01.11.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Estilo escandinavo: um modo diferente de viver

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.11.2019
O estilo escandinavo está em alta e é ideal para quem quer desacelerar e levar uma vida mais simples.
minutos de leitura

O estilo escandinavo está em alta e é bastante comum ouvirmos as pessoas falarem que gostam dele. Mas você já parou para pensar no que ele realmente significa?

Que a decoração escandinava é linda nem precisamos dizer! As principais páginas de ideias do Pinterest e do Instagram e os portfólios de arquitetos famosos estão recheados com fotos belíssimas desse estilo.

Mas o estilo escandinavo vai muito além da arquitetura. Trata-se de uma forma única de ver o mundo. É sobre isso que falaremos neste artigo. Gostou? Então, siga conosco!

Cultura escandinava: uma rica e interessante história

A série Vikings, do History Channel, retrata os primórdios da cultura escandinava
A série Vikings, do History Channel, retrata os primórdios da cultura escandinava. (Foto: History Channel)

A palavra “Escandinávia” surgiu ainda na época do antigo Império Romano. Os habitantes de Roma acreditavam que todas as terras que estavam situadas ao norte da Germânia formavam uma ilha chamada Scania.

Assim, do ponto de vista geográfico, Noruega e Suécia são os países escandinavos. Porém, por uma questão de valores culturais, a Dinamarca também faz parte desse grupo.

A Escandinávia foi a terra de onde vieram os Vikings, que já serviram como mote para diversas obras literárias e cinematográficas. Inclusive, recentemente, foi produzida pelo History Channel uma série de TV que retrata como um fazendeiro local alcança fama após ataques à Inglaterra, se tornando um rei escandinavo. O seriado está disponível no catálogo da Netflix.

A cultura escandinava é muito rica e tem a sua própria mitologia, que valoriza deuses como Asgard, Odin, Thor e Loki. Inclusive, o modo de vida simples do povo é visto por alguns como uma forma de demonstrar respeito às entidades adoradas.

A Escandinávia também teve nomes que projetaram a região para o mundo. É o caso do escritor Hans Cristian Andersen, criador da obra A Pequena Sereia, que ficou mundialmente famosa quando foi levada aos cinemas pela Disney.

O estilo de vida escandinavo: simplicidade acima de tudo

Segundo a ONU, a Noruega é o melhor país do mundo para viver
Segundo a ONU, a Noruega é o melhor país do mundo para viver. (Foto: Randgruppe)

Você já reparou que as nações escandinavas ocupam o topo de qualquer ranking de países que se destacam pela qualidade de vida? Uma reportagem do portal MSN, por exemplo, mostra uma lista feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) em que Noruega e Dinamarca aparecem em primeiro lugar.

Mas por que será que a qualidade de vida desses países é tão boa? A resposta para isso pode estar no modo de viver. Os moradores dessa região adotam uma máxima de que é preciso ter simplicidade acima de tudo.

O conceito sueco de Lagom, por exemplo, prega que as compras realizadas devem ser apenas o suficiente para o dia a dia. Nesses países, você dificilmente encontrará alguém que tenha vários pares de sapato no armário, porque só usa dois ou três, por exemplo.

Além disso, o povo escandinavo é conhecido por levar uma vida descomplicada. Tudo isso reflete em um modo de viver em que a predominância não é dos problemas, mas sim dos bons momentos.

A proliferação da cultura e do estilo escandinavo para o mundo

O minimalismo está sempre presente na cultura escandinava
O minimalismo está sempre presente na cultura escandinava (Foto: Portobello S.A.)

No livro Processos culturais: reflexões sobre a dinâmica cultural, o estudioso José Clemente Pozenato destaca que os valores de um povo se refletem na forma como ele vive. Tais conceitos atravessam gerações, fazendo com que se perpetuem por dezenas, centenas ou até mesmo milhares de anos.

Com base nessa teoria, podemos explicar como o estilo escandinavo se aplica na forma como esse povo se veste, se alimenta, se comporta e também constrói e decora as suas moradias.

A arquitetura contemporânea bebe muito da fonte escandinava e elementos dessa cultura estão sendo inseridos em projetos de arquitetura e design.

Talvez pela necessidade de fugir do agito das grandes cidades e ter uma vida mais saudável, o estilo minimalista da Escandinávia ganhou força e hoje é uma forte tendência.

As principais características do estilo escandinavo na arquitetura e no design

Simplicidade é a palavra-chave na arquitetura escandinava
Simplicidade é a palavra-chave na arquitetura escandinava. (Foto: Portobello S.A.)

Em sua essência, o design escandinavo busca melhorar a vida cotidiana. Para isso, algumas características devem ser seguidas. Veja, na sequência, as principais delas!

Iluminação

Os países nórdicos recebem entre 5 e 6 horas de luz solar por dia durante o inverno, de modo que a iluminação se torna fundamental. É quase uma heresia utilizar carpetes no estilo escandinavo, por exemplo.

Os pisos devem ser de madeira clara e as paredes pintadas com tintas nas cores branca, cinza, creme ou azul, sempre nos tons mais frios.

Além disso, os imóveis devem ter janelas grandes, que permitam um melhor aproveitamento da luz natural.

Design minimalista

O design escandinavo é reconhecido por ser minimalista. As linhas são retas e tudo tem uma qualidade extrema.

Excessos, como muitos objetos decorativos nos ambientes, são evitados. A ideia é que os espaços fiquem livres e sejam bem aproveitados.

Espaços livres de tecnologia

Na contemporaneidade, época em que o uso de redes sociais e recursos tecnológicos imperam, uma tendência é criar espaços escandinavos para que as pessoas fiquem livres.

O objetivo desses locais é criar ambientes intimistas e acolhedores, para que se possa descansar após um dia agitado no trabalho, relaxar ouvindo uma boa música, meditar etc.

Exemplo disso é o conceito Hygge, muito popular na Dinamarca, que versa sobre a importância dos momentos de tranquilidade.

Simplicidade

Para Niki Brantmark, autora do blog My Scandinavian Home, “o estilo escandinavo tem uma tradição de se esforçar para garantir que todos tenham acesso a um bom design, não apenas a elite”.

Isso se justifica porque na decoração de ambientes desse tipo, podem ser usados materiais que estão disponíveis na natureza e têm características mais rústicas. Não é necessário gastar muito dinheiro para decorar um cômodo ou todo um apartamento.

O estilo escandinavo é único! Ao investir nesse tipo de decoração, você apostará em uma estética simples, que se encaixa perfeitamente em qualquer época ou ambiente.

Quer decorar os ambientes da sua casa no estilo escandinavo? Saber como usar revestimentos que reproduzem madeira é uma boa forma de começar. Confira o nosso artigo que fala sobre esses materiais nobres.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Estilo escandinavo: um modo diferente de vive...

Estilo escandinavo: um modo diferente de viver

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies