01.04.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Estampas e elementos naturais, além de uma mistura de influências, são característica

Estilo Folk: manifestação popular que vai da música à decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.04.2022
Entenda como o estilo folk surgiu e como usá-lo na decoração da sua casa, com ambientes altamente personalizados e criativos!
minutos de leitura

Cores vibrantes, materiais rústicos e detalhes artesanais. Essa mistura dá origem ao estilo folk, que nasceu na música e influenciou diversas artes, incluindo a decoração.

Quem ama ambientes cheios de personalidade com certeza vai adorar esse tipo de décor, que é perfeita para pessoas criativas e alto astral.

Quer entender melhor? Veja mais informações a seguir!

O que é e como surgiu o estilo folk?

Folk vem da palavra Folklore, que foi cunhada em 1864 para se referir a tradições, costumes e superstições da cultura popular. No entanto, a expressão folk music só nasceu mais tarde, na década de 1960, especialmente com Bob Dylan e Joni Mitchell.

O folk rock misturava canções folclóricas e rock’n’roll, criando um estilo único. Esse foi um momento efervescente, com a ascensão dos hippies e dos protestos por uma sociedade mais justa e igualitária — crenças que acabaram influenciando também a música.

A partir da década de 1970, passaram a surgir ramificações no gênero, como o acid folk, o folk progressivo e o folk psicodélico.

Conforme o estilo musical ganhava força, o folk também invadiu a moda, com elementos rústicos fundidos a indígenas, étnicos e hippies, passeando do country ao romântico, em uma verdadeira fusão de inspirações.

Com a influência da moda, o estilo chegou à decoração, deixando os espaços charmosos e aconchegantes, com a mesma proposta de mesclar itens folclóricos com uma pegada rock’n’roll.

Hoje, vemos ambientes que passeiam do folk tradicional, com tons mais fortes, até alternativas contemporâneas, coordenando com elementos urbanos ou sofisticados.

Estilo folk, sala
O estilo folk nasceu na música e inspirou a moda e a decoração, mesclando influências e tendo a liberdade como base (Projeto: Gebara e Filártiga Arquitetos)

E a decoração folk?

Não há regras para o folk na decoração. É possível soltar a criatividade para conseguir ambientes únicos e personalizados.

Como o estilo musical surgiu de uma mistura de povos e crenças, no décor também vemos isso. São diversas influências que se unem e convergem em espaços com muita cor e aconchego.

A marca é justamente a liberdade. Você pode mesclar tudo o que acha que faz sentido — desde peças de família até itens mais modernos, passando por cores fortes e estampas étnicas, por exemplo.

Dá para usar a decoração folk apenas em um cômodo, como um quarto ou uma cozinha, ou em todos os ambientes, incluindo as áreas externas.

Para isso, contudo, é preciso considerar a harmonia. Afinal, não é porque as regras não são rígidas que todas as combinações são adequadas.

Justamente por essa pegada mais livre, o estilo folk é um dos preferidos de pessoas criativas. Se esse é o seu caso, você pode investir sem medo nesse tipo de decoração.

Estilo folk, mesa, cadeira, artesanato
Elementos naturais e artesanato marcam o estilo folk (Projeto:Adriana Fontana / Foto: Carolina Mossin)

Como materializar o estilo folk na sua casa?

Agora que você já entendeu melhor o que é o estilo, que tal ver dicas de decoração folk? Reunimos alguns itens que não podem faltar em ambientes desse tipo.

Cores

A mistura de tons terrosos com cores vivas marca presença nesse estilo.

Para ambientes pequenos, use tonalidades neutras como base e pontue com cores vibrantes, como azul, vermelho, amarelo, laranja e turquesa.

A base pode contar com nuances suaves de marrom, bege, laranja, amarelo e verde. Por serem neutros, o branco e o cinza também são boas ideias, assim como o preto.

Texturas

As texturas são cruciais em qualquer decoração. No estilo folk, elas ficam em evidência, trazendo o ar aconchegante pelo qual esses ambientes se destacam.

Itens artesanais são muito bem-vindos, como peças de tricô ou crochê. Você também pode usar franjas, camurça, tecidos planos e couro.

tapete estilo folk
Cores fortes e estampas éticas são muito presentes na decoração folk (Foto: Tatiana Syrikova)

Estampas

As estampas étnicas são as mais usadas na decoração folk. Elas podem estar presentes em cortinas, tapetes, roupas de cama, capas de almofada e diversos outros acessórios.

Outra ideia é apostar em revestimentos estampados, que ajudam a criar um ponto de contraste e dão um ar sofisticado para o estilo.

Além das estampas étnicas, você pode investir em opções geométricas ou florais. Dá até para fazer um mix, que fica bem bacana e dá personalidade.

Mobiliário

Os móveis podem ser rústicos ou vintage, dando um toque romântico ao ambiente. A madeira é o material mais usado e tende a aparecer tanto de forma maciça quanto com pátina.

Se você tem um móvel de família, esse é o estilo ideal para fazer com que ele brilhe. Também é possível investir em opções como baús, arcas e outros itens diferenciados.

Os estofados podem ser neutros ou coloridos, dependendo da harmonia do espaço. Caso tudo esteja em tons terrosos suaves, use o sofá ou a poltrona para adicionar um toque de cor, por exemplo.

Outra ideia que funciona bem é o sofá de couro, que faz uma conexão com a natureza, muito bem-vinda nesse estilo.

O sofá de veludo também é uma boa pedida.

Estilo folk, sala, área externa
Os detalhes naturais são muito presentes no estilo, como esse ambiente com Folk Grey no piso e Cobogó Mundaú em destaque (Projeto: Portobello S.A.)

Natureza

Aliás, falando em natureza, ela também é figurinha carimbada no folk. Afinal, muitos dos povos antigos aos quais esse estilo faz referência e os hippies tinham uma forte ligação com tudo que é natural.

Isso pode se refletir na sua decoração de diversas formas. Desde uma maneira direta, como a presença de vasos de plantas, até de um jeito sutil, como detalhes em madeira, cerâmicas, estampas florais ou de folhagens, texturas naturais (sisal ou bambu, por exemplo) etc.

Místico

Além das estampas étnicas, o lado místico faz parte do estilo folk, retomando as crenças dos povos antigos. Assim, você pode usar objetos que fazem referência a essas tradições milenares.

Alguns exemplos são quadros com símbolos do zodíaco, velas e incensos, detalhes em estrelas ou figuras.

Vale até combinar crenças de diferentes etnias, como inspirações celtas, indianas e africanas, mas sempre de um modo harmônico.

Estilo folk, quarto
Um ambiente folk também pode ser mais neutro, com itens contemporâneos para uma releitura sofisticada, como esse com Folk Ice em piso e parede (Projeto: Portobello S.A.)

Personalização

Como o estilo folk é mais livre, você pode soltar sua criatividade para criar ambientes altamente personalizados.

Por exemplo, com fotografias que remetam a memórias afetivas, quadros de locais que visitou, artesanatos que produziu e assim por diante.

Também é possível usar a música, já que tem fortes ligações com o estilo. Utilize elementos que brinquem com isso, como um violão ou pôsteres de artistas de folk rock.

Conheça a linha Folk, da Portobello

A linha Folk, da Portobello, é um mix de influências e inspirações.

De origem celta, personalidade ativista e diversidade marcam a história do folk, o ritmo que influenciou e inspirou o rock’n’roll.

A criação da Portobello se apropria de tudo isso para uma fusão ritmada que faz surgir uma superfície surpreendente.

Elementos naturais compõem um limestone recriado — uma composição contemporânea que traz memórias do tempo.

Lastras em tons neutros com pequenos agregados fossilizados e eternizados em ritmo linear sobre a superfície do porcelanato expressam a elegância do material.

As nuances areia (desert), névoa (ice) e rato (grey) contam também versões in and out - pode ser aplicado dentro e fora de casa - no formato 60x120.

Estilo folk, área externa, fachada
A linha Folk, da Portobello, retrata o espírito livre do estilo. No detalhe, Folk Desert em piso e parede (Projeto: Portobello S.A.)

Folk é uma fusão arrojada e atemporal, para projetos com criatividade e personalidade.

Veja em detalhes as opções dessa linha:

  • Grey: disponível nos formatos 120x280 e 60x120 com acabamento natural e 60x120 com acabamento EXT;
  • Ice: disponível nos formatos 120x280 e 60x120 com acabamento natural e 60x120 com acabamento EXT;
  • Desert: disponível nos formatos 120x280 e 60x120, ambos com acabamento natural.

E então, gostou de saber mais sobre o folk, o estilo que inspirou nossa nova linha? Acesse o site da Portobello para conferir outros produtos para os seus projetos!

Foto de destaque: Estampas e elementos naturais, além de uma mistura de influências, são características do estilo folk contemporâneo, como esse ambiente com Folk Ice no piso e Shibori Lime na parede (Projeto: Portobello S.A.)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Estilo Folk: manifestação popular que vai d...

Estilo Folk: manifestação popular que vai da música à decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies