25.01.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Espelho no teto dá sensação de amplitude ao expositor (Foto: Arnaud Domange / Cortesia Noise Noise Noise)

Espelho para decoração: veja incríveis efeitos em ambientes

calendar-blank-line
25.01.2021
Que tal criar ilusões de óticas, integrar e ampliar ambientes? Confira então exemplos do uso de espelho para decoração de espaços comerciais e residenciais.
minutos de leitura

Usar espelhos no design de interiores não precisa ter somente um objetivo prático. Mostraremos aqui que o espelho para decoração é um importante aliado para criar ilusões de óticas, integrar ambientes e ampliar espaços também. 

Hoje em dia os espelhos deixaram de ser colocados somente em banheiros, closets e provadores. São usados estrategicamente por todos ambientes, sejam eles residências, restaurantes ou lojas, com a finalidade de criar ilusões óticas sendo um grande aliado no conceito e design. Estas ilusões óticas podem ser alcançadas através de dois propósito: o primeiro propósito seria a nível de design e decoração e o segundo a nível funcional, com o objetivo de ampliar um espaço. 

 Entenda melhor os dois propósitos de uso, com esses exemplos que trazemos aqui:

Espelho para decoração em espaços comerciais

Stylerunner

Para a loja Stylerunner em Melbourne, na Australia, o estúdio de design Noise Noise Noise, optou por usar um espelho ovalado no teto, continuando a forma do grande expositor central. O uso estratégico desse espelho como continuação das prateleiras nos traz a sensação que o expositor é muito mais alto do que realmente é. Também cria a ilusão ótica de que a loja possui um pé direito duplo e o expositor é como se fosse um pátio central. E obviamente, reflete os produtos com a finalidade do cliente poder ver outros ângulos dos sneakers expostos. Aqui o uso do espelho possui um propósito de design e decoração.

La Sastrería

O estúdio de marketing e design de interiores Masquespacio também optou por usar espelho no teto no projeto do restaurante La Sastrería em Valencia. O uso desse artifício teve como objetivo criar um cenário de repetições de elementos cerâmicos no teto. Ao olhar, o visitante se confunde o que realmente é real e o que é reflexão feita através do espelho. Neste espaço, o espelho para decoração do espaço também favoreceu um design criativo.

A repetição dos elementos cerâmicos de decoração no teto se intensifica com o uso do espelho (Foto: Cortesia Masquespacio)

 La Chambre 

Já para a loja parisiense de colchões La Chambre, localizada no Bairro Saint Germain, o arquiteto Mickäel Gouret utilizou o espelho a fim de ampliar o espaço limitado da loja. Posicionando-o no final da sala, ele reflete a repetição de expositores em formato de arco e cria uma sensação de amplitude para o térreo do showroom. Neste projeto o uso do espelho possui uma finalidade de funcionalidade.

O espelho no fundo da loja é usado com efeito de ampliar o espaço limitado do showroom no bairro de Saint Germain, em Paris (Foto: Nicolas Matéus /Cortesia Mickaël Gouret)

Atualmente, com os espaços limitados dentro das cidades grandes, estratégias projetuais como integrar espaços e ampliar superfícies são fatores que arquitetos e designers buscam como solução, sejam elas por meio de detalhes, decoração e materiais, como também espelhos, revestimentos com redução de juntas, como as lastras, e móveis integrados. 

Lastras Portobello da Coleção Unlimited para para multiusos e multissuperfícies (Imagem: Portobello S.A.)

Visto isso, a Portobello lançou sua fábrica de Lastras, superfícies contínuas em maxiformatos que variam entre 90x180cm até 120x278cm. Sua vantagem é que este produto oferece um maior dinamismo de paginação, atuando como elementos construtivos integrado à arquitetura, podendo ser aplicado em pisos, paredes, bancadas e mobiliários. Mas, principalmente, possui o intuito de criar o efeito de amplitude no ambiente, salvo que demandam poucas linhas de rejunte e possuem a superfície perfeitamente alinhada, fator principal buscado atualmente para os espaços. 

Confira melhor todos os detalhes da Coleção Unlimited com Lastras Portobello aqui.

Assim como os espelhos, as lastras atuam como ajudantes para conseguir ambientes ampliados e superfícies integradas. Aposte nesta ideia! 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Espelho para decoração: veja incríveis efe...

Espelho para decoração: veja incríveis efeitos em ambientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies