31.01.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Hygge, estilo nórdico decoração
Em busca do conforto e do bem-estar, estilo Hygge traz elementos como madeira, iluminação, espaços de convívio e relaxamento (Projeto: MARQ ARQUITETURA / Foto: @favarojrfotografia)

Estilo hygge: a união entre o aconchego e simplicidade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
31.01.2024
De origem nórdica, estilo Hygge valoriza a simplicidade, o conforto e o bem-estar. Conheça a origem, saiba por que é tendência e como aplicar
minutos de leitura

De origem dinamarquesa, o estilo Hygge valoriza o bem-estar e a qualidade de vida. Características que se destacam entre os moradores dos países nórdicos.

Contudo, a busca por uma vida mais confortável, pela conexão com a essência e com o que realmente importa vem ganhando cada vez mais adeptos.

Por exemplo, vemos o estilo Hygge convergir com uma das macrotendências de arquitetura e decoração, nomeada como Rewind no Trendbook 2024 da Portobello.

Mais do que uma tendência, o estilo Hygge reflete a cultura de valorizar momentos com amigos e familiares, de buscar aconchego e refúgio em casa.

Para entender melhor sobre esse estilo e descobrir como aplicar suas características nos projetos, acompanhe a leitura!

Leia também:

O que é o estilo Hygge?

balanço no quarto
Ambientes aconchegantes dentro de casa é característica do estilo hygge (Projeto: NATALIA LEMOS ARQUITETURA)

Hygge é sobre passar tempo com as pessoas amadas. Sobre se sentir seguro e protegido dos males do mundo e em um momento em que se possa “abaixar a guarda”.

É sobre ficar em casa discutindo assuntos complexos ou os temas mais banais do planeta, ou simplesmente desfrutando do silêncio enquanto degusta um café, um chá, um vinho ou qualquer bebida que traga esse tipo de sensação.

Mesmo sendo um termo dinamarquês, a palavra Hygge é simples e fácil de pronunciar. Em inglês, seria algo como “Hooga” e, aportuguesando o termo, soaria como “Ruuga”.

Ainda que seja mais falada (e aplicada) na Dinamarca, a palavra Hygge é de origem norueguesa e significa bem-estar.

Sendo assim, o Hygge pode ser considerado um “momento”, uma prática para agradar todos os sentidos humanos. O objetivo é criar a atmosfera ideal a fim de que a visão, olfato, paladar, tato e audição estejam em plena harmonia.

Por sua vez, isso favorece uma sensação de bem-estar, conforto e segurança, principalmente dentro de casa.

Se quiser gerar esse clima, é necessário ficar atento a alguns padrões de arquitetura, design e decoração. Na Dinamarca, há uma certa obsessão por design de interiores.

Portanto, as casas são consideradas as bases do Hygge. É onde há a centralização da vida social, pois bares e restaurantes em cidades como Copenhague costumam ser muito caros até mesmo para os nativos.

Para criar tal atmosfera, o ideal é ficar atento a algumas questões básicas, mas essenciais para o bem-estar. Entre elas, podemos citar:

  • Iluminação;
  • Climatização;
  • Conforto;
  • Abrigo.

São os pré-requisitos básicos para ter uma casa que apresente os valores e princípios do Hygge, com a tal atmosfera que traga prazer aos sentidos e bem-estar ao corpo inteiro.

Estilo Hygge tem origem na história, cultura e clima nórdico

decoração com inspiração nórdica
Espaços de convivência são valorizados em estilo Hygge (Projeto: Marla Bravim / Foto: Sayane Porto)

A adoção da expressão pelos dinamarqueses tem explicação. Durante mais de 500 anos, a Dinamarca e a Noruega eram unidas em apenas um reino, até que se separaram em 1814. Mesmo período em que a palavra Hygge começou a figurar na literatura do país.

Para os dinamarqueses, o Hygge é algo muito maior que um simples sentimento. Trata-se de um momento, uma memória, um lugar e diversas outras coisas que representam a felicidade para eles.

São diversos elementos que misturam sensações, trazem de volta lembranças e garantem conforto, segurança e comodidade de uma só vez.

Relação com o clima

As condições climáticas do país não favorecem a realização de atividades fora de casa ao longo do ano. Isso porque a Dinamarca é reconhecida por ser muito fria durante praticamente todas as estações.

No verão, há temperaturas agradáveis em torno dos 25° Celsius e com luz do sol. Porém, o clima local é imprevisível. Mesmo no verão, o país pode ser tomado por chuvas em abundância.

O ambiente predominantemente nublado e cinza ocorre nas diferentes estações do ano. São raros os momentos de sol e calor no país. No inverno, por exemplo, é comum presenciar temperaturas negativas e neve.

O fator climático reflete diretamente no comportamento dos dinamarqueses. O frio faz com que passem bastante tempo dentro de casa. E para manter o posto de país mais feliz do mundo, é necessário pôr em prática o Hygge.

Segundo a pesquisa do Instituto da Felicidade, 71% dos dinamarqueses preferem praticar o Hygge em seus lares.

O lugar, a decoração, as bebidas, a comida, a roupa, todo o ambiente é composto de modo que uma atmosfera seja criada para oferecer uma experiência única, relevante e marcante. É um momento em que os bens materiais são menos importantes.

Dos países nórdicos para toda a Europa

decoração com inspiração nórdica
Assim como na Europa, brasileiros gostam de estar ao ar livre (Projeto: Guilherme Mancini / Foto: Felipe Cuine)

O estilo Hygge foi adotado por quase toda a Europa. A expansão da decoração escandinava e, consequentemente, do estilo de vida dinamarquês pode ser encontrada nos quatro cantos do continente com facilidade.

No ritmo acelerado em que vivemos atualmente e com a correria do dia a dia, é necessário tirar um tempo para si — e isso é possível até nas grandes metrópoles.

Hygge na prática

Espaços para curtir a própria companhia são valorizados (Projeto:Seferin Arquitetura)

E como os europeus produzem esse efeito de aconchego do estilo Hygge? As decorações são quase sempre dotadas de velas, lareiras, espaços que proporcionam um bom odor, um barulho que acalma, e principalmente, o acolhimento.

A valorização de materiais naturais como a cerâmica e a madeira, e a apropriação de ambientes “limpos”, sem muitos detalhes, também chamam a atenção.

Mesmo em apartamentos pequenos é possível ter cozinhas interativas (ainda que compactas) e uma mesa de jantar que possa proporcionar uma reunião com amigos.

Além de trazer comodidade aos ambientes internos, na Europa vemos muito a valorização do aconchego externo.

Portanto, é comum restaurantes que se apropriam de calçadas e bangalôs nas ruas, sempre convidativos e com uma aparência de lugar confortável para curtir o momento.

Nas casas, é bastante frequente o uso de mesas ao ar livre, espreguiçadeiras, lugares perfeitos para aplicar o uso da filosofia do estilo Hygge em contato com a paisagem nas quatro estações do ano.

Os europeus valorizam ainda a apreciação das pequenas coisas, a criação de espaços para interagir com amigos, ou simplesmente curtir a sua própria companhia, se fazer presente por completo em cada momento.

Busca por bem-estar é tendência após crises

decoração com inspiração nórdica
Em tempos difíceis, busca por conforto e bem-estar aumentam (Projeto: Carla Felippi / Foto: Henrique Ogata)

Os padrões de comportamento, da moda, do design, da arquitetura e de tantos outros segmentos de trabalho e das relações humanas sofrem, de tempos em tempos, mudanças que também alteram o mercado profissional e as interações na sociedade.

Tais mudanças são motivadas por diferentes fatores. Seja por crises financeiras, como o crash da bolsa de Nova York, em 1929, seja por conflitos como a II Guerra Mundial na década de 1930, ou ainda por uma crise sanitária, como a pandemia da Covid-19.

Há ainda alguns fatores menos catastróficos, mas igualmente capazes de provocar transformações nos negócios e no comportamento humano: o clima de uma região, por exemplo.

Mesmo com tantas questões negativas que acabam prejudicando o ser humano de alguma forma, a busca por conforto e bem-estar é incessante.

Afinal, o ser humano sempre busca alternativas que possam garantir mais saúde e qualidade de vida.

Os italianos, por exemplo, adoram uma refeição em família no domingo, na casa da matriarca. Os ingleses são pontuais quando o assunto é o famoso chá das cinco. Os norte-americanos se esbaldam em seus jantares de Ação de Graças. E os brasileiros aproveitam diversos momentos de relaxamento para alívio do estresse, como um happy hour ou um churrasco, por exemplo.

Cada nação tem o seu “momento” favorito que remete ao bem-estar, à segurança, ao conforto emocional e à qualidade de vida de modo geral.

Felicidade

Quando o assunto é felicidade, automaticamente pensamos na Dinamarca. Nos últimos anos, o país nórdico sempre esteve no topo ou entre os países considerados mais felizes do mundo.

Em dados e informações levantadas pelo Happiness Research Institute, viu-se que os dinamarqueses, em termos de bem-estar e qualidade de vida, estão muito bem-servidos e satisfeitos.

Tudo isso também devido a um “momento” que eles gostam de praticar e cultivar: o Hygge.

5 formas de incorporar o estilo Hygge

Se quiser adotar o estilo Hygge em uma casa, é muito simples: basta priorizar o cuidado e o zelo. Observe as nossas sugestões:

1. Velas

estilo hygge
Velas ajudam a criar clima intimista (Projeto: Paola Dallarosa Arquitetura e Interiores)

O primeiro fator a ser considerado é a iluminação do local. Na Dinamarca, o uso de velas para criar esse tipo de atmosfera é muito comum.

Aproximadamente 85% dos dinamarqueses associam as velas diretamente ao estilo Hygge. Em especial durante o outono e o inverno, em que as temperaturas mais baixas permitem que o uso de velas seja útil não apenas para iluminar, mas também para aquecer salas, quartos e até mesmo banheiros.

Portanto, definir espaços para o uso de velas é fundamental em um ambiente no estilo Hygge.

É importante ressaltar a segurança. Afinal, o uso de fogo dentro de casa pode ser arriscado. Castiçais e locais estratégicos e protegidos para as velas são essenciais.

2. Lâmpadas

estilo hygge
Iluminação favorece aconchego (Projeto: Debora Peixoto)

Quando se fala de iluminação, não só as velas devem ser consideradas. Lâmpadas têm um papel importante na composição do ambiente. Os dinamarqueses são muito criteriosos ao escolherem as suas. De modo geral, elas são posicionadas para estabelecer pontos de luz calmantes nos diferentes cômodos da casa.

A Dinamarca, inclusive, é reconhecida por ter designers famosos na fabricação de pendentes e luminárias. Poul Henningsen, Arne Jacobsen e Verner Panton são alguns deles. Entre os modelos mais conhecidos, estão:

  • The PH lamp: criada por Henningsen em 1925, oferece uma luz leve e difusa por meio de camadas de sobras para dispersar a luz do bulbo;
  • Le Klint: Peder Vilhelm Jensen-Klint foi seu inventor. A luminária tem pregas dobráveis como o seu grande diferencial no design.
  • Panton VP Globe: um pendente que forma uma luz calmante e difusa vinda de seu aro central. Foi desenhada em 1969 por Verner Panton.

As lâmpadas e luminárias são capazes de dar o tom no ambiente. Os dinamarqueses preferem luzes mais calmas e pouco brilhantes. Tudo isso para garantir conforto e calmaria aos olhos.

3. Hyggekrog

estilo hygge
Espaço destinado ao relaxamento complementa estilo Hygge

(Projeto: Natalia Lemos Arquitetura / Foto: Denilson Machado – MCA estúdio)

O termo pode ser traduzido como um recanto. É um lugar em um cômodo propício para se sentar ou deitar e relaxar. Seja lendo um livro ou tomando um chá, envolto de cobertores e almofadas macias.

Para a criação desse recanto, é necessário um sofá ou cama que garanta muito conforto. A função do local é oferecer proteção e comodidade, um tipo de porto seguro nos momentos estressantes, de alta ansiedade ou tristeza.

No Hyggekrog, todos devem ter a sensação de que estão no controle da situação, sem se sentir expostos a imprevistos e problemas.

4. Madeira

estilo hygge
Porcelanato amadeirado pode ser usado até no box do banheiro (Projeto: BCP Engenharia)

Objetos, móveis e pisos de madeira provocam sensações agradáveis. O cheiro de uma mobília antiga, o toque de uma cadeira de balanço ou o leve chiado de um piso causam bem-estar por meio da simplicidade e naturalidade.

Afinal, a madeira nos faz sentir próximos à natureza. Mas para preservar o meio ambiente, o ideal é investir em revestimentos amadeirados.

Graças à tecnologia de impressão digital, é possível ter porcelanatos com relevo e aparência muito parecida com a da madeira natural.

Além disso, a fabricação da cerâmica causa muito menos impacto ao meio ambiente, de maneira geral.

Vale destacar que o porcelanato amadeirado pode ser usado em pisos e paredes de todos os ambientes, incluindo aqueles que recebem água ou umidade, como áreas externas e o box do banheiro.

O revestimento também pode ser usado para formar balcões, bancadas, prateleiras, nichos, cabeceiras e painéis, por exemplo.

5. Natureza

estilo hygge
Plantas, como flores e folhas, elevam bem-estar nos projetos (Projeto: Anna Carolina Del Piero)

Só a madeira não é suficiente. Os dinamarqueses têm a necessidade de trazer a natureza por inteiro para dentro de casa. Folhas, galhos, castanhas, tudo que remeta a árvores e animais é bem-vindo.

Assim como vasos de plantas e flores que têm o poder de purificar e perfumar o ar, objetos que identificam a natureza também são capazes de proporcionar calma e conforto ao lar.

Dicas extras

estilo hygge
Elementos têxteis, como mantas, ajudam a levar aconchego aos espaços (Projeto: Okha Arquitetura e Design)

Para deixar o clima ainda mais no estilo Hygge, considere adicionar os seguintes elementos:

  • Livros;
  • Cerâmicas;
  • Peças vintage;
  • Cobertores, almofadas e mantas.

Tudo isso para a criação de um ambiente agradável, confortável, seguro e prazeroso, que possibilite momentos de alegria e felicidade e a construção de memórias que durem para sempre.

O estilo Hygge faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, e diferentes pessoas e nações do mundo inteiro estão aderindo à vertente na busca por momentos mais alegres e um estilo de vida tranquilo.

Entretanto, é importante considerar que cada nação ou indivíduo faz adaptações segundo o seu perfil cultural, financeiro e local.

No Brasil, por exemplo, que tem condições climáticas praticamente opostas às da Dinamarca, o estilo Hygge deve ser adaptado de acordo com as características do país.

Ele é aplicável em qualquer país e para todo tipo de público, desde que a identidade e essência de cada pessoa ou nação sejam consideradas e respeitadas.

Inclusive, a busca pela essência e a valorização da função e da simplicidade estão em alta. Conheça também o conceito de Slow Architecture!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Estilo hygge: a união entre o aconchego e si...

Estilo hygge: a união entre o aconchego e simplicidade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies