07.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
retrato Fabio Novembre
“Tudo é criatividade para mim. Tudo está ligado ao espaço que as pessoas ocupam”, Fabio Novembre (Foto: Studio Novembre

Fabio Novembre no DOCs UNLTD Internacional

 minutos de leitura
calendar-blank-line
07.06.2022
O mestre italiano da criatividade recebeu a Portobello para o novo episódio da websérie
minutos de leitura

A Itália é o berço de muitas criações arrojadas, endereço de arquitetos e designers inconfundíveis e que ganharam o mundo, como é o caso de Fabio Novembre, personagem do segundo episódio da websérie DOCs UNLTD Internacional. 

Em sua viagem por Milão, a convite da Portobello, o jornalista Pedro Andrade conversou com Novembre em seu estúdio, cercado de projetos, cores e inspirações. O arquiteto e designer é autoridade absoluta quando o assunto é criatividade, e sua múltipla capacidade de transformar ideias em realizações o levou também para o mundo cinematográfico - ele é formado em Arquitetura na Itália e em Direção de Cinema em Nova York.

Chamar Fabio Novembre de artista acaba sendo bem mais adequado, afinal, o que ele cria vai muito além da forma e da função, é poesia que pode ser usada e sentida. "Somos multifacetados, gostamos de muitas coisas. Por que temos que negar algumas coisas e desenvolver outras?", justifica o italiano.

“Tudo é criatividade para mim. Tudo está ligado ao espaço que as pessoas ocupam”, Fabio Novembre (Foto: Studio Novembre

Inspiração sem limites

Uma curiosidade sobre o designer é revelada no episódio: Fabio Novembre conta durante a entrevista ao DOCs UNLTD Internacional que ele não sabe desenhar.

Quando estava no começo da carreira, nos anos 80, havia uma premissa básica para quem desejasse ser arquiteto ou designer: precisava saber desenhar porque o traço do profissional era o meio para transformar ideias em projetos, não havia computador e softwares para isso como existe hoje. "Desenhar não era minha maneira confortável de me expressar", conta.

Contudo, hoje é possível ver o quanto isso não representou uma limitação para a expressão artística de Novembre. Seus projetos incluem a Casa do Milan, o QG do time italiano de futebol; a renovação do complexo Sant'Agata Bolognese, que é a sede da Lamborghini Automobili; galerias de arte; linhas icônicas de cadeiras, coleções de roupas esportivas e muito mais.

Cadeira que tem o desenho de uma mascara, criada por Fabio Novembre
Cadeira Nemo, criada por Novembre para a marca de mobiliário italiana Driade (Foto: Driade)

A mágica de quem cria

A conversa com Fabio Novembre revela sua filosofia em relação à vida e ao processo criativo. “Os criadores são como antenas que captam as ondas de inspiração que circulam pelo mundo. São essas pessoas que têm a capacidade de traduzir essas ondas e transformar ideias em mensagens e materialização. É meio mágico”, fala com brilho nos olhos. Ele destaca a importância de gerar experiências físicas em um mundo que está cada vez mais digital. “Ser um arquiteto é algo muito importante, é a forma de relacionar as pessoas com o espaço”, reforça.

sofá verde
Sofá Adaptation, de Novembre para a a marca de mobiliário italiana Cappellini (Foto: Cappellini)

Fabio Novembre e o Brasil

O italiano é um cidadão do mundo, diz que se sente confortável em qualquer lugar para onde viaja. Fabio Novembre conhece e ama o Brasil, fala sobre como os brasileiros conseguem, como nenhum outro povo do mundo, aproveitar a diversidade para construção de um caldeirão cultural. “É possível perceber como o povo faz com que tudo seja brasileiro, tenha essa identidade”, destaca.

Como expressão artística, sua forma de homenagear o Brasil durante a entrevista ao DOCs UNLTD foi tocando no violão O Leãozinho, de Caetano Veloso. E para descobrir como foi esse momento você precisa assistir ao episódio!

Projeto do Café criado para Portobello do arquiteto Fabio Novembre
Café | SP é a visão de Novembre sobre o Brasil (Foto: Portobello)

Novembre+Portobello: Café | SP

A Portobello, que está sempre conectada ao que há de mais expressivo no universo da criatividade, também tem uma ligação com Fabio Novembre. Ele criou o Café | SP para a Mostra UNLTD - 2ª Edição, em 2021. A Mostra foi um evento realizado em paralelo à Expo Revestir e apresentou espaços conceito dos expoentes da arquitetura e do design.

“Quando a Portobello me pediu para imaginar um café dentro da loja, a primeira coisa que eu pensei foi no momento histórico em que estamos vivendo e no contraste, diário, entre o desejo de contato humano e a impossibilidade de tê-lo naquele momento”.

Com as ideias de Novembre e os produtos da Portobello, nasceu o projeto em que o ambiente de sociabilidade foi pensado como um espaço teatral, habitado por máscaras.

Vista lateral das poltronas verdes do Café
Espaço conceito foi montado em São Paulo (Foto: Portobello)

“A teatralidade da máscara permite que você se esconda, se proteja e se isole em um lugar secreto. Os olhos permitem que você veja sem ser visto. Esse contexto social remete ao classicismo, e só poderia ser expressado por um precioso revestimento cerâmico, que interpreta mármore, interrompido apenas por um feixe de luz que entra pela janela, carregando a energia da paisagem brasileira, que sempre me fascinou”, conta.

Vista do balcão, peça feita com lastras da Portobello
Balcão e paredes revestida de Lastras Bleu de Savoie (Foto: Portobello)

O balcão do Café, desenhado pelo designer italiano, foi feito pela Officina Portobello. No espaço criado por Fabio Novembre foram usadas Lastras Bleu de Savoie, que é uma das pedras mais raras do mundo, proveniente da região dos Alpes Franceses. Ela encanta pela particular variação de tons de cinza azulado. Os veios claros, quase brancos, passeiam com fluidez na superfície e garantem o toque contemporâneo do material.

A reprodução deste material em porcelanato tem a ambição de proporcionar o uso sem extinguir as fontes naturais, que devem ser preservadas para momentos também raros.

Projetos futuros

Para encerrar sua participação neste episódio do DOCs UNLTD, Fabio Novembre fala sobre como se sente ao ser escolhido como profissional para novas parcerias. "Tenho um apreço pelas pessoas que apreciam meu trabalho. Me sinto abençoado pelo fato de alguém me escolher." É possível perceber que há um desejo genuíno em querer tornar o outro feliz a partir de algo que ele criou.

E sobre o futuro, ele deixa muito claro: "No fim, mesmo que você não seja designado para um projeto grandioso como um prédio enorme, não tem que se importar. Aceito qualquer trabalho, de qualquer escala e devo tirar o maior proveito dele. Não se trata de querer fazer maior e mais alto ou mais pesado, é colocar o melhor em tudo que faz".

Assista agora mesmo o episódio completo e tudo que Fabio Novembre conta ao DOCS UNLTD disponível no Youtube.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Fabio Novembre no DOCs UNLTD Internacional...

Fabio Novembre no DOCs UNLTD Internacional

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies