11.03.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
estande da Portobello na expo revestir 2022
Público conhece estande mais sustentável da história da Portobello na feira Expo Revestir 2022 (Foto: Archtrends)

Eventos de arquitetura e design em 2022 no Brasil e no mundo: confira a agenda

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.03.2022
No Brasil e no mundo, diversos eventos de arquitetura e design ajudam a acompanhar tendências, conferir novidades, fazer networking e fechar negócios.
minutos de leitura

Acompanhar os principais eventos de arquitetura e design é ficar por dentro dos desdobramentos das tendências para 2022, além de descobrir o que vem por aí nos próximos anos.

São mostras, feiras e congressos especialmente pensados para profissionais de arquitetura e urbanismo, design de interiores e até engenheiros e paisagistas.

Além de permitir conhecer as novidades, os eventos de arquitetura e design são muito necessários para o setor fechar negócios. Sem falar que permitem a interação direta com materiais usados em projetos.

Por causa da pandemia da Covid-19 muitos eventos foram adiados ou aconteceram no ambiente digital nos últimos dois anos.

No entanto, com o avanço da vacinação e a redução nas mortes em decorrência do vírus, os eventos presenciais estão voltando com tudo. Uma ótima oportunidade para se atualizar e fazer networking novamente! Confira as principais opções para este ano!

Os principais eventos de arquitetura e design em 2022

Encontre os melhores eventos de arquitetura e design de acordo com o mês do ano. Descubra opções no Brasil e no exterior para conferir todas as tendências e novidades.

Março

Expo Revestir

Maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, a Expo Revestir reúne as marcas mais importantes da indústria para apresentar suas novidades e tendências.

Além disso, o evento traz a oportunidade de profissionais reciclarem seus conhecimentos por meio do Fórum Internacional de Arquitetura, Urbanismo e Construção (Fiac), que este ano acontece 100% online. Isso sem falar na chance de fechar negócios e fazer networking, para quem visitar a feira presencialmente.

estande sustentável da Portobello
Portobello está entre expositores da Expo Revestir (Projeto: Portobello S.A.)

Este ano, o evento acabou de acontecer em São Paulo, no Transamerica Expo Center, entre os dias 8 e 11 de março (confira as novidades da Portobello aqui). O credenciamento deve ser feito através do site da Expo Revestir 2022. Vale lembrar que será possível visitar os estandes das marcas de forma presencial ou digital.

FEICON

Um dos maiores eventos de arquitetura e engenharia na América Latina, a Feita Internacional da Construção (FEICON) reúne mais de 700 expositores, divididos em 4 macrossetores.

São eles: acabamentos (como cerâmicas, metais e louças), estruturas (como ferramentas e máquinas para construção), instalações (como hidráulica, elétrica e automação residencial) e externos (como portas e janelas).

Quem visitar o evento terá acesso às principais inovações e tendências do setor. Além disso, é possível fazer negócios e se relacionar com outras pessoas desses mercados.

eventos de arquitetura e design em 2022
Feita Internacional da Construção é evento que une arquitetura e engenharia (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O evento acontece entre os dias 29 de março e 1 de abril, das 10h às 20h, na São Paulo Expo. O endereço é Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5, Água Funda, São Paulo.

Profissionais têm credenciamento gratuito através do site oficial da FEICON. Os demais visitantes podem fazer o registro no balcão mediante pagamento da taxa de R$ 55.

Smart City Expo Curitiba

Para quem quer se manter sempre atualizado, um dos eventos de arquitetura e design imperdíveis é o Smart City Expo Curitiba. Assim como sugere o nome, o tema central são as cidades inteligentes.

Essa é a versão brasileira do maior evento do mundo sobre esse tema, o Smart City Expo World Congress, da FIRA Barcelona.

Em 2022, ele chega à sua 3ª edição, reunindo especialistas e empresas para contar as principais novidades do setor. Este ano, o evento está dividido nas seguintes temáticas:

  • Tecnologias inteligentes para cidades;
  • Inovação e negócios disruptivos;
  • Governança em uma sociedade inteligente;
  • Mobilidade inteligente para o futuro;
  • Cidades sustentáveis.

São esperados mais de 10 mil visitantes e 50 expositores entre os dias 24 e 25 de março. O evento acontece no Expo Barigui, em Curitiba.

Abril

CASACOR

O CASACOR é uma das principais mostras de arquitetura das américas. Ele acontece ao longo do ano em diversas cidades brasileiras e em países como Bolívia, Peru e Estados Unidos.

O evento reúne profissionais renomados de diferentes áreas como arquitetura, design de interiores e paisagismo, apontando as principais tendências e suas aplicações práticas.

Cada cidade tem seu próprio calendário. Por isso, é importante ficar de olho nos eventos de arquitetura e design em 2022.

parede com cobogó de concreto
CASACOR é um dos mais tradicionais eventos de arquitetura e design de interiores
(Projeto: Ana Paula Moreira / Foto: Alessandro Gruetzmacher / CASACOR | MS 2021)

Acompanhe abaixo a agenda já divulgada e fique atento ao site oficial da CASACOR para mais novidades:

  • Rio de Janeiro: 24 de abril a 26 de junho, na Residência Brando Barbosa (Rua Lopes Quintas, 497, Jardim Botânico).
  • Bolívia: 17 de maio a 25 de junho, no antigo hotel Asturias (Rua Moldes, 154, Santa Cruz de la Sierra).
  • Goiás: 20 de maio a 5 de julho, no Flamboyant Shopping Center, em frente ao Garden (Avenida Deputado Jamel Cecílio, 3300, Jardim Goiás, Goiânia).
  • São Paulo: 21 de junho a 28 de agosto, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073, Cerqueira César).
  • Paraná: 25 de junho a 13 de agosto, no antigo Aquacenter Batel (Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário, Curitiba).
  • Rio Grande do Sul: 5 de agosto a 2 de outubro, na antiga Associação de Irmãs Franciscanas (Rua Dona Leonor, 360, Rio Branco).
  • Minas Gerais: 16 de agosto a 25 de setembro, no Palácio das Mangabeiras (Rua Professor Djalma Guimarães, 157, Belo Horizonte).
ambiente externo casacor
CASACOR é evento de arquitetura que acontece em diferentes cidades
(Projeto: Bárbara Barbi / Foto: Jomar Bragança/ CASACOR | MG 2021)

Maio

Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Marcada para acontecer entre os dias 21 de maio e 10 de julho, essa vai ser a 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Em 2022, o evento traz como mote Travessias. A ideia é estimular reflexões sobre a relação entre corpos e territórios, em um cenário em que as desigualdades socioespaciais foram intensificadas no Brasil.

Para isso, o evento de arquitetura é desdobrado em cinco diferentes eixos: democracia, memória, corpos, informação e ecologia.

O tema foi escolhido por meio do Concurso Internacional de Co-Curadoria. A equipe Travessias é composta de nove profissionais brasileiros de diferentes áreas. Essa edição do evento tem ainda o olhar da curadora residente Sabrina Fontenele.

A proposta inicial era trabalhar o tema “transformação”. Isso levando em consideração o cenário atual, em que diversas dinâmicas e espaços sociais sofreram alteração devido à pandemia da Covid-19.O evento é organizado pelo Instituto de Arquitetos Brasileiros de SP (IABsp) desde 1973 e lança luz sobre o exercício profissional.

O objetivo é enxergar os projetos como forma de dialogar e tornar os espaços urbanos mais democráticos.Em 2022, os espectadores terão contato com as narrativas propostas ao realizar sua travessia pelas malhas urbanas da cidade de São Paulo. Serão usados equipamentos públicos, comunitários e culturais, além de espaços da Avenida Paulista.

Para conferir as novidades e saber como visitar o projeto, fique de olho no site da Bienal de Arquitetura!

Junho

Salão do Móvel de Milão

Em Milão, na Itália, acontece um dos mais importantes eventos de design do mundo, o Salone del Móbile ou, em tradução literal, Salão do Móvel de Milão. Para se ter uma ideia, a exposição recebe mais de 350 mil pessoas todos os anos, de mais de 188 nacionalidades diferentes.

Tudo isso porque o evento reúne milhares de produtos que podem ser vistos pela primeira vez, em uma espécie de vitrine que mistura negócios e cultura, moldando a história do design e do mobiliário.

cadeiras salão do móvel de milão
Salão do Móvel de Milão acontece em junho e reúne milhares de pessoas para conferir mobiliários nunca antes vistos
(Foto: Portobello)

Portanto, os visitantes poderão conferir móveis domésticos inéditos das empresas líderes do setor. São produtos que unem qualidade e tecnologia de um jeito muito criativo.O Salone Internazionale del Mobile se divide em três categorias de estilo:

  • Clássico, com a valorização da tradição e do artesanato para criar móveis e objetos no estilo clássico;
  • Design, com produtos cheios de estilo e inovação, mas sem perder a funcionalidade;
  • xLux, refletindo o eterno luxo, mas com uma releitura contemporânea.

Em 2022, o evento acontece entre os dias 7 e 12 de junho, das 9h30 às 18h30. Para participar, basta acessar o site do Salão do Móvel de Milão e conferir os detalhes.

Semana de Design de Milão

Diversos eventos também acontecem em Milão no mesmo período do Salone Internazionale del Mobile. É a chamada Semana de Design de Milão, também conhecida como Fuorisalone.

calendário de eventos de arquitetura e design em 2022 inclui semana de design de milão
Ambiente na Semana de Design de Milão 2022 dedicado à Lina Bo Bardi, na Galeria Nilufar Depot (Foto: Taissa Buesco)

O tema proposto para esse ano é “Entre o Espaço e o Tempo”. Uma oportunidade de reflexão e de estímulo para empresas e visitantes. Afinal, essas são duas dimensões no centro do debate das agendas internacionais. E, atualmente, interferem na cultura do design e na sua aplicação.

O evento acontece entre os dias 6 e 12 de junho. Acesse o site oficial do Fuorisalone para ficar por dentro de todas as novidades!

Setembro

Design Weekend São Paulo (DW!)

Para quem quer acompanhar os eventos de arquitetura e design em 2022, a DW! é um dos principais. Afinal, é considerado um dos 3 maiores festivais urbanos de design, arquitetura, decoração e economia criativa do mundo.

Ao longo de uma semana, profissionais e curiosos podem se inspirar, fazer networking, absorver conteúdo, trocar experiências e fechar negócios na cidade de São Paulo.

As exposições são espalhadas por diferentes lugares. Em 2021, por exemplo, foram 344 eventos realizados por 115 expositores em 10 distritos de design.

Em 2022, o festival vai acontecer entre os dias 4 e 11 de setembro. Para acompanhar a programação e não perder nenhum detalhe da 11ª edição, fique de olho no site da DW!

Cersaie

Em setembro também acontece um dos mais importantes eventos de arquitetura e design em 2022: a Cersaie. Trata-se da maior feira de revestimentos do mundo, que acontece tradicionalmente na cidade de Bolonha, na Itália.

revestimentos com estampas grandes e floridas
Também na Itália, Cersaie é um dos eventos de arquitetura e design imperdíveis (Foto: Portobello)

Por lá, as principais empresas da Itália e de outros países apresentam suas novidades no setor. Além dos revestimentos cerâmicos, também há a exposição de pedras naturais e itens para banheiros, como mobiliário e banheiras.

Em 2021, a feira recebeu mais de 62 mil pessoas ao longo da semana de exibição. Este ano, o evento está marcado para acontecer entre os dias 26 e 30 de setembro. Para saber como participar, acesse o site oficial da Cersaie.

Archtrends Summit 2022

Archtrends Summit atrai grande público de arquitetura e design no Brasil (Foto: Archtrends)

O Archtrends Summit, evento promovido pela Portobello, é maior fórum de conteúdo de arquitetura e design de interiores do Brasil, que reúne tendências e novidades. São palestras, entrevistas e outros conteúdos abordados por grandes nomes nacionais e internacionais.

Já passaram talentos como Paulo Mendes da Rocha, o francês Alexandre Allard, o português Álvaro Siza, a holandesa Li Edelkoort, além do eterno Ruy Ohtake.

Em 2021, a 4ª edição Archtrends Summit aconteceu em formato digital e reuniu mais de 4 mil pessoas conectadas para “um mundo mais sustentável, colaborativo e plural”.

A Portobello está preparando a edição de 2022 com muito conteúdo sobre arquitetura e design. Acompanhe o Archtrends para ficar por dentro das novidades!

Além do Archtrends Summit, a Portobello participa de diferentes eventos de arquitetura e design, seja como expositora ou para acompanhar as novidades e trazer para o mercado. Confira a cobertura do lançamento UNLTD. Dreams na Expo Revestir 2022.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Eventos de arquitetura e design em 2022 no Br...

Eventos de arquitetura e design em 2022 no Brasil e no mundo: confira a agenda

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies