Menu
Projetos e Obras
Busca

Portobello Técnica

Entenda a importância de usar niveladores durante assentamento de porcelanatos

27/08/2018

A Portobello preparou um passo a passo sobre o uso correto dos niveladores para assentar os porcelanatos; acompanhe no Archtrends quais são esses equipamentos e como devem ser utilizados.

Ter um projeto bem elaborado e adquirir produtos de qualidade são os primeiros passos quando pensamos em iniciar uma obra, não é mesmo? Mas o sucesso final, vai além disso. O processo de assentamento dos porcelanatos, por exemplo, deve seguir algumas regras para que você não tenha surpresas indesejáveis no futuro, como peças soltas ou quebradas.

Pensando nisso, a Portobello elencou algumas orientações essenciais para uma boa execução do assentamento. A regra geral é que a aplicação do revestimento, especialmente os retificados e de grandes formatos, deve ser realizada por uma equipe qualificada, que faça uso de niveladores de assentamento e ferramentas adequadas, em bom estado de conservação.

Esses niveladores são essenciais, pois facilitam o alinhamento entre as peças, proporcionando qualidade estética ao ambiente e maior produtividade para a equipe, além de um assentamento mais rápido! Veja as outras recomendações para um assentamento perfeito:

  1. Normas técnicas

Antes de iniciar, é necessário basear-se nos regulamentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pois, geralmente, o descolamento ou quebras de peças, causados por um assentamento mal executado, acontece por justamente não seguir o que diz as normas específicas, como a NBR 13755 (fachada), NBR 13754 (paredes) e NBR 13753 (pisos).

  1. Ferramentas (Kit)

É necessário o uso de niveladores de assentamento, que possuem 3 componentes:
– cunha
– base niveladora (também chamada de clipe)
– alicate.

O “kit” das ferramentas equivale a uma cunha e uma base niveladora.

Geralmente, esse kit pode ser usado em revestimentos de quaisquer dimensões, mas não são recomendados para revestimentos com espessura maior do que 15mm. Além disso, os niveladores não devem ser utilizados em peças com relevo decorativo, uma vez que elas podem quebrar ou lascar durante sua utilização.

Os clipes podem ter diferentes espessuras para que não seja preciso utilizar espaçadores. As espessuras mais comuns são de 1mm, 1.5mm, 2mm e 3mm. Caso a espessura desejada não seja encontrada, pode-se utilizar o clipe mais um espaçador.

Outra dica importante! Prefira clipes transparentes, isso porque eles foram fabricados de plástico virgem e, consequentemente, possuem uma resistência maior à flexão do que os clipes opacos. Caso você compre um material frágil demais, o clipe se romperá antes de nivelar as peças.

Diferentemente das bases niveladoras, descartáveis por natureza, as cunhas são reutilizáveis. É importante considerar isso quando planejar a compra dos materiais, pois dependendo da área a ser assentada e do número de assentadores, a quantidade de cunhas e clipes pode ser bastante diferente.

E atenção! Ao fazer o cálculo, lembre-se que as cunhas só podem ser retiradas após 72 horas de sua colocação, caso contrário, corre-se o risco das placas ficarem desniveladas.

O alicate, por suas vez, é uma peça fundamental para que o kit consiga nivelar as peças, principalmente as de maior dimensão. Isso porque permite que o assentador exerça a força necessária para nivelar o revestimento, garantindo que ele seja sempre a mesma, independentemente da habilidade ou cansaço do profissional.

Orientações para utilizar os niveladores de assentamento

  1. Após a aplicação da argamassa colante na base e, caso necessário, no revestimento, assente o piso normalmente, arrastando-o para quebrar os cordões de argamassa, mas sem se preocupar com seu nivelamento;
  2. Coloque os clipes na argamassa colante de modo que sua base fique embaixo da placa cerâmica e seu corpo rente à borda do porcelanato. É necessário distribuí-los para que eles fiquem cerca de 45cm distantes um do outro e cerca de 10cm distante do final da placa.
  3. Continue assentando as placas próximas da mesma maneira, lembrando-se de colocar os clipes nas laterais das peças;
  4. Vá encaixando as cunhas nos clipes e apertando-as com o alicate à medida que for assentando as peças;
  5. Após 72 horas, bata com cuidado na lateral do clipe, utilizando o martelo de borracha. Isso fará com que o clipe quebre no meio, e então, retire-o da cunha. A base do clipe ficará incorporada ao piso ou parede e seu corpo pode ser descartado.

Niveladores da Portobello

Possuem 1,5mm de espessura, pois essa é a dimensão recomendada para as juntas de assentamento de seus porcelanatos retificados. Eles são indicados para produtos com até 12mm de espessura, com exceção de produtos com relevo superficial. O uso de nivelador também é recomendado para o assentamento de revestimentos de pequena espessura, isto é, de espessura menor ou igual a 6mm, no piso.

Nos casos em que a junta de assentamento mínima é maior que 1.5mm, a Portobello sugere utilizar um espaçador juntamente ao seu nivelador. Nos casos em que a junta de assentamento é menor que 1.5mm, há duas opções: você pode adotar 1.5mm para o tamanho das juntas de assentamento ou optar por não utilizar os niveladores.

Se você ainda tem dúvidas de como funciona o uso dos niveladores de assentamento, acesse o link e assista a um vídeo com o passo a passo de sua utilização. Os niveladores Portobello são vendidos em toda a rede Portobello Shop. Para empresas responsáveis por grandes obras e construções, é possível comprá-los através do Canal de Engenharia da Portobello.

Lembre-se que para garantir que a obra tenha sucesso, é essencial que o processo seja realizado por uma equipe especializada. Até mais!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *