder contar com sua tonalidade e textura para composição que desejávamos”, afirmou.

Confira como foi o processo criativo da Linha Dansk cocriada pelos arquitetos do Coletivo Criativo Portobello!

Com 11 mil m², Boulevard 14/32 será uma opção de lazer em Florianópolis, com ambientes indoor e também áreas para passeios, serviços, gastronomia, compras e entretenimento. Dentre os destaques, está a famosa cafeteria Starbucks, primeira a ser inaugurada no Sul do Brasil. O acesso será gratuito e aberto ao público em geral. 

Acompanhe o andamento da obra pela galeria de imagens:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Além desse espaço, os produtos da Portobello também são destaque no Visitor Center, miniterminal temporário que permite ao visitante uma visão privilegiada da construção do aeroporto. Vale a pena conferir a estrutura pré-fabricada.

Vantagens da fachada ventilada

De acordo com Manetti, a aplicação da fachada ventilada na obra é muito mais rápida, tanto é que sua execução no Boulevard 14/32 está prevista para finalizar em menos de 40 dias, ou seja, 5 a 6 vezes menos vezes se fosse optar pela método aderido.

O sistema industrializado da fachada ventilada – cujas placas de revestimento são fixadas por meio de estrutura metálica no lugar do tradicional reboco com argamassa colante – está se tornando uma realidade no Brasil inteiro! 

“Só para você ter ideia, em fachadas normais, tanto pintura quanto aderida, geralmente se perde 25% da massa e se consome cerca de 300 Kg/m². Então, cada metro quadrado jogado no lixo constitui uma média de 80 kg de massa.

Também não é sustentável: desperdiça materiais e água, gera entulho, cria muita sujeira, além de ser lento para conclusão da obra”, afirma Manetti.

Já a fachada ventilada é limpa, pois é aplicada a seco, utilizando apenas parafusos como materiais, e 25% mais rápida do que a aderida. A obra torna-se cerca de 20% mais cara, porém, a economia de prazo e materiais acaba tornando esse sistema com mais vantagens em termo de custo também.

A Portobello é a empresa de cerâmica que possui o maior número de obras com fachada ventilada, sendo considerada, portanto, a maior do Brasil nesse quesito. “Nosso diferencial de sucesso é possuir um preço supercompetitivo e também uma qualidade superior em comparação às outras marcas”, ressalta o Gerente da Portobello Técnica.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Fachadas ventiladas: porcelanatos da Portobel...

Fachadas ventiladas: porcelanatos da Portobello são destaque no Boulevard 14/32

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies