11.01.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
mini-horta na verticial em espaço gourmet
A horta torna o ambiente familiar mais aconchegante e, dependendo da espécie cultivada, perfumador (Projeto: Leila Bonjardim Santos)

Mini-horta em casa: descubra como cultivar suas plantinhas

 minutos de leitura
calendar-blank-line
11.01.2023
Descubra vários tipos de mini-horta, cultive suas plantinhas e colha ótimos sabores
minutos de leitura

Você já deve ter ido a um restaurante onde os pratos receberam ingredientes de hortas próprias, muitas vezes, cultivadas nas próprias cozinhas.

Essa é uma ideia relacionada com a mini-horta e também com o projeto slow food.  Fáceis de criar e cuidar, não vão faltar tipos e espécies de temperos para você incluir em sua alimentação.

Se você acha que, para cultivar alimentos em casa, é preciso um espaço grande, não se engane. Você pode criar a sua mini-horta em apartamentos, áreas externas e pequenas varandas.

mini-horta em bancada na cozinha ao lado do fogão
Mini-horta embeleza espaço interno de casa  (Projeto: Vitor Romansini)

Neste post, você vai aprender como fazer uma mini-horta em casa e quais os benefícios:

Quais são os benefícios de manter uma mini-horta em casa?

Oferece variedade de alimentos e temperos

mini-horta na área externa da casa
Em projeto, mini-horta integra espaços interno e externo (Projeto: Angélica Hoffmann)

Para seu projeto de horta, você pode explorar quantas ervas e temperos quiser, desde que caibam no espaço disponível para plantação.

No começo, invista em poucas mudas, pesquise sobre os ciclos das plantas, melhores tipos de fertilizantes e técnicas para evitar pragas. Depois que pegar o jeito, você se sentirá mais confiante para adquirir novas espécies. Inclusive, se você já conta com algumas em casa, leia Plantas em casa: um guia para dar mais vida aos ambientes.

É uma decoração sustentável

mini-horta na parede em cozinha da casa
Cozinhas amplas e integradas ficam mais aconchegantes com hortas ou flores ornamentais (Projeto: Tayná Gomes Rozena)

Não dá para negar: as mini-hortas, além de decorar, têm propostas sustentáveis. E, assim como jardins verticais, plantas ornamentais em entradas de casa ou jardins de inverno, elas colaboram para o nosso bem-estar. Nada melhor que aliar beleza, sustentabilidade e ainda ter um alimento saudável todos os dias.

São alimentos frescos

Você pode ter aquele feirante de confiança ou supermercado pertinho de casa para comprar temperos e ervas que adora, mas acompanhar desde a plantação até a colheita garante que tudo sempre será fresquinho.

Além disso, ter a sua horta ajuda a evitar o desperdício. Sabe aquele ramo de hortelã que você comprou para fazer um suco de abacaxi e não usou todo? Ou o manjericão que ficou abandonado depois do preparo do molho pesto? Se você precisa de pouca quantidade, faz mais sentido tirar de sua horta do que comprar no mercado.

Mini-horta é uma terapia

Por ser uma atividade prazerosa e que necessita de dedicação, cuidar de uma horta é um excelente hobby. É uma atividade relaxante, que alivia a ansiedade e ainda nos faz valorizar as pequenas coisas da vida.

Onde plantar uma mini-horta?

mini-horta em área gourmet
Plantas, ervas e temperinhos decoram a área gourmet (Projeto: Letícia Garin Arquitetura)

Não faltam opções de lugares para você fazer sua mini-horta em casa. E o mais legal é que há estilos que atendem a diferentes gostos, dos mais rústicos aos mais ricos em detalhes. Assim, você pode fazer sua hortinha independentemente de estar projetando a sua casa, ou apenas mudando um pouco os ambientes.

E quer saber o que é melhor? Todos são muito simples de fazer, sem ocupar tanto espaço e virar o novo “trambolho” da sua casa. Leia o artigo: Jardim vertical natural: o poder das plantas vivas e inspire-se ainda mais!

Utensílios não usados

Panelas velhas, potes de sorvete, vidros de azeitonas e palmito, não importa: sempre há algum utensílio em sua casa que está guardado no armário e não é usado. Ressignificar esses recipientes com plantinhas pode ser uma excelente saída. Basta limpar o objeto de sua escolha, fazer alguns pequenos furos no fundo do recipiente, para escoamento de água, e cultivar as espécies que mais agradam o seu paladar.

Caixotes de madeira

mini-horta com material reciclável
Mini-horta artesanal pode contar com materiais recicláveis (Projeto: Portobello)

As caixinhas de feira, onde é comum que os legumes e folhosas sejam acomodados, também são perfeitas para cultivar sua mini-horta em casa. Nesses recipientes, você pode usar latinhas como vasos, pois elas ficarão bem organizadas, facilitando o controle de regas e colheita.

Latas de alumínio

As latinhas de tomate, ervilha, achocolatado, entre tantas outras, funcionam como moradas perfeitas para ervas e temperos.

Portanto, não esqueça, após usar algum alimento saído de lata, é só lavá-la, fazer um furo na parte inferior, e montar a sua horta. Que tal começar com manjericão? Assim, já planeja para adicionar em seu molho, em uma receita irresistível.

Vasos

mini-hora na área de lazer
O clássico também pode ser usado e ficar interessante (Projeto: Portobello Pelotas)

Você pode optar pelos tradicionais vasinhos de plástico. Contudo, para dar um charme especial à sua decoração com ervas, invista em vasos de cerâmica. A opção, além de ser mais resistente, garante a drenagem da água. Esse cuidado é importante para as plantas não encharcarem e suas raízes não apodrecerem.

Jardim

Se você tem um jardim pequeno à disposição,  esse é o melhor espaço para a mini-horta em casa. Com mais área para que as raízes das espécies cresçam, elas ganharão corpo, tamanho e sabor perfeitos. Lembre-se de que entre cada muda, deve ter um espaço de, pelo menos, um palmo.

Quais são as espécies de plantas para começar a sua hortinha?

mini-horta vertical proximo a varanda
Mini-horta vertical que possibilita o plantio de temperos e verdura (Projeto: Tayná Gomes Rozena)

A sua mini-horta merece começar com bons temperos e ervas, de fácil cultivo, para não impactar negativamente na sua rotina.

Confira abaixo uma lista de temperinhos fáceis de plantar e resistentes:

Orégano: o tempero é a estrela das mini-hortas — nem precisamos dizer que ele combina com quase tudo, não é?

Hortelã: rainha das ervas aromática,  é perfeita para incrementar o suco de abacaxi, além de também ser um ótimo ingrediente para fazer chá;

Alecrim: perfeito para temperar carne suína e aves; basta esfregar um pouquinho na mão e despejar no seu preparo;

Manjericão: poucas folhinhas dessas ervas já garantem um tempero de aroma acentuado ao seu prato — ideal em pizzas, salada caprese e lanches;

Salsa: para colocar em saladas, pratos quentes, sopas e muitos outros.

Quais são os principais cuidados para cultivar uma pequena horta?

É preciso ter atenção para que a sua mini-horta em casa cresça e fique cada vez mais linda, rendendo bons sabores, cores e aromas.

Escolha o lugar de acordo com a luminosidade natural

No geral, as espécies de mini-hortas devem ser expostas aos raios solares por, pelo menos, 3 horas por dia. De preferência, deixe-as ao sol da manhã, que não é tão intenso. Por isso, escolha o lugar de cultivo, pensando primeiro na iluminação natural.

mini-horta na cozinha com luz natural
Cozinha gourmet interna com aproveitamento de luz natural (Projeto: Studio Jhorran Sant)

Cuide da irrigação adequadamente

Água é elemento vital para que as mini-hortas sejam perenes e garantam sempre temperos gostosos. Nesse sentido, a irrigação deve ser bem controlada; no clima quente, você pode regar todos os dias. Já em estações frias, a cada dois ou três dias.

Prepare o solo sempre

Preparar a terra para plantar é uma das primeiras partes para o sucesso da sua mini-hortas em casa.

O solo ideal deve levar terra adubada e rica em matéria orgânica, além de um pouco de cal hidratado e adubo químico. Misture bem essa composição que vai dar tudo certo.

Faça a adubação periódica

A cada quinze dias, você vai ter que adubar a sua hortinha para que ela ganhe vigor e fique sempre linda. Pode usar húmus, esterco e outros compostos orgânicos prontos. Modere a quantidade, pois mesmo o adubo em excesso, pode matar a plantinha.

Colha no tempo certo

Preparou a terra, caprichou na irrigação, adubou e deixou as plantas ao sol da manhã todos os dias? Então, chegou a hora de colher os seus temperos.

Não há muito segredo nessa etapa, mas, de forma geral, veja as plantas que estão mais maduras, e escolha-as para colher. Sempre use uma tesoura de poda para extrair os ramos de suas ervas pois assim evita contaminação do caule.

Ter uma mini-horta em casa é perfeito para ter alimentos sempre fresquinhos. Benefícios à saúde não faltam.

Se você gostou de nossas dicas para trazer mais vida a sua casa, leia também: Banheiro sustentável: confira 4 dicas para você construir o seu.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Mini-horta em casa: descubra como cultivar su...

Mini-horta em casa: descubra como cultivar suas plantinhas

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies