07.07.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Imagem: Yilong Zhao

Requalificação de espaço urbano em uma vila chinesa

calendar-blank-line
07.07.2021
No post, a seguir, faremos uma análise sobre um projeto de requalificação urbana no distrito de Xiaoshan, na China. Vem conferir!
minutos de leitura

O projeto arquitetônico assinado pelo escritório de arquitetura Shulin Architectural Design renovou o banheiro público de uma vila no distrito de Xiaoshan, Hangzhou, na China, com o objetivo de criar uma instalação inclusiva e moderna onde os residentes podem usufruir de um novo espaço urbano.

espaço urbano
.
espaço urbano
Imagem do banheiro público inserido na paisagem (Imagem: Yilong Zhao)

No distrito, um banheiro público está disponível em cada aldeia para atender às necessidades dos moradores. No entanto, as condições sanitárias e as instalações de apoio de muitos deles não atendem aos padrões modernos e os moradores começaram a apresentar queixas sobre o ambiente desordenado, o que exigiu uma renovação imediata.

espaço urbano
Imagem aérea do projeto (Imagem: Yilong Zhao)

O novo banheiro público rompe com os layouts estereotipados de tais projetos, com suas funções divididas em: banheiros femininos, masculinos, banheiros para deficientes físicos, pias e bancos de espera, distribuídos em diferentes blocos unidos por uma cobertura em comum.

espaço urbano
Obra do banheiro público (Imagem: Yilong Zhao)

O local do banheiro público é uma pequena área triangular, com estradas da aldeia passando pelos dois lados. Não muito longe do terreno há um rio e uma praça pública. À noite, os moradores costumam caminhar pelas margens deste mesmo rio para praticar esportes ou participam de vários eventos na praça, o que confere aos locais, atributos espaciais públicos de permanência urbana.

espaço urbano
Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)

Quebrando as fronteiras do público e do privado, o novo projeto possui diversas novas funções. As pias, por exemplo, tornaram-se um lugar para os moradores lavarem vegetais e mantimentos e os bancos de espera um local de permanência onde é possível sentar e conversar com a vizinhança. O espaço urbano evoluiu para um local de comunicação, o que traz mais possibilidades para os moradores.

Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)
Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)

A estrutura dos elementos é construída em pedra lavada misturada com pedras acinzentadas de grão médio, enquanto colunas de aço branco também irregularmente distribuídas e intercaladas entre os vãos dos blocos, sustentam o telhado curvo do com o mesmo material das pilastras.

Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)
Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)

Um jogo arquitetônico entre uma estrutura leve e uma pesada foi criado e é claramente visível. A orientação espacial dos blocos distribuídos aleatoriamente permite que as pessoas possam atravessar o projeto, a linha visual pode penetrar, o ar pode fluir, criando um espaço urbano com liberdade, leveza, fluidez e relaxamento.

Após sua construção, o feedback dos aldeões sobre o novo banheiro é muito positivo. Além de toda a sua utilidade e função, por estarem iluminados à noite, eles se tornaram um verdadeiro farol no centro da vila.

Detalhes dos materiais utilizados no projeto (Imagem: Yilong Zhao)
Projeto de requalificação urbana (Imagem: Yilong Zhao)

Os projetos de requalificação urbana sempre trazem qualidade de vida para os moradores locais, permitindo que espaços abandonados se tornem lugares úteis, de permanência e interação. Virando pontos utilizáveis, acabam criando uma certa segurança para regiões antes desprezadas. Gostarem do projeto? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Requalificação de espaço urbano em uma vil...

Requalificação de espaço urbano em uma vila chinesa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies