08.08.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Entre orações e croquis: conheça as habilidades e lições do arquiteto Amir Shafa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
08.08.2018
Ele cria composições arquitetônicas em minutos. Isso não acontece só pela experiência adquirida desde a infância. Mas a velocidade vem após um momento de meditação, aprendida em sua religião Fé Bahai. Saiba um pouco mais sobre a vida do reconhecido arquiteto curitibano Amir Shafa!
minutos de leitura

Logo no início da entrevista, para falar de seu “lifestyle” ao Archtrends, Amir Shafa deixou claro ser uma pessoa muito simples. “Não sou um arquiteto estrela, minha origem é simples. Portanto, fique à vontade para conversar comigo”, falou.

E a entrevista se transformou, de cara, em um bate-papo descontraído. Para contar a sua história, Amir preferiu começar sobre sua religiosidade. A mãe era de origem católica e o pai, de origem judaica e muçulmana, mas que, por opção de fé, todos são Bahá’is, uma comunidade internacional preocupada com o bem-estar da humanidade que busca cuidar do crescimento espiritual e intelectual das pessoas. “Posso dizer que a criatividade é um dom espiritual. Toda alma tem criatividade, o espelho do amor de Deus…” comentou entusiasmado.

Arquiteto Amir Shafa
Arquiteto Amir Shafa

Aliado ao dom de desenhar, o arquiteto ora e medita todos os dias. Assim é sua vida no cotidiano, tanto nos momentos de lazer, como nas horas de trabalho. “Dessa forma o cérebro fica mais leve para criar. Além disso, todo traço é como uma nota musical e, na mistura de notas, vai ser capaz de criar inúmeras soluções”, completa.

Amir e sua esposa no Santuário do Mensageiro de Deus, em Israel, ladeado pelos famosos jardins persas
Amir e sua esposa no Santuário do Mensageiro de Deus, em Israel, ladeado pelos famosos jardins persas

Segundo ele, na adolescência algo lhe dizia que iria ser arquiteto. Foi aos 12 anos de idade que a habilidade começou a aparecer. Ele já desenhava e criava croquis de aviões em suas mais variadas perspectivas. Aos 15, fez sua primeira exposição de desenhos em seu colégio. Amir buscava cada vez mais por desafios e superações!

Uma de suas maiores habilidades, Amir Shafa desenha croquis instantaneamente
Amir Shafa desenha croquis instantaneamente

“Desenhar desde cedo me fez adquirir visão espacial e a visualização de inúmeras composições, hoje faço criações tão rápidas que muitas pessoas se surpreendem”, relata. Em quantos dias é possível terminar um projeto? Ele responde, sem titubear, “em quatro dias posso finalizar todo um projeto de uma residência ou um prédio”.

Apesar dos estudos teóricos, foi a prática que o transformou arquiteto. Seus projetos são apresentados aos clientes, primeiramente, por croquis e utiliza, em seguida, de softwares para uma exibição mais real e detalhista. Conseguiu, portanto, unir a criatividade com a tecnologia em longos anos de experiência. Mas ele confessa que é com as mãos que mais se realiza. Veja alguns de seus desenhos abaixo:

Antes - projeto em croqui
Depois - projeto em 3D
Depois - projeto em 3D

“A velocidade das informações e o crescimento diário de novas ferramentas podem gerar induções incorretas e criar um lastro de profissionais confusos e ansiosos. Então, sempre que posso, aconselho aos meus colaboradores, alunos e amigos para saírem de suas mesas, pranchetas e computadores e irem diretamente às obras. Porque entendo que a criatividade é um dom da espiritualidade, e sua realização depende da razão. Caráter, criatividade e domínio técnico, portanto, devem ser buscados na prática”, comenta.

Amir consegue enxergar tudo em três dimensões e tem bastante facilidade para desenhar perspectivas: “Analiso rapidamente onde será fixada uma tubulação do esgoto, acessibilidade de um ambiente para um idoso, a viabilidade de um projeto para reduzir o custo efetivo da obra, por exemplo”.

Essa habilidade fez de Amir ser um dos arquitetos mais reconhecidos de sua região. Hoje, com 19 anos de carreira e 22 anos dedicados à Construção Civil, ele comanda seu escritório Shafa Arquitetos, com uma equipe de quatro profissionais e outros parceiros que dão suporte técnico. Possui atualmente 30 projetos em andamento, 15 obras sendo construídas e oito para serem iniciadas.

Além disso, dá palestras para alunos de arquitetura, ministra cursos de desenho e faz auditorias em obras. E, de quebra, ainda é Conselheiro do Conselho de Arquitetura do Paraná e membro da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – ASBEA do Brasil – seção Paraná.  Por lá, é considerado um profissional versátil, com projetos diversos, seja de obras grandes e complexas como indústrias, seja de reformas pequenas em residências.

Amir Shafa (à esquerda) e sua equipe de trabalho
Amir Shafa (à esquerda) e sua equipe de trabalho

Como um bom aprendiz da Fé Bahai, Amir faz questão de trabalhar de forma democrática junto aos seus colaboradores. “Estagiários têm participação nos projetos, além disso, todos do escritório têm dois dias de folga durante a semana. Desejo que todos sejam felizes no ambiente de trabalho e em suas vidas pessoais”, enfatiza. E ainda conclui: “tenho minha família, minha maior riqueza. Sou um profissional visionário, com fé e tenho muito a colaborar!”.

Veja, abaixo, como seus croquis se transformam em lindas residências e empresas! E acompanhe mais projetos em seu perfil no Archtrends, com o uso de porcelanatos da Portobello Shop Curitiba Alto da XV!

Antes - planejamento inicial em croqui
Antes – planejamento inicial em croqui
Depois – obra concluída!

 

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Entre orações e croquis: conheça as habili...

Entre orações e croquis: conheça as habilidades e lições do arquiteto Amir Shafa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Millena Ramos
Colunista
Jornalista

Jornalista colaboradora do Archtrends, formada pela UFAL. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Academia Alagoana...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies